São muitos os cuidados a serem tomados ao comprar apartamento novo capaz de atender perfeitamente seu estilo de vida. Dentre eles, um dos mais essenciais, está diretamente relacionado ao valor do condomínio a ser pago mensalmente, como forma de cobrir os gastos com manutenção e funcionários.

Basicamente, pagar um condomínio significa o mesmo que um aluguel, ou seja, é preciso reservar dinheiro todo mês a fim de não ser multado por atrasos. Entenda a seguir, detalhes sobre a importância de considerar esta mensalidade durante a escolha de novo lar.

Antes de adquirir um imóvel, verifique o preço do condomínio

Mesmo obtendo condições facilitadas de pagamento durante o financiamento de imóveis, é muito importante se lembrar da taxa condominial paga mensalmente. Muitos brasileiros, no entanto, não levam em consideração este item ao comprarem apartamentos novos e, posteriormente, enfrentam dificuldades ao quitá-la.

Os fatores responsáveis por definir o quanto será pago de condomínio por cada morador são vários e incluem desde o tamanho da área de lazer, até o número total de residentes. No entanto, o valor a ser quitado, varia de acordo com a metragem de cada apartamento.

Resumidamente, quanto menos espaços coletivos e menor o tamanho do seu apartamento, mais barata será a taxa de condomínio. Além disso, fatores envolvendo localização, estrutura do empreendimento, dentre outros também colaboram por decidir este valor.

Ao comprar apartamento na planta, outro ponto deve ser considerado: o condomínio só pode ser cobrado do morador quando o mesmo receber as chaves. Uma dica é conversar com a construtora responsável e ter uma base de quanto será pago mensalmente quando a unidade estiver pronta antes de fechar negócio.

Como saber se o valor do condomínio é justo?

O valor da cobrança de condomínio varia muito de acordo com as necessidades de cada prédio. Serviços de manutenção, por exemplo, terão um custo maior nos empreendimentos com mais elevadores, piscinas e outros itens da área de lazer que precisam de reparos periódicos.

Confira abaixo um checklist com os principais fatores levados em consideração durante o cálculo do condomínio:

  • portaria virtual: presente em muitos condomínios modernos, nele, o controle de entrada e saída de pessoas no prédio é feita por uma central técnica. No caso, isso possibilita uma redução no valor a ser cobrado dos moradores;
  • portaria comum: modelo mais básico, normalmente exige a presença de um profissional 24 horas por dia. Dividindo em turnos de 8 horas e considerando uma folga por semana, é possível prever a contratação de ao menos 4 funcionários para esta função, causado um aumento no preço do condomínio;
  • manutenção de elevadores: como já mencionado, quanto mais equipamentos houver em um prédio, maior será os custos com reparos;
  • área de lazer: conserto de equipamentos da academia, limpeza da piscina e outros pontos podem encarecer as despesas de condomínio;
  • limpeza: a faxina no hall de entrada, o cuidado com as plantas e a limpeza dos ambientes coletivos muitas vezes são feitas por funcionários terceirizados. Mas isso não significa que o valor de condomínio não terá relação com isso, não é?;
  • número de moradores: quanto mais unidades houver um empreendimento, menor ficará o valor do condomínio. Porém, na maioria dos casos, o morador de um apartamento de 50 m² irá pagar menos em relação ao de um com 80 m²,
  • localização: este é um dos fatores pouco levado em consideração ao calcular o preço de um condomínio. Contudo, dependendo do bairro onde estiver localizado, o valor a ser pago pelos moradores sofrerá uma oscilação todos os meses.  

Dicas para encontrar um bom condomínio

Quais ambientes coletivos atenderão melhor seu estilo de vida? Se você não possui filhos, é realmente necessário o condomínio ter brinquedoteca e playground? Se deseja reunir os amigos sem precisar sair de casa, é importante ter churrasqueira e forno de pizza?

Diante destes questionamentos, é muito importante considerar suas necessidades ao adquirir unidades em empreendimentos modernos. Afinal, nada adiantará morar em um condomínio com piscina, pagar por sua manutenção, e não usar este espaço com frequência, não é?

Faça uma lista com todos os seus desejos e analise se eles são realmente necessários durante a compra do apartamento ideal. Dessa forma, seu nível de satisfação será muito maior e ainda, com um planejamento financeiro, não terá dificuldades em arcar com o condomínio mais o financiamento.

Encontre no site do Meu Imóvel, diversos apartamentos novos em todo o estado de São Paulo de acordo com suas necessidades. São diversos condomínios modernos, com total infraestrutura e localização privilegiada, capazes de permitir que você faça um ótimo negócio. Confira!