Denomina-se apartamento remanescente todo aquele não-comercializado em até 180 dias após seu evento de lançamento. Isso porque, ao longo dos primeiros 6 meses, normalmente, a maioria das unidades já foram vendidas, contribuindo para o investimento da construtora no projeto.

Ao contrário do que muitos pensam, a remanescência não ocorre apenas quando o apartamento já está pronto, podendo ocupar essa posição ainda na planta. Nas nossas dicas imobiliárias de hoje, vamos falar sobre o excelente custo-benefício de adquirir um imóvel à venda cujo lançamento ocorreu há mais de 180 dias!  

Por que um imóvel fica remanescente?

São diversos os motivos pelos quais os apartamentos novos podem ficar remanescentes e não serem comercializados logo após o lançamento. No entanto, é muito importante entender que isso não faz o bem se tornar desvantajoso, pelo contrário, muitos encontram nestes imóveis a chance de adquirirem um lar.

Dependendo da planta do condomínio, cada apartamento ou bloco terá suas próprias características, seja pelo número de quartos, metragem ou até mesmo posição perante o sol. Portanto, dependendo do perfil dos interessados, alguns imóveis chamam mais atenção em relação a outros, mesmo estes também tendo suas vantagens.

Outro exemplo de apartamentos remanescentes são aqueles situados na cobertura. Por terem um custo de aquisição maior, é normal estes imóveis serem mais difíceis de vender, contribuindo por um aumento no estoque de moradias deste tipo no mercado imobiliário.

Caso o apartamento tenha sido adquirido via financiamento e o proprietário deixou de pagar as prestações ou desistiu do negócio, o mesmo é devolvido à construtora. Este é outro caso de imóvel remanescente, pois a propriedade será comercializada novamente estando ainda na planta ou já pronta.  

Qual o melhor momento de compras estes imóveis?

Na verdade, o consumidor, muitas vezes, não irá saber se o apartamento adquirido é remanescente, apenas se é novo ou usado. A classificação só é levada em conta pelo corretor de imóveis, afinal, o importante para o cliente é o bem ser novinho em folha.

Contudo, os apartamentos remanescentes, por terem um custo de aquisição menor, muitas vezes, possuem o mesmo valor de um usado, por exemplo. Diante disso, acaba sendo mais vantajoso ser o primeiro proprietário de um e não fechar negócio em um já usado e com possíveis pendências com a documentação.

Benefícios de comprar apartamento remanescente

Se a construtora não vende um imóvel logo após o período de lançamento, o mesmo acaba não gerando lucro. Fazendo jus ao chamado ciclo econômico do mercado, ao se ver nessa situação, ela irá buscar alternativas para comercializá-lo, oferecendo vantagens ao cliente.

Com isso, é possível obter condições mais facilitadas de pagamento, diminuir o montante a ser pago de entrada, dentre outros benefícios. Confira!

1- Condições de pagamento mais facilitadas

Ao fazer a compra do primeiro imóvel, é normal ir atrás daquele capaz de atender seu perfil de vida e, ao mesmo tempo, seu orçamento pessoal. Por esse motivo, sair em busca de apartamentos remanescentes pode ser a opção ideal em nome de um bom negócio ser fechado.

Como as construtoras querem comercializar estas unidades o quanto antes, fica mais fácil negociar sua aquisição. Seja pagando juros mais baixos quando o financiamento for direto com elas ou reduzindo o valor de entrada, as vantagens podem ser muito úteis ao seu bolso.

2- Custo de aquisição menor

Quando um apartamento não é vendido, principalmente quando já está pronto, o mesmo pode começar a gerar prejuízos à construtora, pois foi um investimento parado. Diante disso, a empresa busca 1.001 alternativas para vendê-lo o quanto antes e lucrar com o negócio.

Uma das maneiras é reduzir seu preço, mesmo o metro quadrado de algumas regiões serem mais caro em relação ao de outras. É nessa hora que o investimento se torna vantajoso, pois será possível adquirir um bem de 100 m² e pagar o preço de um de 80 m², por exemplo.

3- Possibilidade de visitar o imóvel

Se o apartamento remanescente já terminou de ser construído, é possível visitá-lo antes de fazer negócio. Tal vantagem é semelhante ao de um imóvel decorado, com a diferença de que, neste caso, o custo de aquisição fica mais em conta, pois possui apenas o acabamento básico.

Durante a visitação, é possível verificar o tamanho de cada cômodo e se eles atendem suas reais necessidades, bem como analisar a posição do bem em relação ao sol. Dessa forma, obtém-se mais segurança antes de assinar os contratos de compra e venda e de financiamento.

Agora que você já conheceu mais uma de nossas dicas imobiliárias, comprar uma propriedade nova se tornou ainda mais acessível ao seu bolso. Confira no site do Meu Imóvel diversos apartamentos de acordo com seu estilo de vida e faça um ótimo negócio!