São Paulo possui a maior população do país e, por isso, pode confundir até os grandes entendedores da cidade. Por exemplo, além da região central, você sabia que há o centro expandido de SP?

Mas onde exatamente fica esse lugar e a quais bairros pertence? Continue lendo e saiba o que é o centro expandido de SP e outras informações a respeito dessas regiões. Assim, ficará mais fácil se localizar e, por exemplo, entender melhor sobre o rodízio obrigatório nas avenidas e ruas do centro expandido de SP

centro expandido de são paulo

O que é o centro expandido de SP?

Localizado ao redor do centro histórico de São Paulo, o centro expandido é delimitado pelo chamado “mini anel viário”. É em regiões como essas que se localizam a maior parte de serviços, verticalização, empregos e opções de lazer e cultura.

Um fato curioso é que nesses locais, assim como no próprio centro de SP, há restrição quanto à circulação de automóveis, devido ao grande trânsito pela região. Afinal, é nesses locais que ocorre o popular rodízio. 

Bairros que compõem o centro expandido

centro expandido de são paulo

Os bairros do centro expandido de SP são todos aqueles que estão em volta do centro histórico, ou seja: Liberdade, Consolação, Bom Retiro, Brás, Mooca, Lapa, Vila Leopoldina, Barra Funda, Pinheiros, Vila Mariana, Saúde, Moema e Ipiranga.

Sendo assim, as mais populares vias, avenidas e ruas do centro expandido de SP estão ao redor da região central. Por ali estão a Marginal Tietê e a Marginal Pinheiros, avenidas como Bandeirantes, Presidente Tancredo Neves, Afonso d’Escragnolle Taunay, Luís Inácio de Anhaia Melo, Salim Farah Maluf e o Complexo Viário Maria Maluf. 

Qual é o objetivo da extensão?

A delimitação do centro expandido em SP existe, principalmente, para controlar o trânsito na região com regras específicas só desses locais. Além disso, com o crescimento acelerado dos bairros nos arredores, a tendência é haver aumento de moradores.

Assim, com esses locais, há diminuição da concentração de pessoas em bairros nobres e centros velhos, dado que, em regiões como as citadas, há muitas opções de lazer, fácil locomoção, e você pode ir para diferentes regiões com maior facilidade.

Não é à toa que bairros como Mooca, Moema, Pinheiros e Vila Mariana têm crescido cada vez mais e são considerados nobres. Apesar de não estar em regiões como Jardins e Alphaville, nesses bairros há bares, restaurantes, supermercados 24 horas, segurança e tudo que um morador deseja. Esse também é o principal motivo da verticalização de tais bairros.

No blog do Meu Imóvel, você sabe tudo sobre bairros, imóveis, decoração e design!

Com todas essas informações, fica mais fácil se localizar e entender melhor sobre o rodízio em São Paulo, não é mesmo? Se você deseja morar em algum empreendimento dessas regiões, que tal iniciar suas buscas no Meu Imóvel?

Aliás, depois de conferir tudo sobre o centro expandido SP, veja no blog do Meu Imóvel outras dicas, curiosidades e informações imperdíveis que deixarão você por dentro de tudo ligado a bairros, empreendimentos, decoração e design. Confira!