Para proporcionar mais conforto a seus moradores, os condomínios residenciais buscam constantemente ideias de inovação, tanto em opções de lazer quanto em locais para essas atrações. Uma prova disso é a popularização de piscina na cobertura dos prédios.

Como explicamos neste conteúdo, o lazer no rooftop é algo que caiu rapidamente no gosto dos brasileiros. Salão de festa, bares e academias localizados no topo dos prédios oferecem maior sensação de conforto, mas será que com a piscina acontece o mesmo? Confira a resposta a seguir.

Os diferenciais do rooftop

piscina na cobertura

Os primeiros prédios com piscina na cobertura anunciados foram os de alto padrão, que ofereciam o ambiente junto a outras atrações, como bares e espaço gourmet. Atualmente, muitos empreendimentos são construídos com essa opção.

A princípio, acreditava-se que a alocação da piscina no rooftop era apenas por questões estéticas — dando um ar único à estrutura residencial, além do amplo espaço para sua construção. Mas, quando no rooftop, ela proporciona um bem-estar maior ao seu visitante. Entre as principais vantagens, estão:

Amplitude

A cobertura oferece um espaço mais amplo para acomodar as atrações de lazer. Com isso, é possível construir estruturas ao redor da piscina, o que faz com que ela fique ainda mais aconchegante. Alguns exemplos são os espaços de descanso em deck seco, além da possibilidade de fazer um deck molhado maior.

Visão panorâmica

A visão panorâmica da região é algo que apenas a cobertura do empreendimento pode oferecer. Esse fator, somado à tranquilidade oferecida pelo ambiente da piscina, é suficiente para proporcionar uma ótima e única experiência ao morador do condomínio.

Privacidade

Apesar de ser um espaço disponível para todos os moradores e, em alguns casos, para visitantes, a piscina na cobertura oferece maior privacidade a seus frequentadores. No rooftop, não terá problemas relacionados ao desconforto da presença de vizinhos ao redor, como pode acontecer no térreo do residencial.

Outras atrações integradas

Quando localizada no térreo, a piscina é comumente integrada à área da churrasqueira, mas, quando na cobertura, ela pode contar com a presença de salão de festas, espaço gourmet ou bar. Nesses casos, é possível realizar uma pool party no residencial — desde que seja permitido, de acordo com as regras do condomínio.

Jardim e piscina

Em alguns casos, os empreendimentos aproveitam o espaço mais amplo da cobertura para criar ambientes verdes, como os jardins em volta da piscina. Esse paisagismo proporciona uma sensação maior de bem-estar, tranquilidade e calmaria, além de aproximar o morador da natureza.

Quando a piscina na cobertura é particular

Nem todos os prédios residenciais oferecem a opção de lazer no rooftop. Nesses casos, os moradores dos apartamentos da cobertura tem o direito de utilizar o terraço para fins pessoais, podendo construir sua área de lazer privativa.

Nesses casos, é possível ter uma piscina na cobertura exclusiva. Mas, como ela não foi projetada durante a construção do empreendimento, é necessário se informar sobre as normas para sua confecção.

O morador precisa se informar com o síndico do prédio sobre a possibilidade de construir uma piscina em sua cobertura, além dos trâmites necessários para isso e quais as metragens permitidas. Lembre-se: esse tipo de construção pode afetar toda a estrutura do empreendimento!

piscina na cobertura

Mas, em alguns casos, os apartamentos na cobertura ou penthouses já são vendidos com a piscina particular. Nessas situações, basta aproveitar o ambiente e decorá-lo de maneira aconchegante, para receber seus amigos e familiares com o máximo de conforto!

Mantenha-se informado com o blog Meu Imóvel

Gostou de conhecer as vantagens de ter uma piscina na cobertura? Aqui, no blog Meu Imóvel, você encontra posts sobre vários outros assuntos como este. Então, clique aqui e confira agora mesmo nossas outras publicações e mantenha-se informado sobre as principais novidades do mundo imobiliário!