Ao comprar ou alugar um imóvel, vários índices são utilizados como base para a definição dos valores a serem cobrados. Um deles é o IGP-M. Ele é um dos principais — se não, o principal — dado a ser utilizado para a cobrança de um preço justo pelo imóvel ou aluguel.

Para entender melhor o que é IGP-M, como funciona e em quais pontos ele afeta o mercado imobiliário, confira o conteúdo que o blog Meu Imóvel preparou, com exclusividade, sobre o tema.

O que é IGP-M

O Índice Geral de Preços do Mercado, junto a outros dados, como o IGP-DI e o IGP-10, compõem a base de dados necessária para a definição dos valores a serem cobrados no setor imobiliário — compra ou locação.

Mesmo com os demais índices, o IGP-M é o mais relevante. Ele é calculado mensalmente pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV), entre os dias 1 e 30 ou 31. Para obter o seu valor, outros três índices são utilizados: IPA, IPC e INCC.

Como é feito o seu cálculo

igp m

O IGP-M é composto por 60% do IPA (Índice de Preços por Atacado), 30% do IPC (Índice por Preço ao Consumidor) e 10% do INCC (Índice Nacional de Custos da Construção). Para entender melhor a importância de cada uma dessas siglas:

  • O IPA é o índice que mede a variação de preços que ocorre entre as transições realizadas por empresas, que podem ser tanto produtos industriais quanto agropecuários;
  • O IPC mede a variação de preços de produtos e serviços para famílias com renda entre 1 e 33 salários mínimos. A lista é composta por gastos relacionados a habitação, transporte, alimentação e outros itens essenciais,
  • O INCC está relacionado aos valores cobrados no setor da construção civil, como materiais, equipamentos, mão de obra e demais serviços.

Como o IGP-M influencia no setor imobiliário

O índice IGP-M interfere no reajuste de valores de vários outros setores. A cobrança de energia elétrica, por exemplo, é uma das tarifas públicas que utilizam esse dado como base de seus cálculos.

Com o setor imobiliário, não é diferente. O índice é utilizado no cálculo de reajuste de aluguéis e de mensalidades de financiamento imobiliário. Porém, vale lembrar que a escolha da utilização do IGP-M para tais fins é opcional. Tanto o banco quanto o locador podem escolher outras bases para suas cobranças.

Porém, esse índice é um dos mais utilizados por conta de sua precisão, mostrando-se um ótimo indicador de inflação e custo de vida da população, em geral. Este também é o fator que faz com que não haja discordância — quanto às cobranças — entre as duas partes envolvidas na negociação de um imóvel.

Se o índice é calculado mensalmente, como o seu valor é utilizado?

Apesar do IGP-M ser calculado mensalmente, o valor utilizado para os reajustes necessários é o acumulado no ano. Ou seja, as correções não acontecerão mensalmente, mas, sim, anualmente.

Em caso de financiamentos de imóveis na planta

O IGP-M, quando utilizado como base de cálculo pelas instituições financeiras, influencia na parcela do financiamento imobiliário. Porém, quando o imóvel vendido ainda está “na planta”, o valor da mensalidade do empréstimo é calculada com base no INCC. O Índice Geral só é utilizado quando a propriedade tem suas obras finalizadas.

Mantenha-se informado conosco

igp m

Agora que você sabe o que é IGP-M e como o índice influencia nos cálculos de reajustes do setor imobiliário, que tal conferir outras publicações do blog Meu Imóvel? Aqui, você encontra conteúdos atualizados, que te deixará sempre por dentro das novidades e informações mais relevantes do setor.

Clique aqui e confira outras publicações relacionadas a índices, cobranças e formas de aquisição de um imóvel. Conte com a nossa ajuda para se preparar para a aquisição de um imóvel e realizar seu sonho da casa própria!