Se você está pensando em adquirir um imóvel, pesquisando preços e opções de compra, deve estar acompanhando também as mudanças relacionadas ao empréstimo imobiliário.

Recentemente, a Caixa Econômica Federal (CEF) fez anúncios que podem movimentar o setor. A redução de juros e o surgimento de uma nova modalidade de crédito imobiliário estão entre as novidades.

Juros reduzidos

A primeira mudança, anunciada no início de agosto pela instituição, é referente a redução de juros do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e do Sistema Financeiro Imobiliário.

Sistema Financeiro de Habitação

O SFH, que permite o financiamento de imóveis até 1,5 milhão de reais, possibilitando ainda o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para amortização das parcelas, oferecia financiamento imobiliário com taxa em 8,75%+TR. A redução da instituição levou a taxa para 8,5%+TR.

Pelo SFH é possível financiar até 80% da casa própria, mas não é permitido possuir outro imóvel no nome do interessado. A modalidade também exige que o financiamento seja feito para um imóvel na região em que o cliente mora ou trabalha, ou em suas proximidades.

Sistema Financeiro Imobiliário

O mesmo valor de 8,5%+TR é oferecido agora para os financiamentos pelo SFI, utilizado para imóveis que não se encaixam nas regras do SFH. Não é estipulado um valor limite para essa modalidade, mas também não é possível utilizar o FGTS para amortização. 

O modelo que costuma ser aderido por classes com mais poder aquisitivo, antes, oferecia juros a partir de 9,75%+TR.

Vale lembrar que a Taxa Referencial (TR) segue zerada, então, nesta modalidade, os juros equivalem, basicamente, ao percentual prefixado pelos bancos.

Novo modelo de financiamento

A maior novidade atrelada às mudanças é a nova possibilidade de financiamento de imóveis novos, usados ou na planta. A Caixa anunciou juros entre 2,95% e 4,95% + inflação baseada no IPCA, dependendo das condições de relacionamento com a instituição.

A menor taxa, de 2,95% a.a., por exemplo, vale somente para funcionários públicos, com conta-salário na Caixa – para que haja débito automático – e perfil de bom pagador. Para quem é do setor privado, a taxa de juros de financiamento fica a partir de 3,25% a.a. + IPCA.

Por enquanto, só a CEF aderiu ao sistema, que entrou em vigor nesta segunda-feira (26). Os outros bancos estudam possibilidades para implementação.

Vantagens e riscos da linha de crédito

Abrir uma nova linha de crédito imobiliário é sempre bom para movimentar o setor, já que amplia a concorrência entre as instituições financeiras.

Mas, apesar de parecer uma porcentagem baixa, basear juros imobiliários ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) pode ser arriscado. Isso porque o índice segue a inflação, podendo sofrer muitas variações ao longo dos anos.

A dica é avaliar bem qual o tipo de financiamento ideal para você. Essa linha pode ser vantajosa para quem consegue financiar o valor em menos anos e perigosa para quem precisa utilizar os 30 anos para quitação do imóvel, por exemplo.

Renegociação de dívidas

Uma outra notícia boa para os consumidores é o mutirão de negociação de dívidas da Caixa. Sem data limite definida, a instituição pretende recuperar ao menos um bilhão de reais em dívidas de financiamentos imobiliários.

Estima-se que cerca de 600 famílias com dívidas habitacionais serão beneficiadas, incluindo as atendidas pelo Minha Casa, Minha Vida. A ação, para além da arrecadação financeira, ajudará essas famílias inadimplentes a não perderem seus imóveis.

Os descontos variam de 40 a 90% da dívida, com base no perfil do cliente.

Encontre o seu imóvel!

A ampliação de facilidades junto ao setor imobiliário é a deixa para adquirir o imóvel dos seus sonhos, que atenda às suas necessidades e gostos.

Para facilitar essa tarefa, o Meu Imóvel faz uma busca rápida para você. Basta acessar o site e responder ao questionário. Você pode escolher entre as opções que serão disponibilizadas e ainda receber atendimento on-line para sanar demais dúvidas.

Veja qual a melhor opção para o seu bolso e pesquise as condições ideais de pagamento e de financiamento. O seu imóvel, do seu jeito é com a gente!