A maioria dos apartamentos construídos atualmente possuem uma planta que prezam em dar destaque para um cômodo que está cada vez mais conquistando o paulistano: a varanda gourmet.

Com a função de substituir parcialmente os eventos que anteriormente eram realizados na sala de estar ou de jantar, as varandas são palcos de importantes eventos, jantares e confraternizações com o conforto que só a nossa casa pode oferecer. Conheça a seguir, como aproveitar ao máximo esse ambiente!

Aproveitando o espaço

Para aproveitar melhor o espaço da sacada, é fundamental que você siga algumas dicas de como mobilia-lá de forma adequada, permitindo uma melhor circulação pelo ambiente. Confira:

  • Instale uma rede para ler um bom livro ou tirar algumas de sono. Você pode removê-la a hora que bem entender;
  • Um minijardim também pode ser criado, desde que os devidos cuidados sejam tomados na hora de preservá-lo;
  • Uma mesa pequena pode ser propícia para realizar um café da manhã a dois, em detrimento da tradicional mesa de jantar,
  • Uma geladeira ao lado da churrasqueira também é uma boa pedida, visto que você não precisa fazer uso da existente na cozinha para armazenar as carnes e cervejas.

Os móveis para varanda gourmet

Você pode mobiliar sua varanda com o estilo e os móveis que julgar mais apropriado. Entretanto, alguns são essenciais para que você se sinta à vontade, descanse e aprecie uma boa taça de champagne sob um olhar superior ímpar da capital paulista.

Um dos móveis para varanda gourmet indispensáveis é a mesa, visto que ela é ideal para você receber seus amigos e familiares em um jantar gourmet, realizar uma partida amigável de jogos de carta ou, simplesmente, sentar para colocar os assuntos em dia. Seu tamanho pode variar de acordo com a extensão da sacada e a preferência de cada um.

Para quem deseja fazer da varanda um lugar de descanso e repouso absoluto, o sofá e uma televisão são itens fundamentais para você tirar aquele cochilo, assistir filmes e séries favoritos, acompanhado de uma boa pipoca e chocolate quente. Entretanto, o divã ideal para esse ambiente é aquele que é feito de vime com almofadas removíveis e confortáveis tanto no assento, quanto no encosto.

Para aquelas pessoas que gostam de confraternizar com os amigos, uma churrasqueira para varanda de apartamento e um forno de pizza não podem faltar na área de lazer. Com eles, você aprecia sabores únicos de uma carne macia na brasa acompanhada de uma cerveja geladinha ou, simplesmente, de uma pizza caseira que merece ser degustada com os melhores vinhos.

Entretanto, para uma melhor limpeza na hora de cortar os pedaços de carne e preparar a massa da pizza, o ideal é que você instale uma bancada de granito ou de madeira, que servirão de apoio para os alimentos a serem colocados na churrasqueira e no forno.

Festas e confraternizações

Você sabia que pode dar uma festa em seu apartamento sem precisar usar o salão de festas? É simples! Basta transformar sua varanda gourmet em um ambiente propício e agradável para sediar um evento desse porte.

A primeira coisa a se fazer é ajeitar a mesa para varanda de apartamento em uma posição que permita com que haja um melhor aproveitamento de espaço e que favoreça a livre circulação do fluxo de pessoas concentradas no ambiente. Para que isso ocorra com mais êxito, é ideal que o sofá seja retirado temporariamente e, no lugar dele, se coloque algumas mesas e cadeiras.

Feito isso, chegou a hora de escolher o som de fundo, para deixar o local mais alegre e animado. Contudo, é fundamental que você escolha um ritmo que possa agradar a todos, de forma com que o volume do aparelho sonoro não incomode ninguém.

Lembre-se, no entanto , que alguns cuidados precisam ser tomados para que seu vizinho não se sinta incomodado com a festança e acione a segurança ou o síndico do condomínio.

A primeira regra a ser seguida é respeitar a lei do silêncio, ou seja, dar uma segurada no barulho após as 22h. Outro ponto fundamental é que pratinhos, copos e objetos não sejam arremessados grade abaixo, colaborando para uma melhor limpeza do local. Além de tudo isso, ao utilizar a churrasqueira para varanda gourmet, evite ao máximo que a fumaça entre na casa dos seus vizinhos.

Jantar romântico

O apartamento com varanda gourmet é um ambiente ideal para você realizar aquele encontro a dois, com clima romântico, apreciar pratos gastronômicos e, de sobra, olhar a cidade de São Paulo sob uma perspectiva única de olhares perdidamente apaixonados.

Recomenda-se que ele seja feito na mesa de jantar da varanda, sob luz de vela, que irá deixar o ambiente com um clima ainda mais amoroso. Com relação aos copos e pratos, é ideal que eles sejam de tamanhos, formas e cores distintos, desde que todos combinem entre si.

Escolha uma música do ritmo que mais lhe agrada. Entretanto, não coloque sons que causem agitação e que venham a quebrar o clima romântico predominante. Para completar, opte por uma luz de fundo de baixa luminosidade, para que, assim, a vela consiga exercer essa função.

Viu como existem inúmeras vantagens de se ter uma varanda gourmet em seu apartamento? Então não perca mais tempo e acesse o Meu Imóvel, que traz as melhores opções de apartamentos novos para você.