Inovações e tecnologia

Nos últimos anos as mudanças, inovações e evoluções tecnológicas se expandiram rapidamente por vários segmentos e setores de comércio e serviços, sendo um deles o mercado imobiliário.

Se antes a procura por um imóvel era burocrática e causava enorme dor de cabeça, sendo necessário procurar classificados em jornais ou ligar para diversas corretoras, hoje, com as novas tecnologias disponíveis no mercado imobiliário, é possível ‘visitar’ diversos imóveis e tirar dúvidas sem sair de casa.

As redes sociais e sites iniciaram o processo tecnológico no setor imobiliário, possibilitando que as pessoas visualizassem os anúncios de compra e venda de imóveis de forma rápida e pela tela do seu celular e smartphone.

Recentemente, com a entrada das novas tecnologias como a Inteligência Artificial (IA), vem sendo implementadas mais possibilidades ao setor imobiliário, bem como o atendimento em tempo real por robôs inteligentes. 

Para José Eduardo Pizzotti Machado, cofundador e CFO do Meu Imóvel, em um mercado antigo e tradicional como o imobiliário, compreender as vantagens do uso das novas tecnologias é fundamental e torna os profissionais e empresas mais competitivos. “Hoje temos uma gama de ferramentas à disposição e precisamos acompanhar a modernização do mercado, visando a satisfação dos nossos clientes”, analisa. 

Confira na lista abaixo as inovações tecnológicas disponíveis: 

ChatGPT – lançado oficialmente em 2022, o ChatGPT é um chabot autônomo que causou grande adesão e impacto pela facilidade e agilidade na entrega de informações e o contato direto com o cliente. 

Tokenização – possibilita a representação do bem físico no mundo digital. Esse processo tem por objetivo desburocratizar e otimizar transações, antes demoradas e com alto custo. 

Realidade Virtual – inicialmente utilizada em jogos, a Realidade Virtual (VR) e a Realidade Aumentada (AR) são um grande trunfo do mercado imobiliário. Essas tecnologias permitem que o cliente conheça o empreendimento sem precisar se deslocar até o local, sendo oportunizado a fazer uma imersão. 

Impressão 3D – auxilia os profissionais da área na hora de montar uma área dedicada ao lançamento, possibilitando que se reproduza de forma mais fidedigna possível a maquete do imóvel, por exemplo. Isso simplifica muito o processo. 

Sistema de automatização – gestão de todas as informações sobre o imóvel, sendo muito importante para profissionais e empresas, pois serve como um banco de dados digitais. Hoje, praticamente todos que trabalham com imóveis possuem esse sistema para facilitar seu trabalho.

Veja também: Saiba todos os detalhes sobre contrato de compra e venda de imóveis