É muito comum encontrar o anúncio de “apartamento decorado em exposição” em empreendimentos que estão vendendo unidades prontas para morar. Em alguns casos, inclusive, é possível assistir a uma simulação, se estiverem sendo vendidos ainda na planta. Mas qual a função dos modelos decorados?

Em um primeiro momento, pode-se concluir que o apto decorado pela construtora serve para incentivar as compras, oferecendo um estilo de vida mais claro aos interessados. Porém, além disso, as unidades servem para mostrar o tamanho real da área útil e como ela pode ser composta.

Essa, aliás, é uma das principais razões dos interessados visitarem uma unidade decorada, especialmente, se for o primeiro apartamento. Confira, a seguir, os pontos favoráveis de conhecer um decorado, antes de efetuar a compra.

Visão completa do imóvel

apartamento decorado

Atualmente, as unidades estão cada vez menores, fazendo com que os interessados se questionem como é possível encaixar toda a mobília necessária no ambiente. Assim, a visita a um apartamento pequeno decorado é capaz de esclarecer essa questão.

Em um apartamento decorado, é possível ter mais clareza de como encaixar uma estante e uma poltrona decorativa, por exemplo, ou, ainda, de que modo criar ambientes, no caso de studios e kitnets.

Neste ponto, é possível analisar como será a circulação no imóvel, se determinada mobília poderia ser menor ou se não haverá riscos de acidentes ao criar certa composição. Essa avaliação é de grande importância, especialmente, em casos de famílias maiores e com crianças.

Fonte de inspiração

Não sabe como decorar um apartamento? A visita a uma unidade decorada pode ser um caminho para a resolução desse problema. Ver a disposição dos móveis em uma unidade do mesmo tamanho da que você morará oferece insights que, muitas vezes, não surgiriam em pesquisas de imagens.

Com isso, fica ainda mais fácil analisar os móveis que você realmente precisa, quais podem ser descartados e quais podem ser funcionais. Assim, você saberá, exatamente, como decorar um apartamento pequeno sem dificuldades.

Outra fonte de inspiração para criar composições em apartamentos é o texto que publicamos no blog Meu Imóvel: 10 dicas para decoração de apartamento pequeno. Confira o conteúdo,clicando aqui, e tenha ainda mais ideias para decorar o seu novo lar!

Visitas a todas as opções de decorados

Em alguns casos, é possível que a construtora disponibilize mais de uma unidade decorada. É comum que uma seja um apartamento decorado simples, e outro com mais elementos e cores. Por isso, caso consiga, visite todas as opções disponíveis. Assim, você poderá ter ainda mais ideias quanto a composição do seu novo lar.

Mudança planejada

Se você estiver se mudando para um apartamento, o decorado será ideal para que possa estudar quais são os móveis que podem ser transferidos para a nova residência e quais podem ser vendidos ou doados.

Especialmente, em casos onde a mudança é de um sobrado para um apartamento, é comum que alguns móveis não caibam na nova residência, por serem maiores que o espaço novo comporta. Portanto, visitar um decorado pode te poupar de trabalhos com mobília que não servirá.

Espaço e mobília

Ao visitar um apartamento decorado, é recomendável que você leve uma trena e meça tanto o ambiente — como uma parede da sala que parece ideal para encostar o sofá — quanto os móveis. Assim, é possível fazer um comparativo com a metragem de sua mobília, no caso de mudanças, ou pesquisar por opções sob medida, disponíveis no mercado.

Caso você não se sinta seguro apenas com as metragens, é permitido visitar o apartamento decorado com acompanhantes. Então, leve um arquiteto para analisar o ambiente com você e, assim, ter dicas de móveis que podem compor a decoração.

apartamento decorado

Acompanhe o blog Meu Imóvel

Seja para apartamentos decorados de luxo ou decorações mais simples, o importante é sempre pesquisar. Busque na internet e visite as unidades decoradas para ter insights que tornarão seu novo lar mais funcional, confortável e belo.

Para começar suas pesquisas, acompanhe o blog Meu Imóvel! Aqui, você encontra as dicas de decorações mais diversas, que atendem apartamentos de vários modelos e estilos. Confira nossas publicações.