A sala de um apartamento é a porta de entrada para receber os amigos em reuniões e eventos mais íntimos. Mas, para que seja um ambiente agradável, é fundamental pensar em alguns detalhes que irão deixá-la mais harmoniosa, a ponto de oferecer todo o conforto que você merece.

Na hora de comprar os pisos para sala, por exemplo, é preciso conhecer os diferentes tipos e tamanhos que estejam de acordo com a área do apartamento, visando sempre o melhor custo-benefício. Pensando nisso, o Meu Imóvel preparou algumas dicas que irão te ajudar a identificar qual é o mais propício para o seu ambiente de estar. Confira!

Analise o tamanho do apartamento

Antes de definir qual piso será colocado na sala, é muito importante que suas medidas estejam de acordo com o tamanho do ambiente. Espaços menores são propícios para receberem pisos com dimensões de até 60 cm², de maneira com que se mantenha uma proporção entre ele e o espaço.

Enquanto, em áreas grandes, recomenda-se o uso de revestimentos maiores, podendo chegar a 100 cm² – dependendo do tipo e do preço. Dessa forma, será possível ampliar ainda mais esse cômodo do imóvel.

Custo-benefício de cada piso

Alguns pisos e revestimentos costumam ser mais caros do que outros, devido ao tipo de material utilizado em sua fabricação, qualidade do produto e, principalmente, o tamanho. Geralmente, os maiores possuem um preço mais elevado do que os menores, o que leva muitas pessoas a escolherem a segunda opção na hora de dar o acabamento no apartamento.

Entretanto, preço não é tudo na hora de escolher o melhor. Boa parte dos pisos mais caros são feitos com um material mais resistente e durável, o que faz com que não fiquem desgastados logo no primeiro ano de uso. Por isso, é muito importante conhecer os tipos de revestimentos existentes e quais são os que mais lhe agradam.

Tipos de revestimentos

Existem diversos modelos e tipos de pisos para salas, pensados para agradar pessoas de diferentes gostos e que queiram registrar sua marca de estilo em toda a decoração.  

Pisos de madeira, porcelanatos, mármores, dentre outros, irão deixar seu apartamento maravilhoso e com o acabamento dos sonhos. Mas, como saber qual é o que mais está de acordo com meu perfil? Confira a seguir, os revestimentos mais utilizados atualmente nos apartamentos novos.

Madeira

O piso de madeira é ideal para pessoas que admiram uma decoração clássica ou que, simplesmente, desejam algo aconchegante para a sala de estar. Encontrados em diversos modelos, indo desde o carpete até os tradicionais tacos, esse tipo de material tem se reinventado para se adequar a conceitos mais modernos aplicados nos novos empreendimentos.

Entretanto, possui um elevado custo de manutenção, devido ao polimento que precisa ser feito periodicamente. Mas, se esse revestimento é a sua cara, lembre-se de cuidá-lo da melhor maneira possível, evitando arrastar móveis, deixar cair líquido sobre para que o material não fique estufado, e limpando sempre que possível com aspirador, vassouras e produtos específicos para deixá-lo sempre com cara de novo.

Porcelanato

Um dos pisos que mais tem ganhado destaque no mercado, o porcelanato deixa o ambiente mais moderno e frio, sem deixar de oferecer conforto e aconchego para todos. É dividido em três categorias distintas, que o deixa com características únicas e marcantes:

Porcelanato polido: possui um brilho intenso, que colabora para aumentar ainda mais sua beleza; por ser liso, é fácil de ser limpo; ideal para ser usado em regiões quentes, onde um revestimento gelado cai como uma luva. Mas, se deseja algo com menos brilho e, ao mesmo tempo, mais acolhedor, ele não pode ser seu amigo.

Porcelanato acetinado: se comparado ao polido, possui uma menor quantidade de brilho e, por isso, se torna menos cansativo ao olhar. É ideal para deixar seu ambiente com uma aparência menos cansativa e mais aconchegante. Mas, assim como o anterior, também é considerado gelado, mas nada que um tapete não resolva.

Porcelanato amadeirado: sob diversas cores, tamanhos e modelos, esse revestimento imita madeira e, ao mesmo tempo, consegue ser frio. Ideal para pessoas que desejam um ambiente aconchegante, este tipo de piso possui fácil manutenção se comparado aos de madeira convencionais.

Vinílico

O queridinho da atualidade, o vinílico não é gelado no inverno, tampouco quente no verão. Constituído de PVC, lembra muito os famosos pisos de madeira, é super-resistente, possui uma excelente relação custo-benefício e ainda consegue ser um piso antiderrapante.

Além de todas essas vantagens, o piso vinílico não costuma manchar ao entrar em contato com líquidos,  e sua limpeza pode ser feita apenas com um pano úmido. Entretanto, móveis pontiagudos podem danificá-los e, por essa razão, precisam ser arrastados cuidadosamente.

Laminado

O laminado de madeira é um revestimento que pode ser encontrado em diversos tamanhos e com um preço mais acessível. Sua grande vantagem é a possibilidade de se adequar a diversas temperaturas, se comparado aos demais pisos, e oferece o máximo de aconchego tanto para a sala de TV, quanto para a de visitas. Além disso, possui fácil aplicação e pode ser instalado com manta de polietileno, que o protege da umidade.

Entretanto, o piso laminado colocado tende a ser menos resistente e não pode entrar em contato direto com o sol e a luz, que irá desgastá-lo mais rapidamente. Além de que, alguns modelos podem se tornar escorregadios no decorrer dos anos e, por essa razão, não é o mais adequado para ser usado quando se tem animais de estimação.

Mármore e granito

Os pisos que mais lembram pedras naturais, o mármore e o granito deixam o ambiente mais frio, com um tom de sofisticação acentuado. Encontrados sob diversas cores, podem deixar a sala com a aparência que mais lhe agradar, pois combinam com qualquer mobiliário.

Além disso, são super resistentes e, por essa razão, possuem uma alta durabilidade. Mas, o fator que mais precisa ser levado em consideração na hora de comprá-los, é o preço, visto que possuem um valor um tanto quanto elevado.

Já sabe quais pisos para sala lhe agradam, mas ainda não encontrou o apartamento ideal? Acesse o site do Meu Imóvel e confira as melhores opções de empreendimentos em São Paulo!