Decorar um novo imóvel pode ser uma tarefa empolgante e leva muitos fatores em conta, como custo, praticidade e estilo. Os móveis planejados para apartamento oferecem uma solução perfeita para quem procura um jeito criativo e funcional de montar seu lar.

Ficou interessado por esses móveis? O Blog Meu Imóvel preparou um conteúdo para desvendar de vez os mistérios sobre a decoração planejada e demonstrar como ela pode unir beleza e praticidade.

Afinal, o que são móveis planejados?

Os móveis planejados são aqueles feitos sob medida, ou seja, fabricados para ocupar um espaço certo e solicitado pelo cliente. Assim, eles são ideais para otimizar áreas, usando soluções inteligentes e sem dispensar a beleza de uma boa decoração.

Os móveis planejados para apartamento oferecem uma cartela de estilos com cores, padronagens e formas que dão um visual moderno ao imóvel e que se encaixam exatamente no padrão solicitado pelo morador.

Normalmente, eles são fabricados de MDF (Medium Density Fiberboard), um material menos denso e ideal para peças mais arredondadas, ou de MDP (Medium Density Particleboard), que é mais poroso, receptivo para intervenções estéticas futuras, como parafusos e pregos, e melhor para superfícies mais retas.

moveis planejados para apartamento

Profissionais para auxiliar na compra de um móvel planejado

A ajuda de um especialista ao comprar um móvel planejado tem muitas vantagens. Esse profissional conhece os melhores materiais para mobília, as funcionalidades e as tendências do mercado, oferece a melhor opção para o que o cliente quer e consegue fazer a instalação de forma correta e segura.

Para quem quiser um projeto com o principal objetivo de ser estiloso, além das empresas de móveis planejados, existe a alternativa de contratar um designer de interiores ou um arquiteto. Esses profissionais sabem harmonizar o ambiente e deixá-lo mais com a sua cara.

As vantagens dos móveis planejados

Os móveis planejados para apartamento têm estado em alta, justamente pelas características que fazem o morador se sentir confortável sobre o investimento realizado e que utilizam todo a área do apartamento.

Custo

O valor de móveis planejados para apartamento pequeno se tornou um atrativo, já que se adequa ao que o morador pode investir nesse espaço menor e quer um ambiente mais personalizado.

Uma bancada de cozinha, por exemplo, tem um custo baseado no material em que é fabricada, entre cem reais com inox e três mil reais para uma constituição mais acrílica. As torneiras, tanto para banheiro quanto para cozinha, variam muito de preço baseado no acabamento, indo desde duzentos a mil e duzentos reais.

Além disso, o tempo mostra que vale a pena investir nesses móveis. Eles têm uma durabilidade maior, por conta dos materiais, e a cara do morador, ou seja, o imóvel se adapta a um estilo próprio e não a pessoa, a um estilo preexistente.

Uso dos espaços

A maior procura por locais menores para morar tornou os móveis planejados para apartamento pequeno a melhor alternativa para aproveitar toda a área útil dos lugares.

É possível criar um ambiente dinâmico com móveis adaptáveis a espaços mínimos e otimizar a organização da casa, como estantes e prateleiras, que servem para preencher uma pequena área vazia e guardar objetos de forma mais bonita.

Outra praticidade desses móveis é poder colocá-los em paredes, deixando mais área livre para locomoção dentro do apartamento. Por exemplo, o armário embutido utilizado em quartos pode ter portas de correr ou vai e vem, economiza espaço e deixa o ambiente com visual mais limpo.

Integração de ambientes

Os móveis planejados são uma alternativa bonita e estilosa para criar subdivisões no imóvel, integrando os ambientes sem abrir mão do espaço e garantindo um cotidiano mais funcional.

Uma das ideias de móveis planejados para apartamento pequeno são estantes organizadoras que servem como divisórias entre cômodos. Além de distribuírem os ambientes, essas peças otimizam a decoração e acomodam objetos como livros, porta-retratos e plantas.

moveis planejados para apartamentoSugestões de decorações com móveis planejados

A criatividade é a principal característica dessa mobília. É possível criar uma decoração a partir de uma paleta de cores. Um dos mais famosos móveis planejados de cozinha para apartamento é a cozinha no estilo americano, com um balcão que serve como mesa para refeições e divide o ambiente.

Os móveis planejados para quarto de casal de apartamento pequeno também são ótimos para conciliar os gostos e os objetos das pessoas que utilizam o cômodo. É possível colocar nichos de organização para livros e outros itens, e painéis embutidos para ter uma televisão na parede.

No Blog do Meu Imóvel, você tem todas as informações sobre móveis planejados

Uma decoração prática e estilosa pode criar um ambiente muito saudável para o cotidiano. Saiba mais sobre os móveis planejados para apartamentos e outros assuntos relacionados a decoração e mercado imobiliário nas publicações do Blog Meu Imóvel.