As vantagens de morar em apartamento pequeno transformaram esse imóvel em uma tendência no mercado imobiliário. Ele vem para se mostrar a escolha certa de quem procura um imóvel próprio que una conforto, economia e praticidade.

Ainda na dúvida sobre esse tipo de apartamento? O blog do Meu Imóvel preparou um conteúdo especial para mostrar que esse tipo de imóvel é ideal tanto para quem pretende morar sozinho quanto para quem quer viver em família.

 vantagens de morar em apartamento pequeno

Tipos de apartamento pequeno

A característica principal dele é ter uma área útil ‒ espaço de uso sem as paredes, ou seja, soma da área de todos os cômodos ‒ mais reduzida. Além disso, há alguns aposentos compartilhados, como salas de jantar e cozinha, que criam um ambiente mais acolhedor e confortável.

Existem vários tipos de apartamentos pequenos, que variam em tamanhos e estilos. Um dos exemplos mais populares é a kitnet, que normalmente possui uma área útil de até 50 metros quadrados e somente o banheiro dividido, criando uma área comum para sala, quarto e cozinha.

Outro modelo de apartamento pequeno é o studio, que apresenta uma estrutura no estilo de galpões industriais ou comerciais reformados com mais divisões dos cômodos. Há também o flat, que geralmente está em prédios que oferecem serviços semelhantes aos de um hotel e são ideais para quem tem uma rotina mais agitada.

Oferta de apartamentos pequenos nos centros urbanos

A construção de um apartamento pequeno demanda bem menos espaço em um centro urbano. Como a área dos imóveis é menor, ele pode ser facilmente inserido no meio de uma cidade, trazendo muitas ofertas e opções.

A venda na planta de apartamento pequeno se tornou um atrativo muito grande para jovens que precisam economizar tempo e deslocamento tanto para trabalho quanto para o lazer.

Uma das vantagens de morar em apartamento pequeno é que a perda do espaço é compensada pela praticidade do dia a dia, tornando-o a opção ideal para quem mora sozinho e não planeja constituir família tão cedo.

Conheça os principais benefícios do apartamento pequeno

Ao escolher um novo lar, alguns fatores são tão importantes quanto o custo de vida e de compra. Veja como morar em apartamento pequeno oferece alguns atrativos relevantes como boa localização, praticidade e qualidade de vida.

Localização

Como o espaço para construção desse tipo de imóvel é menor, a tendência é que eles estejam inseridos em grandes empreendimentos nos centros urbanos. Assim, há fácil acesso a serviços como transporte público, hospitais, escolas e shoppings.

Além disso, em um empreendimento, existe segurança, por conta do condomínio, e conforto maiores, devido à disponibilização de conveniências como piscina, academia, salão de festa, quadras, parquinhos e muitos outros.

Praticidade

Em um cotidiano corrido, morar em apartamento pequeno é ideal para quem quer poupar tempo fazendo a faxina da semana. Os espaços conjugados conseguem ser limpos de forma mais rápida e gastando menos produtos.

A organização também é facilitada, já que os cômodos menores exigem um trabalho de arrumação menos demorado. Não é preciso colocar muitos objetos para preencher espaços, então os objetivos são sempre a qualidade dos itens colocados e o conforto agregado ao lugar.

Esse estilo de organização otimiza o espaço, pois coloca os objetos realmente necessários ao dia a dia e impede a acumulação de mobília e objetos pelo imóvel, criando um ambiente mais dinâmico.

Decoração

Um espaço reduzido é ideal para quem gosta de usar a criatividade para decoração, com diferentes estilos, e apostar em móveis mais funcionais e planejados, que dão um ar contemporâneo e prático à aparência do apartamento.

Para aqueles que gostam de mudanças e não se contentam com o mesmo cenário, o apartamento pequeno destaca qualquer alteração no ambiente, desde uma nova pintura até um simples quadro novo na parede.

Essas modificações na decoração do apartamento pequeno renovam o ambiente e recriam o ciclo de convivência e bem-estar, capaz de incluir os gostos de todas as pessoas que habitam o imóvel.

Qualidade de Vida vantagens de morar em apartamento pequeno

Morar em um apartamento pequeno traz uma economia que permite priorizar a qualidade de vida. A localização privilegiada desses imóveis traz uma moderação em gastos como transporte e compras em delivery, já que o acesso a ambos serviços é facilitado.

A economia de tempo na locomoção pela cidade é mais uma das vantagens de morar em apartamento pequeno, pois o período que seria gasto para chegar de um lugar a outro pode servir para outras atividades, como lazer e até trabalho.

Saiba mais sobre Apartamento Pequenos no Blog Meu Imóvel

Gostou de entender as vantagens de morar em apartamento pequeno? Se você estiver procurando um novo lar e essa for a escolha ideal para você, acesse o site do Meu Imóvel e confira as opções de apartamentos pequenos na região dos seus sonhos.