A procura por apartamentos pequenos na cidade de São Paulo não para de crescer, principalmente por conta de sua praticidade e custo-benefício. Prova disso é que, só em setembro de 2018, o número de apartamentos com um dormitório cresceu 13,1%, de acordo com levantamento do Secovi-SP.

Mas por que a preferência por imóveis compactos? Quais as vantagens proporcionadas por esse tipo de imóvel? A resposta dessas e outras perguntas, você confere a seguir em um post preparado pelo Meu Imóvel sobre apartamentos menores e algumas dicas de como otimizá-los com a decoração.

Vantagens de residir em apartamentos compactos

Além dos apartamentos novos de um quarto, em São Paulo é possível encontrar lofts e studios com metragens de até 50 m² e todos os cômodos conjugados. A grande vantagem dessas propriedades é o preço, que costuma ser inferior aos imóveis maiores, independentemente da região onde estão localizados.

Em consequência disso, o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) tende a ser menor. Como se sabe, o valor a ser pago desse tributo equivale a 3% do valor final do apartamento. Portanto, quanto menor o preço de uma propriedade, menos ITBI precisará pagar antes de se mudar.

Quanto à decoração, o projeto tende a ser fácil de ser desenvolvido pois, investindo em tons claros que dão amplitude ao espaço, contribui por uma melhor leveza e conforto. Além disso, comprando móveis funcionais e versáteis, será possível economizar dinheiro com os móveis de todos os cômodos.

Dicas de como deixar esses imóveis otimizados

Existem diferentes maneiras de otimizar um apartamento compacto, como fazer uso de móveis de dupla função ou até mesmo investir em decorações simples e aconchegantes. Geralmente, os moradores desse tipo de imóvel almejam praticidade e mais facilidade durante a limpeza e manutenção dos cômodos.

Conheça, a seguir, algumas dicas importantes sobre como deixar seu apartamento bem organizado e com economia de espaço!

Faça uso de móveis versáteis com dupla função

Móveis versáteis e de dupla função, por serem mais práticos e não ocuparem tamanho espaço, têm sido a preferência de muitas pessoas. Adequados para mobiliar apartamento pequeno, estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros. Conheça alguns deles e como podem ser úteis no seu imóvel:

  • cooktop: instalado sobre a pia ou balcão da cozinha em substituição ao fogão convencional;
  • geladeira duplex: além da capacidade de gelar mais rápido, muitas possuem filtro de água embutido;
  • multiprocessador: um único aparelho capaz de exercer a função de batedeiras, processadores de alimentos e liquidificadores;
  • máquina de lavar: prefira aquelas com secadora embutida; um aparelho com duas funções;
  • sofá-cama: principalmente em studios, esse móvel pode ser muito útil quando você recebe amigos em casa. Assim, é possível assistir seus programas favoritos e, ao mesmo tempo, dormir tranquilamente;
  • cama-baú: nesse móvel, é possível guardar travesseiros, lençóis, fronhas, toalhas e demais itens de cama, mesa e banho;
  • apartamento planejado: inclui armários na cozinha e guarda-roupa embutido nos dormitórios, proporcionando maior espaço interno e economia de espaço;
  • mesa dobrável: na cozinha, esse móvel busca praticidade principalmente nas refeições do dia a dia;
  • prateleiras: usadas na cozinha, quarto e sala, servem para apoiar itens de decoração sem precisar fazer uso das antigas estantes e racks,
  • painel de televisão: com ele, não será preciso manter rack ou estante na sala, garantindo mais economia de espaço.

Invista em tons claros na decoração

Pintar com tons claros pode ser uma excelente opção na decoração para apartamento pequenos. Isso porque, dessa maneira, o morador terá a sensação de amplitude do espaço e, ao mesmo tempo, leveza e tranquilidade. Uma dica é utilizar tintas mais escuras em apenas uma parede de cada cômodo, deixando-o mais chamativo.

Outro opção é instalar espelhos em locais estratégicos do seu apartamento, como na sala de jantar ou nos dormitórios. Como complemento, escolha lâmpadas de LED que, além de oferecem mais luminosidade, possibilitam uma redução no consumo de energia elétrica.

Iluminação embutida em sancas, dependendo da situação, pode ser a melhor maneira de clarear por igual um cômodo inteiro. Hoje, adotando esse tipo de teto em seu apartamento, consegue-se colocar diferentes tons de luzes capazes de ornar com diferentes estilos de decoração.

Viu só como existem diversas vantagens em morar em apartamentos pequenos? Além de serem fáceis de decorar, não exigem muito gasto com móveis e eletrodomésticos. Por isso, se você está a procura de um novo lar e ainda não encontrou um adequado ao seu estilo de vida, acesse o site do Meu Imóvel e confira diversos studios e apartamentos compactos!