Sabia que é possível realizar uma decoração de apartamento pequeno sem precisar gastar muito e, ao mesmo tempo, dar aquele charme especial no ambiente? Isso mesmo! Existem diversos adornos capazes de transformar o imóvel e deixá-lo com o estilo desejado.

Entretanto, antes de pensar na decoração, é preciso organizá-lo de forma a permitir uma melhor circulação de pessoas. Ajeitando a mobília e os acessórios, é possível transformar um apartamento compacto em um ambiente maior do que você imagina. Confira a seguir algumas dicas de organização e decoração feitas pelo Meu Imóvel!

Como organizar o espaço?

Ao escolher a mobília do seu apartamento pequeno, dê preferência para móveis planejados, pois conseguem tirar o máximo de proveito de um cômodo sem ocupar tanto espaço. Um armário sob medida, por exemplo, possui inúmeras gavetas, divisórias e nele pode-se embutir um balcão flexível a ser montado na cozinha.

Nichos também são uma excelente opção para substituir as tradicionais estantes e racks, pois podem servir como prateleiras para guardar livros e expor peças decorativas. Fixados nas paredes, são fáceis de limpar e não ocupam nenhum espaço no chão de um aposento.

Sabe aqueles vãos existentes atrás de uma porta ou coisa do tipo? Então, você pode aproveitar esse pequeno espaço e guardar uma tela ou algum outro acessório que esteja no meio do caminho atrapalhando a livre circulação dos moradores.

Por fim, economize o máximo de espaço com móveis de sala e cozinha! Instale um painel na parede para colocar a televisão e escolha uma mesa que seja possível regular seu tamanho, ou seja, aumentá-la ou diminuí-la a qualquer hora do dia.

Como fazer a decoração dos principais cômodos? 

Cada aposento do imóvel exige uma decoração de pequenos apartamentos específica, com mobílias de acordo com o estilo de decoração aplicado. Contudo, por se tratar de um espaço compacto, o ideal é que os móveis não sejam muito grandes a ponto de deixar o ambiente apertado.

É possível fazer uma decoração em apartamentos pequenos sem precisar gastar muito, deixando-o agradável e aconchegante. A seguir, fique de olho em algumas sugestões a respeito de como deixar cada ambiente do imóvel com a sua cara!

Sala: o ambiente principal de um apartamento 

A sala é o ambiente principal de um apartamento, pois nele você recebe seus amigos e familiares durante confraternizações e reuniões. Atualmente, o conceito desse ambiente tem passado por uma modificação e, nos imóveis pequenos, estão cada vez mais sendo integrados com os demais cômodos.

Como consequência, a decoração também tem passado por modificações para atender o estilo de vida atual do paulistano. Ambientes lotados de móveis estão cada vez mais cedendo espaço para aqueles simples com apenas sofá e televisão.

Devido ao tamanho do apartamento, recomenda-se apenas o uso de sofá de dois ou três lugares e um painel de parede para fixar a televisão. Os apetrechos e acessórios decorativos podem ser colocados em nichos nas paredes.

Para uma amplitude, o ambiente pode ter suas paredes pintadas com cores claras e nelas a presença de espelhos, dando a impressão de uma sala maior. Recomenda-se tintas com tons próximos ao branco, como marfim ou verde clarinho.

Cozinha: decore de forma inspiradora 

As cozinhas dos apartamentos novos estão cada vez menores, a ponto de haver espaço apenas para a instalação de uma pia, geladeira e fogão ou cooktop. Por isso, é muito importante que sua decoração esteja de acordo com a mobília cada vez mais enxuta.

Armários embutidos planejados são muito usados nas cozinhas modernas, pois, além de economizar espaço, possuem uma maior capacidade para servir de dispensa graças às suas diversas divisórias.

Outro acessório que está conquistando cada vez mais o gosto dos brasileiros são os famosos cooktops, um fogão feito de vidro instalado sobre a pia. Seu modelo mais conhecido é o de cor preta, entretanto também pode ser encontrado em aço inox.

Por fim, você pode substituir a mesa por um simples balcão embutido no armário e desmontável de forma prática, economizando ainda mais espaço na cozinha.

Dormitórios: aconchego e conforto para você

O dormitório é o ambiente perfeito para descansar e fazer algumas horas de sono com o intuito de recuperar as energias. Por essa razão, é importante esse cômodo transmitir sensações de paz e aconchego, aliviando as tensões do dia a dia.

Ao decorá-lo, recomenda-se pintá-lo com cores claras, destacando a mobília que também pode ser de uma coloração leve. Além disso, um ambiente com essas características dá a impressão de amplitude.

Prateleiras são bem-vindas nos dormitórios, pois nelas você pode colocar alguns porta-retratos, bem como acessórios de decoração específicos para um ambiente de descanso.

Para desocupar espaço no chão, deixe os criado-mudos suspensos ou, se possível, embutidos ao guarda roupa planejado.

Banheiro: um ambiente para relaxar 

Os banheiros também merecem uma atenção especial quando o assunto é decoração. Existem diversas opções de design para esse ambiente, de forma a deixá-lo com uma beleza ímpar.

Hoje em dia, os tradicionais revestimentos são acompanhados por pastilhas de vidro ou cerâmica produzidas de diversas cores e que podem ser instaladas de forma discreta na parede, dando um charme ainda maior.

Armários e prateleiras podem ser usados como dispensa de produtos de higiene pessoal e, na maioria das vezes, são embutidos aos gabinetes.

As portas de madeira cada vez mais vem dando lugar às sanfonadas, pois economizam espaço e são fáceis de limpar.

Existem diferentes maneiras de criar uma decoração de apartamento pequeno! Mas, antes de colocá-las em prática, que tal um apartamento novo? Acesse o site do Meu Imóvel e confira nossas opções!