Lavar roupas é uma das tarefas mais comuns do cotidiano dos donos de casa,, pois nesse processo ocorre a eliminação de toda a sujeira e bactéria presente nas vestimentas. Normalmente, os moradores de prédios compactos, realiza esse processo em uma lavanderia de apartamento pequeno com toda a higiene necessária.

Um espaço compacto, quando bem organizado, é capaz de oferecer o máximo de aconchego e conforto para você executar as atividades rotineiras sem maiores problemas. Por isso, em uma lavanderia pequena e simples é preciso haver o mínimo de móveis possíveis para, assim, aproveitar ao máximo sua extensão.

Confira a seguir, algumas dicas e sugestões preparadas pelo Meu Imóvel sobre como organizar uma área de serviço, bem como decorá-la no estilo que melhor lhe agrada!

O que deve ter em uma lavanderia pequena? 

Ao montar uma lavanderia de apartamento, é preciso saber quais móveis e eletrônicos devem ser montados no espaço, para haver um maior aproveitamento do mesmo e não colocar coisa demais nele.

Na atualidade, é praticamente impossível pensar em uma área de serviço sem esses itens, que deixam o dia a dia mais prático e facilita a realização do processo de lavar roupas. Conheça os principais itens de uma lavanderia!

Máquina de lavar 

A máquina de lavar é um eletrônico presente na maioria das lavanderias e é uma grande aliada na hora de tirar toda a sujeira de uma roupa, sem ser preciso fazer grandes esforços esfregando-a.

Desde tanquinhos com capacidade de 4 kg, até equipamentos maiores de 10 ou 12 kg, a lavadora também possui a função de centrifugar, ou seja, dar uma pequena enxugada nas vestimentas quando a lavagem estiver concluída.

Existem algumas máquinas que possuem compartimentos específicos para colocar quantidades ideais de sabão e amaciante, dando aquele cheirinho gostoso tão requisitado em seu vestido, blusa e calça.

Tanque 

Fabricado em cerâmica ou plástico, o tanque é o item mais famoso das lavanderias brasileiras, pois nele está a origem de lavar roupas em casa, sem ser preciso utilizar água do rio, como outrora.

No tanque, você consegue esfregar uma roupa manchada com algo difícil de limpar, por meio da escova e do já conhecido exercício braçal. Além disso, ele é perfeito para a lavagem de roupas íntimas sensíveis que requerem um maior cuidado.

Se você pensa que as funções do tanque param por aí, está muito enganado. Geralmente colocado ao lado da máquina de lavar, nele pode ser instalado um cano interligando-o a lavadeira, permitindo o escoamento de toda a água sem molhar em nada o chão do ambiente.

Varal 

Um item bastante utilizado em uma lavanderia de apartamento é o varal. Como se sabe, nele são estendidas as roupas molhadas até quando as mesmas estiverem secas e prontas para receber a visita do ferro de passar.

Por se tratar de um ambiente pequeno, o mais recomendado são os famosos varais de teto, instalados com quatro ganchos, permitindo com que a roupa seque rapidamente graças a ação do vento.

Contudo, hoje em dia existem diversos modelos de varais específicos para lavanderia pequena de apartamento, que oferecem toda a praticidade desejada. Por exemplo, há aqueles voltados apenas para roupas íntimas, os de parede flexíveis e também os de chão.

Como organizar uma lavanderia de apartamento?

Uma lavanderia de apartamento pequeno precisa ser organizada de modo com que todos os móveis e eletrônicos possam se encaixar perfeitamente e ainda sobrar espaço para uma melhor circulação de pessoas.

Antes de mais nada, é preciso saber o que você pretende guardar dentro da área de serviço e quanto espaço isso irá ocupar dela. Geralmente, armazenamos vassouras, panos de limpeza, sacos de lixo, tábua de passar roupa, aspirador, baldes e produtos de limpeza.

Feito isso, chegou a hora de separar esses itens por categoria nos armários e dispensas do local. Geralmente, as prateleiras superiores servem para guardar os panos e produtos de limpeza, enquanto as laterais são feitas justamente para abrigar a vassoura, a tábua e o aspirador.

Antes de colocar as roupas na máquina, separe-as cuidadosamente a ponto de nenhuma peça manchar a outra. Ao executar essa tarefa, utilize um cesto com divisória feito especialmente para manter as roupas claras longe das escuras e vice-versa.

Vale ressaltar que as cores do cesto e dos armários podem variar de acordo com o estilo de decoração a ser dado para sua lavanderia planejada de apartamento.

Sugestões criativas de como aproveitar espaço em uma lavanderia

A criatividade do ser humano não tem limites quando o assunto é aproveitamento de espaço em um apartamento pequeno. Até mesmo pequenos espaços onde você pensa que não cabe nada, é possível colocar algum objeto.

Uma das ideais é instalar nichos e prateleiras nas paredes da lavanderia, permitindo que você possa guardar suas roupas até elas serem passadas e alguns materiais de limpeza usados constantemente.

Ao invés de uma porta, que tal usar uma cortina e separá-la do cômodo ao lado? Existem diversas estampas para você utilizar de forma barata e prática. Há ainda a opção da porta de correr, usada pelas pessoas não simpatizantes aos famosos batentes e guarnições.

A máquina de lavar pode ser facilmente embutido embaixo do armário, economizando ainda mais espaço na lavanderia. Nesses casos, o móvel pode ser planejado para que a lavadeira se encaixe perfeitamente sob ele.

Existem diversas formas de organizar e decorar uma lavanderia fazendo uso dos principais itens dessa área do apartamento. Hoje em dia, diversos imóveis são constituídos por uma. Encontre o ideal para você! Acesse já o site do Meu Imóvel!