No desafiador universo da busca por um novo lar, cada fase da vida apresenta seus próprios desafios únicos. Seja para pais que desejam criar suas famílias em um ambiente seguro, estudantes em busca de um refúgio acadêmico, ou idosos procurando por um espaço que atenda às suas necessidades específicas, a jornada em direção ao imóvel ideal se reveste de nuances distintas.

José Eduardo Machado, CFO e co-fundador do Meu Imóvel, plataforma de venda de imóveis em São Paulo, ressalta que em um mercado tão diversificado, é crucial considerar fatores além do aspecto financeiro ao escolher uma propriedade, levando em conta as necessidades específicas. “Segurança e localização são elementos-chave nessa busca. Olhar além do preço é fundamental para tomar uma boa decisão”, destaca.

Para simplificar essa busca e torná-la mais eficaz, Machado compartilha dicas valiosas para esses grupos específicos da sociedade. Estas visam não apenas a simplificação do processo, mas também assegurar que cada passo em direção ao novo lar seja calculado e bem informado. Abaixo, listamos algumas dicas essenciais para aprimorar sua jornada na busca pelo imóvel ideal:

Para idosos:

  1. Acessibilidade é fundamental: certifique-se de que o imóvel é acessível para idosos, com poucos ou nenhum degrau, corrimãos seguros e outras adaptações para garantir uma locomoção tranquila.
  2. Proximidade de serviços de saúde: busque uma localização próxima a serviços de saúde, como hospitais e clínicas, garantindo assistência médica acessível em momentos necessários.
  3. Segurança reforçada: opte por imóveis com medidas de segurança aprimoradas, como sistemas de vigilância e portarias 24 horas, proporcionando uma sensação constante de segurança.

Para pais com crianças pequenas:

  1. Proximidade de escolas e creches: escolha um local com fácil acesso a boas escolas e creches, garantindo uma educação de qualidade para seus filhos.
  2. Áreas de recreação infantil: busque bairros com parques, áreas de lazer e playgrounds, proporcionando espaços seguros para as crianças brincarem e interagirem.
  3. Proximidade de serviços essenciais: escolha uma localização com fácil acesso a serviços essenciais, como supermercados e hospitais, facilitando o dia a dia com os pequenos.

Para estudantes:

  1. Proximidade da instituição de ensino: escolha um imóvel próximo à instituição de ensino, facilitando o deslocamento diário e economizando tempo.
  2. Acesso ao transporte público: Verifique a proximidade de pontos de transporte público para garantir uma locomoção fácil e acessível, especialmente para quem não possui veículo próprio.

Custo de vida na região: Avalie o custo de vida na área escolhida, considerando não apenas o aluguel, mas também despesas como alimentação e transporte.