O apartamento colorido tornou-se uma tendência para quem gosta de praticar a criatividade na hora de montar o lar. Uma decoração bem feita pode deixar o cotidiano mais alegre e confortável, mostrando muito da personalidade do morador.

Quer saber mais sobre como decorar seu apartamento usando cores? O Blog Meu Imóvel apresenta um conteúdo especial sobre esse tipo de decoração e ensina como a coloração pode influenciar o modo como um ambiente é visto.

A influência das cores no dia a dia de um apartamento

Um ambiente colorido pode transmitir sensações tanto para quem mora quanto para quem visita o apartamento. Ao escolher qual combinação de cores pretende usar na hora de decorar, é importante prestar atenção em como elas conversam entre si e qual temperatura dão ao cômodo.

É sempre bom lembrar que as cores primárias são bases, já que não conseguem ser feitas por meio da mistura de outras colorações. Então, o azul, o vermelho e o amarelo servem para criar tons, enquanto a quantidade de cada um na mistura determina a temperatura da cor obtida.

Cores frias

As cores frias remetem à ideia da sensação do mar, do vento e de fenômenos naturais. O verde, o azul e o violeta têm essa característica, mas cada um transmite um sentimento diferente.

O azul representa a tranquilidade e dá segurança às pessoas, oferecendo um visual mais limpo ao ambiente. Já o verde passa a ideia de frescor, deixando o cômodo mais harmônico. Por fim, o violeta tem uma cara mais romântica e dá um toque mais jovial ao local.

Cores quentes

Já as cores quentes passam a ideia de calor e fogo, sendo bastante associadas ao Sol. O amarelo, o laranja e o vermelho pertencem a essa categoria. Assim como as frias, cada uma delas transmite um sentimento diferente.

O amarelo traz a ideia de alegria e otimismo, animando o cômodo. O laranja passa entusiasmo, dando uma sensação de dinamismo ao ambiente. Já o vermelho representa ação e disposição para realizar algo.

apartamento coloridoCombinação de cores na decoração de um apartamento

Ao escolher a paleta de cores que vai ser a base do apartamento colorido, é interessante se basear na personalidade do morador do imóvel. Afinal, a decoração deve passar a ideia de quem o dono é, deixando-o confortável no lar.

Utilizar cores análogas, ou seja, em tons parecidos, vindos da mesma cor básica, deixa o ambiente mais harmonioso e padronizado. Porém, exercendo a criatividade, o morador pode variar tons frios e quentes em cômodos diferentes, deixando o apartamento mais colorido.

As lojas especializadas oferecem várias opções de cores de tinta para parede além das que já são padrões no mostruário. Inclusive, muitos estabelecimentos disponibilizam máquinas para fazer tons mais personalizados, que sigam exatamente as preferências do cliente.

Se você ainda estiver em dúvida sobre como harmonizar as cores e escolher melhor a cartela a ser utilizada, pode contratar um design de interiores que vai ajudar a deixar os ambientes mais bonitos, de acordo com as suas necessidades.

Outros jeitos de usar as cores

Hoje, o que não faltam são opções de decoração para apartamento colorido. Uma alternativa para quem não quer investir na pintura é utilizar papéis de parede que possuem vários padrões coloridos ou não. Esse tipo de produto está disponível tanto em lojas de construção quanto em estabelecimentos especializados em decoração, com preços variando de acordo com tamanho e figura.

Contratar um artista para fazer um mural colorido é outra escolha para quem quer um apartamento colorido totalmente personalizado. Em quartos infantis, pode haver um mural lúdico, enquanto uma ilustração mais abstrata fica ótima na sala de estar. Geralmente, esse serviço é calculado pelo metro quadrado.

Pisos coloridos também deixam o ambiente mais alegre. Eles podem ser o detalhe de coloração do cômodo ou até complementar uma parede já colorida. O preço baseia-se na quantidade e no material escolhido. Alguns exemplos são os ladrilhos, as pastilhas e os azulejos.

Decorando um ambiente colorido

Os móveis podem seguir a paleta de cores escolhida para o ambiente. É possível combinar uma parede branca com um sofá numa cor diferente ou até usar cortinas coloridas, variando o tom já estabelecido no cômodo. Os objetos são os melhores amigos da decoração.

Outro detalhe de cor são as plantas. Ao montar um pequeno jardim no seu apartamento, utilizando espécies que combinam com vasos ou móveis, você pode seguir as cores do ambiente ou deixá-las como o ponto colorido da decoração.

As portas também podem ser parte da decoração. A porta colorida para apartamento deixa o ambiente mais uniforme, dando uma sensação de profundidade.

apartamento colorido

Uma parede branca pode ser colorida pela presença de quadros decorativos. Existem vários modelos desses objetos, com diferentes temáticas. Você pode fazer uma decoração com cartazes de filmes antigos ou até figuras com lettering que passam mensagens positivas para o dia a dia.

Encontre mais dicas de decoração no Blog do Meu Imóvel

Gostou de como você pode exercer sua criatividade para deixar seu apartamento colorido? Aproveite e confira as publicações de outros assuntos relacionados ao mercado imobiliário no Blog Meu Imóvel.