Morar em um apartamento tem várias vantagens, inclusive, a praticidade. Contudo, o espaço limitado pode ser um problema para quem deseja fazer cultivo de plantas e flores, por exemplo. Mas, mesmo assim, é possível criar um cantinho verde na sua varanda. Veja a seguir como fazer um jardim pequeno.

Jardim pequeno está ganhando cada vez mais notoriedade

como-fazer-um-jardim-pequeno

Por diversos motivos, atualmente, está cada vez mais comum encontrar residências pequenas. Antes, onde grandes casas ganhavam as ruas das metrópoles, hoje são os apartamentos de 30 m² que se popularizam.

Com isso, algumas coisas acabaram mudando — ou se adaptando — por conta do espaço mais limitado. Os quintais estão cada vez mais raros, a decoração com muitos móveis caiu em desuso e o espaço de diversão com os amigos e familiares passou a ser compartilhado com os demais moradores de um residencial.

Porém, muitas outras coisas puderam ser adaptadas, para oferecerem o mesmo conforto, como é o caso dos jardins. Mesmo pequenos, eles são capazes de levar a alegria e a cor esperada para a residência. Mas como fazer um jardim para apartamento pequeno?

Espaços para fazer um jardim pequeno

Atualmente, espaços como varandas de 8 m², vãos embaixo de escadas e algum cantinho iluminado da sala bastam para se fazer o cultivo de espécies verdes. Em locais onde há uma parede livre, inclusive, há a possibilidade de criar um belo jardim vertical no apartamento.

Para criar os pequenos espaços verdes no seu apartamento, é importante seguir um passo a passo simples. Dessa forma, é possível manter a ordem dos pensamentos e aproveitar da melhor maneira possível todo o ambiente.

Planeje-se

Estude o ambiente no qual pretende fazer o jardim. Para isso, analise quais as melhores opções de acomodação das plantas, se plantadas no solo ou em vasos, além da incidência de Sol no ambiente. Assim, será possível escolher as melhores plantas e flores para o espaço.

Importante: é preciso que esse espaço tenha um pouco de incidência solar. Mesmo tratando-se de espécies de plantas para a área externa, é preciso, ao menos, um pouco de luz solar para que sua sobrevivência seja garantida.

Escolha as espécies

Para saber como fazer um jardim pequeno ideal, é preciso mais do que compor o ambiente com cores e decoração. A escolha das espécies é de grande importância. Algumas plantas, por exemplo, se desenvolvem melhor em locais iluminados, enquanto outras não demandam rega frequente.

Escolhendo o espaço em que deseja criar o seu jardim pequeno, é necessário pesquisar pelas espécies ideais para as condições oferecidas pelo ambiente em que ficarão — se é um local mais frio, se há forte luz do Sol e afins.

Pense no design

Com o espaço e as plantas definidas, é o momento de pensar no design do ambiente. Ele será mais colorido, com a presença de flores? Ou serão trabalhadas apenas as escalas de verde? Imagine como ficará o local para começar a planejar os vasinhos e os demais fatores que ajudarão a embelezar o seu jardim pequeno.

como-fazer-um-jardim-pequeno

Uma dica é utilizar vasos decorativos, sejam eles coloridos ou de cimento. As formas deles também contribuem muito na composição da área verde. Outra dica é utilizar cascalhos, pedras e seixos. Além de formarem uma forração seca, eles dão uma beleza rústica e única para o local.

Se for possível, é válido incluir banquinhos de madeira e demais móveis no jardim. Assim, é possível deixar o espaço ainda mais aconchegante e receptivo, tanto para o morador da casa quanto para os visitantes.

Há, ainda, a opção de criar áreas verdes diferenciadas, como fazer um jardim vertical. Neste caso, é possível aproveitar aquela parede que está vazia e que seria ideal para dar mais vida ao ambiente.

Espécies perfumadas

Um jardim não precisa ser composto, necessariamente, de plantas e flores convencionais. É possível incluir algumas ervas, como alecrim e manjericão, entre as demais espécies. Além de embelezar e dar um toque especial no seu jardim, o perfume dessas plantas invadem a casa e proporcionam um agradável frescor à residência.

Acompanhe as dicas do Blog Meu Imóvel

Gostou das dicas de como fazer um jardim simples e pequeno no seu apartamento? Então, que tal acompanhar as publicações do Blog Meu Imóvel e ficar por dentro de outras sugestões de composição de ambientes? Aqui, você encontra informações para ter uma casa sempre moderna, confortável e funcional. Confira!