De maneira simplificada, a permuta de imóveis é uma troca de imóveis de mesmo valor, dispensando a necessidade de pagamentos em espécie. A prática pode ser realizada com terrenos, casas ou apartamentos.

Esse tipo de negociação ainda não é algo comum no Brasil, mas tem ganhado espaço aos poucos, especialmente entre os investidores do ramo imobiliário. Para entender melhor como funciona a prática, confira a seguir o conteúdo que o Blog Meu Imóvel preparou sobre o assunto.

A permuta de imóveis

Para quem deseja fazer negócios imobiliários vantajosos e com menos burocracia, é importante saber o que é a permuta de imóveis e como essa troca funciona. Esse tipo de negociação pode ser feito de diversas maneiras, como:

  • Trocando um imóvel por outro similar (trocar apartamento por apartamento ou terreno por terreno, por exemplo);
  • Trocando um imóvel por outro de mesmo valor (trocar casa por apartamento ou apartamento por terreno, por exemplo),
  • Trocando um imóvel por um de maior valor, onde a diferença é acertada em espécie (fazer permuta de imóveis com valores diferentes).
permuta de imoveis

A grande vantagem da permuta é não precisar ter dinheiro em mãos ou enfrentar a burocracia de financiamentos imobiliários para trocar de residência. Além disso, para quem precisa se mudar com urgência, essa pode ser uma solução mais rápida e simples para seus problemas.

Além disso, é possível fazer algumas negociações que sejam vantajosas financeiramente para ambos os lados. Um exemplo seria trocar terreno por um apartamento que alguma construtora tenha interesse em construir em sua propriedade.

No entanto, a grande vantagem de todas é a isenção de declaração do novo imóvel no Imposto de Renda. Mas atenção! Só não há a necessidade de declarar a propriedade em caso de troca sem torna (pagamento de diferença em espécie).

No caso de permuta com torna, é necessário que a pessoa que recebeu o valor o declare no Imposto de Renda. No caso de ser uma propriedade de até R$ 440 mil, mesmo com a torna, é aplicada a lei do Imposto de Renda, que isenta sua declaração.

Como fazer a troca

Assim como acontece nos casos de compra e venda, é necessário fazer um contrato de permuta de imóveis, garantindo a legalidade da negociação e a segurança de ambas as partes. No documento deve constar ainda o valor que foi acordado pelas duas partes, para que não haja possíveis desentendimentos a longo prazo.

Para fazer uma permuta imobiliária de maneira clara, é recomendável que se faça uma avaliação dos imóveis que estão em negociação. Assim, não haverá confusão quanto ao valor de cada um dos bens em questão.

Por se tratar de trocas de imóveis, é necessário fazer a escritura com as devidas atualizações. Essa ação custará, em média, 5% do valor da propriedade, além dos gastos com os demais registros exigidos pelo cartório.

Mantenha-se informado com o Blog Meu Imóvel

permuta de imoveis

Se você gostou de saber mais sobre a permuta de imóveis, não deixe de conferir os demais conteúdos do blog Meu Imóvel! Além de conteúdos como este, aqui você encontrará dicas de decoração, informações sobre o mercado imobiliário e os direitos de condôminos.

E se você está em busca de um novo lar, confira o catálogo do Meu Imóvel. Com base em seu perfil, oferecemos as residências que mais se aproximam de suas expectativas e necessidades. Confira agora mesmo!