Os apartamentos com varanda gourmet se popularizaram rapidamente. Esse é um conceito que está entre as principais vantagens apresentadas nos anúncios de vendas de novas unidades.

A ideia chegou rapidamente naqueles que compraram apartamentos sem uma varanda gourmet, seja pelo formato do projeto inicial ou por serem unidades mais antigas. Isso, no entanto, não impede a criação de uma área gourmet simples. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira a seguir!

O conceito de varanda gourmet

varanda gourmet

Antes de iniciar os projetos de reforma na área externa de seu apartamento é importante saber o que é varanda gourmet. Ela é uma extensão da sua casa, se tornando um ambiente propício para receber convidados e passar momentos agradáveis.

Por isso, é comum que haja churrasqueiral ou uma pequena adega na varanda gourmet, uma vez que o espaço pode ser um ótimo ambiente para comemorações privadas ou reuniões com poucas pessoas.

Ao contrário do que muitos possam pensar, é possível ter uma varanda gourmet pequena. Mesmo com os itens como churrasqueira e mesa, não é necessário muito espaço para criar o ambiente. Atualmente, o mercado oferece várias opções desses itens em tamanhos adaptáveis.

Varanda gourmet em prédios

Mesmo sendo algo comum atualmente, no caso de sua varanda ser tradicional é importante ter a autorização do condomínio para montar um espaço gourmet. Nem todos os residenciais estão preparados para receber esse tipo de ambiente, que pode acabar causando desconforto nos demais moradores, dependendo do caso.

Se você deseja reformar sua varanda transformando-a em gourmet, saiba que é possível aproveitar todos os espaços possíveis: desde as áreas menores, com 11 m², até as mais espaçosas.

No caso de uma área gourmet pequena, é recomendável utilizar churrasqueiras elétricas, por serem menores. Assim, é possível utilizá-la em cima de uma pequena pia, por exemplo. Uma adega também pode ser muito bem-vinda no ambiente, já que é um eletrodoméstico compacto e pode ser alocado embaixo da pia.

Se sua varanda for coberta, invista em uma televisão na parede ou em suportes que são presos ao teto. Quanto à mesa, invista em bancos. Eles ocupam menos espaço que as cadeiras e podem acomodar mais pessoas.

Varanda gourmet em casas

Apartamento com varanda gourmet não é uma exclusividade, como muitos podem acreditar. Em casas, é possível criar esse ambiente e, dependendo do espaço disponível, pode ser um ótimo local para a realização de festas.

Tanto em casas quanto em varandas gourmet grandes, de apartamentos localizados na cobertura, por exemplo, o ideal é criar uma ilha no ambiente. Assim, os convidados poderão ficar mais confortáveis. Invista, ainda, em um forno de pizza. Dessa forma, é possível agradar até os paladares mais exigentes com receitas variadas.

A decoração de uma varanda gourmet

varanda gourmet

Independentemente do espaço disponível, é ideal criar uma decoração que faça com que seus convidados se sintam confortáveis e acolhidos na varanda gourmet. Assim, quadros decorativos, papéis de parede com texturas divertidas e plantas são muito bem-vindas no local.

A descontração também pode ficar por conta das cores dos móveis. Trabalhe a criatividade nas cores dos móveis e objetos que estarão presentes em sua varanda gourmet decorada. Faça com que o ambiente seja descontraído e divertido.

Dicas de varanda gourmet é no Blog Meu Imóvel

Gostou de saber mais sobre as varandas gourmet? Então não deixe de acompanhar as publicações do Blog Meu Imóvel! Aqui você encontra informações sobre decoração, criação de ambientes e organização de espaços pequenos. Fique por dentro das novidades do mercado conosco!