A sala é um dos cômodos mais receptivos da casa, uma vez que é ela que abriga as conversas entre amigos e familiares, além de proporcionar momentos de descontração, como assistir a filmes e séries. Por isso, muito se busca sobre decoração de sala pequena, grande ou de demais condições.

Se você tem uma sala de estar pequena e está buscando dicas de decoração para tornar o ambiente mais confortável e receptivo às suas visitas, então, você veio ao lugar certo! O blog Meu Imóvel separou algumas dicas valiosas para criar um ambiente moderno e aconchegante, mesmo com pouco espaço. Confira.

Primeiro passo

decoração de sala pequena

Quando se planeja uma decoração para sala pequena, é comum pensar em várias limitações, como não poder utilizar uma mesinha de centro ou ter que evitar quadros e demais enfeites. Porém, é possível ter tudo o que você imagina no seu cômodo sem deixá-lo aspecto de “amontoado”.

O primeiro passo é ter a metragem exata do ambiente. Com isso, é possível fazer um projeto simples antes de comprar os móveis. As medidas te ajudarão, por exemplo, a saber qual o tamanho ideal para um sofá ou onde a televisão se alojará melhor. Além disso, demais mobílias também podem ser pensadas, como mesas e poltronas.

Atualmente, é possível encontrar alguns aplicativos que facilitam esse tipo de tarefa. Basta tirar foto do ambiente e planejar o espaço, com simulações de móveis, objetos e afins. Dessa maneira, você poderá ter um projeto de decoração de sala de estar pequena, sem a necessidade de contratação de profissionais.

Escolha das cores

As cores do ambiente influenciam, e muito, na impressão de amplitude do espaço. Quanto mais claras, maiores os cômodos parecerão. Porém, isso não quer dizer que você não possa ousar em algumas tonalidades, mesmo que apenas em uma parede ou na decoração.

Salas pequenas e modernas tendem a ter cores mais claras, especialmente, nas cortinas, para que o ambiente não pareça “sufocante”. Porém, caso você deseje trabalhar tons mais escuros, é possível combiná-los com o branco, em detalhes como almofadas, algum móvel menor ou, ainda, no tapete.

E por falar em cortinas

Na decoração de sala pequena, é recomendável que a cortina seja de tons claros e, se possível, ocupe toda a largura da parede. Além disso, é importante que o tecido seja mais leve, posto em um nível alto e que vá até o chão. Essa técnica faz com que o espaço pareça maior do que realmente é, além de contribuir com a sensação de aconchego e conforto.

Espelhos na parede

Os espelhos na parede são fundamentais em uma sala pequena decorada. Além de darem um ar mais moderno ao espaço, também contribuem com a sensação de amplitude do cômodo. Se possível, é recomendável preencher uma parede com os espelhos, que podem ser de variados formatos e recortes.

Outra dica que contribui para a composição moderna do espaço é a colocação de quadros e móveis mais baixos em frente ao espelho. É possível, ainda, trabalhar o contraste das cores. Desta maneira, por exemplo, se sua sala tem paredes claras, é possível colocar algumas plantas em verde mais escuro ou uma pequena mesa de tons escuros, como mogno, na frente da parede de espelhos.

decoração de sala pequena

Prateleiras

As prateleiras são as melhores amigas de cômodos menores. Logo, não seria diferente na decoração de sala pequena. Esses objetos são ideais para dar mais espaço aos itens decorativos do cômodo, além de oferecer uma sensação de ambiente mais organizado.

Ter objetos mais altos também contribui para a sensação de amplitude do cômodo. Para isso, as prateleiras da sala de estar podem ser aplicadas no painel da televisão, tanto ao lado do aparelho, quanto embaixo, para apoiar enfeites ou porta-controles, por exemplo.

Sala de jantar e estar

No caso de apartamento, a decoração de sala de estar e jantar pequenas tendem a se interligar. Neste caso, é recomendável utilizar mesas com tampos mais claros e cadeiras de tons mais escuros, por exemplo. Ou, então, pintar uma das paredes da sala de jantar com um tom mais escuro que a sala de estar. Assim, além de dar contraste, terá a sensação de dois ambientes separados.

Dicas de decoração é no Blog Meu Imóvel

Gostou das dicas de decoração de sala pequena? Então, não deixe de acompanhar as publicações do Blog Meu Imóvel! Aqui, você encontra dicas de composição de ambientes, além de se manter informado sobre os direitos de condôminos, locatários e afins. Confira agora mesmo!