Se você está a fim se de mudar para um apartamento novo com o intuito de aliviar todo o estresse e energia do imóvel antigo, que tal já ir pensando na decoração do seu futuro lar?

Uma das tendências cada vez mais usadas pelas pessoas é a cromoterapia, que consiste em equilibrar nossa mente por meio de diversas cores com funções distintas.

Se você deseja saber tudo sobre cromoterapia e as vantagens de usar suas técnicas na pintura e acabamento do apartamento, não deixe de conferir algumas dicas reservadas pelo Meu Imóvel!

O que é cromoterapia?

Basicamente, a cromoterapia é a terapia das cores, que possui o objetivo de fornecer cura a um determinado problema diante de sua total influência em nosso corpo.

A técnica foi inventada ainda no século XVIII, quando o então cientista alemão Johann Wolfgang Von Goethe descobriu a função de cada cor em nosso equilíbrio mental.

Esses tons foram descobertos após uma lâmpada de luz branca ser refletida em um prisma e, a partir daí, foi desmembrada em oito tons coloridos e neutros com significados diferentes entre si.

Seja na transmissão de tranquilidade, paz, alegria ou esperança, a cromoterapia ajuda muitas pessoas a entrarem em sintonia consigo mesmas. Um exemplo disso é que, atualmente, inúmeros centros espíritas a adotam para auxiliar quem ali está precisando de ajuda.

As vantagens da cromoterapia

Apesar de não ser reconhecida pela ciência, a cromoterapia tem ajudado e muito as pessoas que adotam suas técnicas e está totalmente relacionada a outras, como o Feng Shui e a astrologia.

Conheça abaixo quais os principais benefícios que a terapia das cores pode proporcionar a sua vida:

  • Oferece maior bem-estar às pessoas, mesmo diante de situações embaraçosas;
  • Estimula a pessoa a ser mais ativa e disposta;
  • Colabora na redução de insônias;
  • Promove uma melhor circulação do sangue nas veias e artérias;
  • Ajuda a reduzir o número de enxaquecas;
  • Regula o sistema nervoso central, ajudando a reduzir o estresse e ansiedade;
  • Minimiza os efeitos do cansaço corporal e psicológico,
  • Combate as energias negativas externas instaladas em seu apartamento.

O significado das cores na cromoterapia

São oito as cores da cromoterapia! Cada uma possui características únicas que promovem um equilíbrio de quem adota a técnica no acabamento de um apartamento novo.

  • Vermelho: ideal para ajudar a se livrar da depressão e demais doenças emocionais, pois é uma cor estimulante. Além disso, é a cor do amor e da paixão e serve para estimular a relação entre casais;
  • Amarelo: ao adotar a essa cor da cromoterapia na casa, automaticamente você a deixará vibrante, o que irá estimular ainda mais a inteligência e criatividade dos seus moradores;
  • Verde: a cor do equilíbrio e da esperança também é responsável por transmitir sensações de tranquilidade, eliminando todas as impurezas e energias negativas do ambiente;
  • Laranja: estimula a pessoa a tomar coragem diante de algumas situações e, por isso, acaba ganhando a função de regeneradora;
  • Índigo: auxilia no equilíbrio das energias de um ambiente, limpando-o e purificando-o de qualquer energia não relacionada ao bem;
  • Azul: responsável por transmitir tranquilidade e serenidade ao lar, o azul é ideal para aumentar a paciência e diminuir o estresse e ansiedade das pessoas, principalmente antes de dormir;
  • Branco: cor universal da paz, o branco oferece tranquilidade e pureza ao nosso corpo e mente,
  • Lilás: também conhecida como a cor da espiritualidade, o lilás promove o equilíbrio espiritual e auxilia na criação de uma barreira sobre um ambiente contra possíveis energias negativas.

As cores ideais para cada ambiente do apartamento

Agora que você já sabe os principais significados das cores cromoterápicas, chegou a hora de conhecer algumas maneiras de utilizá-las no planejamento da decoração do seu novo lar.

Sala de estar

Ambiente onde as pessoas descansam, assistem filmes e séries em família, a sala de estar pode receber pequenos toques de amarelo, pois estimula o diálogo entre as pessoas.

Por outro lado, o verde também é muito bem-vindo nesse cômodo, pois, por transmitir tranquilidade, ajuda as pessoas a recuperar as energias durante os momentos de relaxamento.

Sala de jantar

A hora da refeição costuma ser muito importante, por isso, o ambiente onde a mesma é realizada precisa receber todo o estímulo para abrir o apetite das pessoas.

Devido a isso nada melhor do que o amarelo na composição de suas paredes em conjunto com o verde, capaz de retirar toda a ansiedade e pressa enquanto você se alimenta.

Cozinha

De forma a incentivar a criatividade, o vermelho e o amarelo são perfeitos para criarem uma combinação nesse ambiente do imóvel.

Assim, você se sentirá estimulado e com inúmeras ideias para poder cozinhar com alegria e transmitir essa energia positiva em todos os seus pratos.

Dormitórios

Duas cores são perfeitas na composição desse ambiente: azul e lilás! Ambas oferecem tranquilidade e serenidade para você realizar excelentes horas de sono em um ambiente leve e totalmente livre de energias ruins.

Por fim, que tal investir em móveis brancos? Eles serão excelentes adornos a promoverem a paz nesse cômodo e oferecer todo o conforto necessário no recarregamento de suas energias para o dia seguinte.

Ambientes externos

Na entrada do seu apartamento, uma das dicas é fazer uso do lilás. Como essa cor ajuda a afastar todas as impurezas externas, nada melhor do que pintar a região com esse tom para impedir os fluídos negativos se adentrarem no seu imóvel.

Outra cor interessante para ser aplicada no hall de entrada é o amarelo. Responsável por transmitir alegria, todas as suas visitas poderão  perceber seu lar ainda mais acolhedor.

A cromoterapia é uma excelente terapia para aplicar em seu novo lar e deixá-lo em completa sintonia com a energia das cores. Mas, caso você ainda não tenha encontrado o apartamento ideal ao seu estilo de vida, não deixe de acessar o site do Meu Imóvel e dar uma olhada nas nossas opções de empreendimentos!