Quem casa, quer casa!”, provavelmente você já deve ter ouvido essa expressão de muitas pessoas que sonham com o tão famoso matrimônio.

Contudo, antes de dar entrada e financiar a casa dos sonhos, é preciso conhecer algumas dicas de como planejar suas economias a ponto de nenhum imprevisto adiar essa meta de vida. Além disso, alguns modelos de apartamentos são indicados para o casal levar uma vida tranquila com o máximo de aconchego.

Se você ficou interessado em saber tudo sobre quais são os apartamentos novos mais recomendados aos futuros casais, confira algumas dicas preparadas pelo Meu Imóvel!

Dicas de como planejar suas finanças para comprar um imóvel

O primeiro passo antes de financiar o primeiro apartamento é começar a guardar as economias todo mês e poder usá-las, posteriormente, como entrada na compra do imóvel.

Se você deseja saber como poupar dinheiro de forma rápida e segura, conheça a seguir, alguns conselhos importantes que irão te ajudar a planejar suas finanças antes do casamento!

Estabeleça limites de gastos na festa de casamento

A maioria dos casamentos atuais, mesmo não tendo cerimônia religiosa, costumam realizar festas após a assinatura das papeladas no cívil. Consequentemente, nesse evento, há um gasto excessivo com convidados, aluguéis de salão e buffets.

Por isso, uma dica aos que desejam economizar logo no primeiro dia de casamento é realizar uma solenidade mais simples e discreta, restrita apenas a familiares e amigos próximos. Além disso, caso prefira, não dê festa e guarde o dinheiro para viajar e ajudar no pagamento da entrada de um lar doce lar.

Procure recursos para obter renda extra no fim dos meses

Muitas vezes, o salário de um casal não é o suficiente para poupar uma graninha no fim do mês. Por esse motivo, fazer um freelancer ou trabalho terceirizado nas horas vagas pode te ajudar a guardar um pouco de dinheiro.

Trabalhar como manicure, revender cosméticos, produzir doces e bolos: toda ajuda é bem-vinda para aumentar seu rendimento mensal a ponto de conseguir fechar negócio em um imóvel.

Evite o consumismo! Gaste apenas com o necessário

Poupar dinheiro exige alguns sacrifícios, como eliminar o uso do cartão de crédito ao comprar alguma coisa em prestações longas sob juros. Para quem não sabe, esse pequeno pedaço de plástico é um dos maiores vilões na hora de provocar dívidas aos brasileiros.

Dando preferência por mecanismos à vista e no débito, alguns itens julgados superficiais podem ser deixados de lado quando o assunto é poupar dinheiro. O denominado consumismo, muitas vezes, faz as pessoas gastarem mais do que o salário e adquirir coisas apenas porque estão “na moda”.

Modestas compras mensais nos supermercados e redução de jantares em restaurantes são algumas dicas para quem deseja juntar o montante necessário e comprar um imóvel.

Invista seu dinheiro em aplicações a juros

Deixar o dinheiro parado em uma conta corrente pode não ser a melhor solução aos que desejam comprar apartamento na planta ou pronto para morar.

Nesse caso, uma solução para fazer seu montante crescer é investir em aplicações a juros com até 10% de lucro por mês sem nenhum risco de prejuízo.

Um exemplo de investimento com retorno a curto/médio prazo é o CDB (Certificado de Depósito Bancário), cujo rendimento pode ser prefixado, pós-fixado ou híbrido (mistura dos dois anteriores).

Na dúvida em qual modelo de aplicação escolher de acordo com seu perfil do casal, verifique quais são suas necessidades em relação ao prazo de retorno de cada alíquota. Feito isso, é só entrar em contato com o seu banco e efetuar o investimento.

Os tipos de apartamentos adequados para quem acabou de se casar

Geralmente, as pessoas que acabaram de se casar dão preferência à apartamentos de um quarto e uma área interna compacta de no máximo 70 m². Além desse cômodo, tais construções são compostas basicamente por cozinha, sala de estar, banheiro e, às vezes, varanda compacta.

Denominados padrão, esse tipo de imóvel possui todos os aposentos delimitados por paredes que facilitam a organização de todos os ambientes e seus mobiliários. Ainda, esse tipo de habitação é o mais fácil de ser encontrado nas grandes cidades e é o preferido por muitas pessoas.

Todavia, caso o casal tenha planejamento ter filhos, habitações de único dormitório talvez não sejam uma boa opção. Nesse caso, dois ou mais quartos podem ser uma solução para evitar mudanças posteriormente.

Já para os cônjuges que não planejam ter filhos e desejam ter um cantinho mais aconchegante, uma dica é optar por apartamentos lofts e studios. Neles, todos os cômodos são integrados em um único espaço de, no máximo, 50 m².

A resposta para o ditado “quem casa, quer casa” nunca foi tão fácil graças aos diversos imóveis adquiridos mediante planejamento financiamento. Mas, caso você ainda não tenha encontrado seu novo lar, acesse já o site do Meu Imóvel e confira nossas opções de empreendimentos novos!