Quando o assunto é sustentabilidade, existem inúmeras maneiras de colaborar para a salvação do nosso planeta. Dentre elas, está a arquitetura dos apartamentos novos, muitas vezes, pensados com projetos de iluminação natural.

Para quem não sabe, esse tipo de luminosidade é proveniente, na maioria das vezes, do sol. Além disso, proporciona anualmente US$ 1 bilhão em economia de energia dentre a população mundial.

Para saber mais sobre como escolher um imóvel com luz solar e suas principais vantagens, confira as informações que o Meu Imóvel preparou!

A importância da iluminação natural

Apesar de no século passado ser considerada menos importante em relação às demais fontes a eletricidade, atualmente a iluminação natural reconquista seu espaço no mercado em nome do ambientalismo.

Isso foi perceptível a partir do momento em que o homem descobriu que, apesar das demais fontes de energia possibilitarem mais facilidades, as mesmas agridem a natureza ao serem geradas.

Por esse motivo, inúmeros apartamentos novos adotam mecanismos de captação de iluminação natural na maior quantidade possível. Portanto, ao sair a procura de um imóvel, não esqueça de levar em conta essa característica!

Saiba a posição do sol em relação a construção

Uma das perguntas mais frequentes feitas por parte de quem deseja comprar uma nova habitação diz respeito a posição da edificação em relação ao sol. Muitas vezes, pode parecer o contrário, mas a intensidade solar da manhã é menor em relação à da tarde.

Contudo, independentemente do período, sua presença no interior do lar é essencial para evitar que o mesmo fique mofado e úmido.

Como o Brasil está localizado no hemisfério sul da terra, os raios solares podem ser intensos em imóveis situados na posição norte da bússola. Por isso, se você não curte muito o calor, é importante saber a posição do apartamento que pretende adquirir em relação a rosa dos ventos.

Geralmente, a sala e os dormitórios necessitam receber a visita do sol, pois são ambientes em que as pessoas costumam permanecer mais tempo. Já a cozinha, área de serviço e varanda são cômodos cuja incidência solar não precisa ser tão intensa a ponto de soltar os revestimentos das paredes e prejudicar os eletrodomésticos.

Vantagens de iluminação solar nos apartamentos

Existem inúmeras vantagens proporcionada pela iluminação natural de ambientes nas novas construções residenciais de forma a ajudar na preservação dos recursos naturais.

Além disso, caso o apartamento tenha o recurso da luz solar, é possível até criar uma mini-horta na varanda com o intuito de obter um pequeno espaço verde em casa.

1- Economia de energia elétrica durante o dia

Quando o assunto é poupar dinheiro, economizar eletricidade é um dos principais benefícios oferecidos pela iluminação residencial natural, possibilitando a presença da luz solar com mais intensidade.

Durante o verão, a economia de energia elétrica tende a ser mais perceptível pelas pessoas, pois, nesse período, o pôr do sol geralmente acontece mais tarde em relação ao inverno.

Para poupar eletricidade de maneira rápida e segura, confira abaixo algumas dicas que favorecem a redução de consumo no dia a dia:

  • Altere para o modo verão o funcionamento do chuveiro;
  • Evite abrir as portas da geladeira por várias vezes em seguida;
  • Instale lâmpadas de LED em substituição às incandescentes e fluorescentes em todo o apartamento;
  • Acione o modo stand by nos eletrodomésticos e eletrônicos,
  • Espere juntar o máximo de roupas possível antes de ligar a máquina de lavar e o ferro.

2- Melhor qualidade de vida dos moradores

Muitos não sabem, mas o sol é uma importante fonte de vitamina D em nosso organismo e sua falta pode colaborar no enfraquecimento dos ossos e, consequentemente, provocar a osteoporose.

Por isso, ao comprar imóveis com iluminação natural, além de deixá-lo em perfeita harmonia com o meio ambiente, seus problemas de saúde tendem a diminuir, segundo pesquisa do portal Saúde Controle.

Aos que trabalham em home office, a produtividade e o rendimento do trabalho podem crescer, pois, o sol contribui para a diminuição da sonolência em nosso organismo, segundo a medicina chinesa.

3- Beleza e iluminação natural: a combinação perfeita

Por fim, a iluminação natural é responsável por deixar todos os cômodos dos apartamentos mais bonitos e menos artificiais, principalmente durante o dia.

Para aproveitar ao máximo a luminosidade proveniente do sol e também obter mais segurança, uma dica é envidraçar ao máximo o imóvel, principalmente na varanda e na sala. Mas lembre-se: não esqueça de conferir se tais alterações da habitação não infringe as regras condominiais.

Completando o estilo de decoração, que tal pintar as paredes com tons claros e neutros? Assim, além de ter a sensação de amplitude de espaço, é possível deixar o ambiente mais leve a ponto de se perceber a energia solar com mais intensidade.

Graças à tecnologia aplicada nas construções dos novos empreendimentos, é possível poupar os recursos naturais e aproveitar ao máximo a energia proveniente do sol. Por isso, se você está a procura de um apartamento, acesse o site do Meu Imóvel e confira opções de apartamentos cuja luminosidade solar sempre se fará presente!