Durante os dias mais quentes do ano, é natural as pessoas preferirem tomar banhos mais de uma vez ao dia para se refrescarem. Entretanto, isso pode acarretar em um aumento do valor da conta de energia elétrica, principalmente se atingir a conhecida bandeira vermelha.

Além das duchas constantes, outras atividades cotidianas simples acarretam em um gasto maior de eletricidade. Por essa razão, o Meu Imóvel selecionou algumas dicas sobre como economizar energia elétrica no verão e prevenir seu bolso das contas altíssimas. Confira!

Regule o chuveiro no modo verão

Não existe nada melhor do que tomar uma ducha após um dia longo de verão não é? Contudo, sabia que é possível dar esse presente a si mesmo e economizar energia de um chuveiro ao mesmo tempo?

Apesar de recomendarem banhos curtos de, no máximo, dez minutos, existe a possibilidade de regular o chuveiro no modo verão. Assim, ele irá aumentar o jato de água fria a cair sobre seu corpo e, ao mesmo tempo, economizar em torno de 30% de energia.

Para o banho ficar ainda mais intenso, uma dica é limpar com um palito de dente ou agulha todos os buracos por onde a água sai. Muitas vezes, esse pequenos furos ficam sujos de terra impedindo uma melhor vazão do líquido.

Por fim, se seu chuveiro está com a resistência queimada, o ideal é trocá-la por uma nova, pois os remendos nela feitos podem desperdiçar muita energia.

Verifique se a geladeira está funcionando corretamente

Geladeiras com borrachas da porta gastas tendem a consumir mais energia. Por isso, recomenda-se o teste do papel: coloque uma folha entre a porta e o borrachão e, ao puxá-la, verifique se a mesma se desprende com facilidade ou não.

Caso sua geladeira não seja frost-free, ou seja, que não descongela automaticamente, atente-se em  fazer seu degelo periodicamente. Quanto mais gelo acumulado em seu interior, mais energia será desperdiçada durante seu funcionamento.

Aquela velha mania de colocar roupas molhadas para secar na grade traseira do refrigerador é uma das grandes vilãs no consumo de energia. Por isso, evite ao máximo executar essa tarefa pois, além de forçar e esquentar demais seu motor, o risco de incêndio acaba sendo maior.

Ao terminar de cozinhar, abra suas portas apenas uma vez para guardar todos os alimentos. Quanto mais vezes uma geladeira for aberta, mais eletricidade ela irá gastar.

Além disso, ao instalar o eletrônico na cozinha, dê preferência para espaços ventilados, com grande luminosidade e longe das chamas de um fogão.

Dê preferência para lâmpadas de LED

Lâmpadas incandescentes e fluorescentes costumam gastar mais energia elétrica, além de esquentarem o ambiente rapidamente. Por isso, ao iluminar seu apartamento, dê preferência às lâmpadas de LED, que gastam menos energia e possuem maior durabilidade.

Para uma perfeita combinação entre um cômodo e sua iluminação, uma dica é pintar as paredes com tintas claras para proporcionar uma maior amplitude.

Quando os lustres ou plafons estão sujos, suas lâmpadas tendem a iluminar menos, devido a uma barreira de poeira formada no objeto. Por isso, o ideal é fazer sua manutenção e limpeza periodicamente e evitar maiores transtornos.

Contudo, a lâmpada de led economiza se você fizer sua parte! Ao sair de um ambiente, apague todas as luzes e evite ao máximo deixá-las acesas durante o dia. Dê preferência para a luminosidade externa do sol, que se põe mais tarde durante o horário de verão.

Junte o máximo de roupas antes de ligar o ferro

Ao usar o ferro, evite ao máximo ligá-lo mais de duas vezes na semana. Assim como o chuveiro, este aparelho consome  110V, ou seja, é um dos grandes vilões da sua conta de energia.

Assim como no momento de lavar, espere amontoar uma grande quantidade de roupa antes de acionar o ferro, tendo em mente sempre a redução do consumo de eletricidade.

Outra dica de economia de energia com ferro é escolher quais as peças a serem passadas primeiro. Nesse caso, dê preferência aos tecidos que precisam de maior calor para desamassar; os demais, podem aproveitar o ferro ainda quente, mas desligado.

Utilize o ar-condicionado corretamente

Uma das soluções preferidas no controle das elevadas temperaturas, é instalar ar-condicionado nos apartamentos novos, que, muitas vezes, já vem com a instalação pronta para comportar esse aparelho.

Entretanto, ao colocá-lo em funcionamento, lembre-se de fechar todas as portas e janelas para evitar a entrada do ar quente proveniente da rua. Caso contrário, ele irá gastar mais energia elétrica ao manter uma temperatura baixa no ambiente.

Para economizar com ar-condicionado, evite deixar dois aparelhos próximos ligados simultaneamente. Na maioria das situações, quando bem regulado, apenas um é o suficiente.

Antes de dormir, ligue o ar por trinta minutos e, após isso, desligue-o e coloque em funcionamento um ventilador de chão ou de teto. Deixar o ar refrigerado ligado durante toda a noite, só irá gastar energia – e ainda te deixar resfriado!

Deixe os eletrodomésticos em stand by

Muitos aparelhos eletrônicos, como os televisores, possuem a função de desligamento automático. Isso significa que, caso você durma no meio da novela, ele irá encerrar suas atividades repentinamente após ser programado com antecedência.

Retirar os eletrodomésticos da tomada também é muito importante, pois, mesmo estando desligado, ele está conectado a uma fonte de energia.

Outra dica com relação a aparelhagem do apartamento é não fazer uso de extensões ou benjamins para conectar dois ou mais eletrônicos em uma única tomada. Isso provoca um aumento no consumo de eletricidade e, devido a quentura do verão, o risco de um curto-circuito é muito grande.

Agora que você já sabe como economizar energia, não deixe de conferir no site do Meu Imóvel as diversas opções de empreendimentos novos adaptados para reduzir o consumo de eletricidade!