Muito usado em apartamentos, o gás encanado está cada vez mais ganhando espaço no mercado devido a sua praticidade e melhor relação custo-benefício.

O gás encanado possui algumas particularidades quanto ao seu modo de funcionamento e quais os gases apropriados para percorrer a tubulação. Por essa razão, o Meu Imóvel selecionou algumas informações para você conhecer tudo sobre o assunto. Confira!

Tipos de gás encanado

Existem dois tipos de gás encanado em condomínio: o GLP, presente nos botijões instalados no térreo do edifício; e o natural, proveniente das ruas e mais sustentável.

O gás comercializado em botijões é do tipo GLP (gás liquefeito de petróleo), ou seja, pode ser facilmente transformado em líquido diante de grandes pressões, formando assim, o conhecido bujão.

Esse gás é feito com uma mistura de hidrocarbonetos gasosos ou petróleo refinado e, por essa razão, costuma ser mais pesado em relação ao natural. Além disso, ele não possui estabilidade, ou seja, suas chamas podem estar mais altas ou baixas, dependendo da situação.

Já o gás natural é resultante da combinação de hidrocarbonetos gasosos presentes em combustíveis fósseis. Sua chama costuma ser mais equilibrada e forte em relação ao anterior.

Como é feita a instalação nos novos condomínios?

O gás encanado é instalado pela construtora dos apartamentos novos, por meio de tubulações de cobre ou aço carbono, antes de entregar as chaves aos futuros moradores.

Alguns condomínios canalizam o gás de forma individual, ou seja, cada apartamento possui a sua própria instalação. Nesse caso, é utilizado o gás natural proveniente da rua ou uma bateria de botijões com gás GLP instalada no térreo da edificação.

Entretanto, existem casos em que a construtora o instala de modo coletivo, isto é, todos os moradores usam a mesma fonte – um botijão GLP – para canalizar o gás até o imóvel.  

Principais vantagens do uso de gás natural encanado

Apartamento novo com gás encanado natural é sinônimo de inúmeras vantagens, pois, além de ser mais econômico na maioria das situações, ele acaba sendo mais sustentável. A seguir, seus principais benefícios:

  • Costuma ser mais prático, pois o mesmo não corre o risco de acabar inesperadamente a ponto de você não ter como cozinhar;
  • Não é só no fogão que o gás pode ser usado. Ele também é útil em aquecedores, chuveiros, dentre outros aparelhos domésticos;
  • Produz menor quantidade de dióxido de carbono e pouquíssima quantidade de dióxido de enxofre, colaborando para um planeta mais sustentável,
  • Aumenta a vida útil de um fogão, pois o gás natural não desgasta suas bocas intensamente.

Cuidados ao ter gás encanado em apartamento

Gás encanado é perigoso caso alguns cuidados não sejam tomados para não haver vazamentos em suas tubulações. Caso contrário, pode provocar intoxicação e pequenas explosões ao longo de todo o edifício.  

O ideal é que a empresa que realizou a instalação faça uma manutenção constante de todas as tubulações do condomínio, evitando ferrugens que podem danificar sua estrutura.

Caso presencie algum vazamento, a primeira coisa a ser feita é fechar todas as válvulas de gás próximas e evitar acionar interruptores de luz ou qualquer outra coisa relacionada a eletricidade, uma vez que isso pode provocar faíscas altamente perigosas.

Além disso, recomenda-se afastar todos os isqueiros ou quaisquer outros objetos inflamáveis do local e, caso haja um princípio de incêndio, desligar a chave geral do apartamento.

O uso da válvula de segurança

Um item extremamente importante em apartamentos com gás encanado é a válvula de segurança, pois só ela é capaz de impedir o escoamento de gás pela tubulação caso a chama do fogão se apague acidentalmente.

Assim, evita-se o acúmulo de gás no ambiente e, consequentemente, reduz o risco de explosões no ambiente em caso de acionamento do interruptor de luz ou quaisquer outros equipamentos relacionados a eletricidade.

O ideal é que essa válvula seja fechada todas as noites antes de dormir ou em situações em que não há ninguém em casa. Caso haja crianças por perto, os cuidados devem ser redobrados.

Após conhecer tudo sobre os tipos de gás encanado e suas vantagens, que tal encontrar o apartamento ideal para o seu estilo de vida? Acesse já o site do Meu Imóvel e confira nossas opções!