Ambientes espaçosos e iluminados são uma tendência, por isso quebrar parede interna do apartamento para deixar um cômodo mais amplo ou luminoso pode ser uma boa saída. Essa tarefa pode parecer muito complexa e desafiadora, mas há como realizar todo o processo com a ajuda de um profissional.

Muitas pessoas escolhem quebrar parede de apartamento para colocar uma porta nova no cômodo e ligar os ambientes entre si, tudo para aumentar a comodidade. Seja para mudar o visual da casa ou derrubar uma ou mais paredes, lembre-se de tomar certos cuidados para garantir que a estrutura do seu lar continue intacta. 

Motivos para quebrar a parede interna do seu apartamento

reforma de apartamentoAntes de sair quebrando qualquer parede, é essencial compreender qual é o principal objetivo por trás dessa ação. Ele pode ser deixar o ambiente mais amplo, conectado com os demais, ou até melhorar a movimentação dentro do imóvel

A ausência de algumas paredes é recomendada para ter maior espaço de lazer e também acrescentar móveis para guardar as utilidades. Por conta disso, algumas pessoas conseguem adiar a mudança de casa com essa transformação visual, desde que ela ocorra um bom planejamento sobre como quebrar parede.

Outra vantagem, ao quebrar parede interna do apartamento, é ganhar mais luminosidade no ambiente. Isso porque ter um número menor de divisões faz a luz chegar a outros cômodos. Dessa forma, o seu lar também fica mais arejado, pois o ar consegue transitar por todos os locais durante o dia.

Aspectos importantes antes de derrubar uma parede

Uma recomendação para começar essa reforma é saber que tipo de parede você pretende derrubar no apartamento. Isso porque existem vários tipos de divisórias, com diferentes composições, como paredes comuns e estruturais, por exemplo.

Deve-se manter vigas e pilares da construção, muito comuns de se encontrar ao derrubar parede em apartamento. As paredes internas servem para vedar os ambientes e não suportam muito peso, pois são feitas por blocos de cimento, tijolos cerâmicos ou painéis pré-moldados, mais facilmente removíveis.

Já as estruturais são comuns em casas e são mais complexas para quebrar, pois exigem mais cuidados a fim de evitar surpresas desagradáveis. Elas são compostas por blocos de concreto e têm como finalidade servir de sustentação. Por isso, é necessário consultar a planta do local antes de começar a fazer essa reforma.

Principais regras para esse tipo de mudança

Ao decidir quebrar parede interna do apartamento, é aconselhável contratar um arquiteto ou engenheiro, porque ele pode avaliar com propriedade se é possível derrubar as paredes no cômodo de sua preferência. Quando essa recomendação não é seguida, há o risco de provocar danos sérios à estrutura da construção.

Outra medida é verificar se existe a possibilidade de fazer essa reforma em apartamento, além de comunicar ao síndico do condomínio e seguir à risca as regras existentes. Se você estiver de mudança, lembre-se de conferir com o corretor qual é o tipo de estrutura do imóvel em questão para possíveis adaptações.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina que qualquer alteração feita dentro dos apartamentos, especialmente dentro de um conjunto habitacional, precisa ser comunicada ao síndico. Ele deve apresentar ao gestor do condomínio um plano de restauração e uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), assinados pelo profissional responsável pelo acompanhamento da obra do apartamento.

Materiais essenciais para essa reforma

Ter a disponibilidade de equipamentos adequados para executar esse serviço de quebrar parede interna de apartamento faz toda a diferença, porque a execução do trabalho não fica prejudicada. Seja para um acabamento, um ganho de tempo ou mais segurança no trabalho executado, as ferramentas mais indicadas são:

  • Martelo demolidor: muito usado para derrubar paredes, eficiente para demolir e quebrar tijolos ou concretos;
  • Cortadora manual com disco: ideal para cortar materiais duros como tijolos, cimentos, alvenaria e concreto,
  • Martelete rompedor: indicado para tirar rebocos e revestimentos das paredes, de uso muito fácil graças ao seu tamanho reduzido.

Acompanhe as publicações do blog Meu Imóvel

Agora que você já sabe como quebrar parede interna do apartamento e criar um larferramentas de obra mais moderno, saiba mais sobre lar, decoração ou dicas de empreendimentos com as nossas publicações exclusivas!

Assim, você se torna especialista em diferentes assuntos e deixa o seu cotidiano ainda mais interessante. E, depois de conferir esse conteúdo, que tal entender mais sobre comprar um apartamento