Entre todos os acontecimentos do ano de 2020, o surgimento do novo coronavírus causou problemas que vão muito além da saúde. Por conta do isolamento social, a economia estagnou, uma vez que vários setores, inclusive o imobiliário, tiveram que encerrar suas atividades por um período. Sendo assim, como comprar um apartamento neste momento?

Indo contra todas as expectativas negativas causadas por esse momento tão delicado, o mercado imobiliário conseguiu se manter aquecido — assim como foi previsto no final de 2019. Por isso, preparamos este post para levantar algumas razões para você comprar um imóvel em 2020 e como fazê-lo em meio a uma pandemia.

Por que comprar um apartamento em 2020?

No final de 2019, o cenário para o mercado imobiliário 2020 era extremamente favorável, uma vez que a taxa Selic se apresentava favorável para a compra de imóveis e o segmento apresentava uma recuperação, após oito longos anos de crise.

como comprar um apartamento

Porém, com a pandemia causada pelo novo coronavírus e o consequente isolamento social, parecia que o mercado imobiliário voltaria a enfrentar momentos difíceis. Mas, contrariando toda essa lógica, o segmento se reinventou e conseguiu se manter ativo.

Como resultado — e razões para adquirir um imóvel agora —, as burocracias de aquisição foram diminuídas, uma vez que foi permitido emitir e assinar documentos via on-line. Outra vantagem são as condições especiais para a compra de um apartamento: muitas construtoras passaram a oferecer imóveis com valores mais atrativos e, em alguns casos, com isenção de impostos.

Portanto, se você já tinha planos de comprar um apartamento em 2020 ou tem uma reserva de dinheiro e pretende aplicá-la em imóveis, esse pode ser um momento favorável para isso.

Financiamento x aluguel

Para quem deseja fazer um financiamento imobiliário, esse pode ser um momento favorável, considerando as facilidades que algumas construtoras estão oferecendo na venda de apartamentos na planta. Mas, para quem deseja fazer investimentos imobiliários, como aluguel, é preciso analisar a situação com mais calma.

Isso porque, infelizmente, muitas pessoas acabaram perdendo sua fonte de renda por conta do isolamento social, por serem empresários ou por terem sido desligadas de suas funções remuneradas. Com isso, quem pagava aluguel, acabou tendo dificuldades em honrar com suas dívidas.

Neste momento, inclusive a busca por apartamentos alugados diminuiu, devido à incerteza causada pela pandemia. Portanto, se você pretende fazer investimentos imobiliários, é recomendável pensar a longo prazo.

Mas é possível se preparar para pôr esse plano em prática daqui alguns meses, como comprar um apartamento na planta, com as vantagens oferecidas atualmente, e planejar alugá-lo dentro de dois ou três anos — período para a entrega das chaves do imóvel.

Como comprar um apartamento em 2020?

Você já se imaginou adquirindo um imóvel pela internet? Pois esta é a maneira de como comprar um apartamento em 2020: on-line. Absolutamente tudo pode ser feito sem precisar sair de casa.

como comprar um apartamento

Algumas construtoras criaram uma forma de o interessado visitar o apartamento decorado de maneira interativa, com visões em 360º e totalmente realistas. Para quem possui óculos de realidade virtual, a experiência pode ser ainda melhor.

Mas, para quem preferir, há a possibilidade de visitar presencialmente uma unidade decorada. Para isso, as companhias estão tomando as devidas precauções de seguranças da OMS (Organização Mundial de Saúde), como a limitação de pessoas no mesmo espaço, o uso de máscaras e álcool gel e a higienização dos ambientes.

O grande diferencial é a negociação dos apartamentos, que pode ser feita de forma totalmente virtual. Em alguns casos, é possível emitir alguns dos documentos da propriedade com o auxílio de cartórios on-line. Inclusive, foi autorizado o uso de assinaturas eletrônicas para essas documentações.

Mantenha-se informado conosco

Agora que você sabe como comprar um apartamento em 2020, mesmo em meio a uma pandemia, que tal acompanhar nossas publicações e manter-se informado sobre as principais notícias do segmento?

Com o blog Meu Imóvel, você acompanha todas as novidades do mercado imobiliário, que vão desde compra de imóveis até dicas de decoração, organização e afins. Se você está em busca de um lar confortável, não deixe de conferir nossas publicações!