Geralmente, o tamanho de apartamento é uma das primeiras informações contidas na descrição do imóvel que está à venda, o que nos dá uma ideia mais clara do espaço disponível e se ele é suficiente ou não para as necessidades de nossa família.

Mas, por conta da empolgação ou da falta de experiência com o mercado imobiliário, acreditamos que a metragem total é suficiente para julgarmos o tamanho ideal do apartamento, se é necessário ou não para seus moradores, quando, na verdade, não é bem assim.

Para que você entenda melhor essa questão, o blog Meu Imóvel preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema, que te ajudará a escolher o apartamento com a metragem ideal para você e sua família. Confira!

A importância de saber a metragem do apartamento

tamanho de apartamento

Conhecer o tamanho de um apartamento antes de realizar a compra ou assinar o contrato de aluguel é importante para saber se você e sua família serão acomodados com o devido conforto. Sabendo desse dado, é possível analisar se haverá espaço para as crianças brincarem ou se os pets ficarão à vontade, por exemplo.

Mas, com essa informação, também é possível analisar se haverá espaço suficiente para os móveis e, no caso de você adquirir mobílias novas, se será fácil encontrar itens das medidas desejadas ou se será preciso encomendá-los sob medida.

Há, ainda, um fator importante, que é o de evitar possíveis fraudes de incorporadoras. Algumas empresas anunciam determinada metragem de apartamento, mas acabam entregando unidades menores do que as prometidas.

Como calcular a área total do apartamento

Ao contrário do que acontece com as casas, para ter como calcular a área de um apartamento, é preciso levar em consideração o metro quadrado da unidade, mais a soma da portaria e das áreas comuns. Em caso de haver garagem, a metragem da vaga também entra na conta.

Mas, para você ter em mãos o tamanho real do apartamento escolhido, basta você multiplicar a largura e o comprimento dos cômodos e corredores. Por fim, some todas as medidas e você terá, assim, a metragem útil da unidade.

Para ter o tamanho correto de cada cômodo do apartamento, você pode medi-los, no caso de unidades prontas, ou então pedir a planta do empreendimento. No desenho, haverá a medida exata de todos os cômodo.

Se você não se sente seguro com os resultados obtidos pelo cálculo feito, conte com a ajuda da internet. Atualmente, há diversos sites que fazem o cálculo exato do tamanho de apartamentos e casas.

Entendendo a classificação dos tamanhos

Ao conferir a ficha técnica de um apartamento, é possível encontrar diferentes medidas descritas, como a área privativa e a comum. Mas o que significa cada uma delas e por que são separadas?

Quando se fala sobre o tamanho da área privativa do apartamento, refere-se ao espaço que apenas o morador tem acesso, como o apartamento em si. Portanto, em especificações como “unidades de 42 metros de área privativa”, a referência é à soma da área de quartos, sala, cozinha, corredor, varanda e demais cômodos da propriedade de caráter particular.

Agora, quando a informação é de tamanho de área útil, ela se refere às áreas compartilhadas pelos moradores do residencial, como salão de festa, salão de jogos, lavanderia, sala de delivery, jardim, piscina, brinquedoteca e afins. Nessa conta, também inclui o elevador, o hall de entrada e os corredores dos andares.

Por que saber o tamanho das áreas comuns?

Por que saber a metragem das áreas comuns, quando o mais importante é o tamanho de apartamento?

O tamanho das áreas comuns tem relação direta com o valor que será pago de condomínio, mais as demais taxas que podem ser acrescidas ao valor. De acordo com o Artigo 12, da Lei 4.591/64 (Lei dos Condomínios Edilícios), o rateio das despesas das áreas comuns terá como base o metro quadrado de cada área privativa.

Garagem ou estacionamento?

Quando o empreendimento diz que conta com “estacionamento”, isso quer dizer que os moradores não possuem vagas fixas para estacionar seus veículos. Com isso, toda a área é considerada comum.

Mas, caso na descrição esteja: “vaga de estacionamento” ou “garagem”, estas são consideradas áreas privativas, uma vez que cada morador terá uma vaga fixa para uso. Sendo assim, deve ser calculado como parte do apartamento.

tamanho de apartamentoConfira nossas outras publicações

Agora que você sabe a importância e como calcular — e fazer corretamente — o tamanho de apartamento, que tal conferir as outras publicações do blog Meu Imóvel? Aqui, você encontra muitas outras dicas sobre a aquisição e a decoração de novas unidades. Não perca nossas publicações!