Muito se fala sobre o valor do metro quadrado de uma propriedade ou certa localização do estado, porém pouco se conhece a respeito desse tema. Como ele é calculado, quais são as principais condições e porque algumas regiões são mais caras que outras são dúvidas bem frequentes.

Por isso, caso você esteja em busca de um imóvel para compra e queira saber exatamente como o preço do metro quadrado é calculado, aproveite as informações abaixo e esclareça as suas dúvidas sobre esse assunto.

Fatores que influenciam o valor do metro quadrado

valor do metro quadrado

É normal encontrar pessoas que enxergam a compra do imóvel como um investimento vantajoso, pois os empreendimentos costumam valorizar bastante. Porém, você sabe por que essa propriedade fica mais cara conforme os anos vão passando?

Isso ocorre por causa do cálculo usado para saber o valor do metro quadrado para construir um imóvel. Esses números coincidem com custo, benefício e qualidade, valores que acabam não sendo tabulados.

Entre os pontos levados em consideração na hora de calcular esse valor, vale destacar aspectos como localização, características da propriedade, infraestrutura oferecida pelo bairro ou pela região e momento atual do setor imobiliário.

Localização

A localização da propriedade, seja um terreno ou uma construção, é um dos aspectos mais influentes na hora de como saber o valor do metro quadrado de uma região. Além disso, a segurança e a infraestrutura da região são levadas em conta, entre outros fatores.

Por isso, são considerados os dados divulgados pela prefeitura, pelo IBGE e pelas notícias da região para, assim, ocorrer uma análise do índice de criminalidade, dos serviços disponíveis no bairro e da locomoção dos habitantes.

Infraestrutura

É normal que ocorra uma confusão entre infraestrutura e localização, mas a primeira relaciona-se com a qualidade de vida dos seus moradores, enquanto a segunda está ligada diretamente com o bem-estar.

Quando dizemos que o bairro oferece infraestrutura completa, estamos nos referindo aos comércios e aos serviços dessa região, como padarias, farmácias e supermercados, que facilitam o cotidiano dos moradores de certo lugar e influenciam o valor da construção por metro quadrado.

Acessibilidade

Com o trânsito cada vez mais agitado nas cidades, morar próximo de estações do metrô e opções de linhas de ônibus é um fator positivo na hora de como saber o valor do metro quadrado de um bairro.

Os meios de locomoção para veículos particulares também são levados em consideração, como as avenidas que ligam as regiões mais importantes e as rotas de desvio dos congestionamentos. Quanto melhor for a acessibilidade, maior será a qualidade de vida dos habitantes.

Segurançavalor do metro quadrado

Apesar deste fator ser analisado junto da localização, é essencial que ele seja avaliado de maneira separada. Ter sistemas de vigilância pela região ou estar perto de delegacias pode interferir muito no preço final do metro quadrado.

Condições do imóvel

A condição física do empreendimento é outro fator importante no cálculo do valor do metro quadrado. Quando o imóvel já estiver construído, a metragem da propriedade é verificada, assim como a decoração, a quantidade de dormitórios e os materiais utilizados na obra.

No caso da compra de um apartamento na planta, é verificada a possibilidade de alterar o projeto original, realizando a inclusão ou a exclusão de um cômodo, por exemplo.

Como saber o valor do metro quadrado exato

É importante saber como calcular o valor do metro quadrado, pois esse é um conhecimento essencial para todos os envolvidos na negociação, seja comprador, vendedor, investidor ou corretor do imóvel. Saiba que o preço do metro quadrado apresenta variação, dependendo do momento em que o mercado imobiliário se encontra.

Mesmo que o tamanho ou as características dessa propriedade não mudem ao longo de algum tempo, o preço continua sendo modificado. Portanto, vale a pena pesquisar os preços que estão sendo praticados por metro quadrado no momento atual, pois será possível avaliar se os imóveis estão valorizando ou desvalorizando, comparados a um tempo atrás.

Afinal, como fazer o cálculo do valor do metro quadrado?

Depois de entender todos os aspectos que se relacionam com o valor do metro quadrado, é hora de calculá-lo. Para isso, você precisa pegar essas medidas e considerar que cada tipo de imóvel tem um funcionamento específico.

Terreno

O terreno costuma ser um dos cálculos de valor do metro quadrado construído mais fáceis de serem realizados. Como não existe nenhuma área pronta, você apenas precisa medir os lados da propriedade para calcular o total de metros quadrados.

Em um terreno com 15 centímetros de fachada e 18 metros de profundidade, por exemplo, você tem uma área total de 270 metros quadrados. Vale lembrar que isso ocorre em um terreno regular. No caso de medidas irregulares, é necessário adaptar esse cálculo.

Apartamento

Na hora de calcular qual o valor do metro quadrado em um apartamento, você deve anotar o comprimento e a largura da área útil ou privativa. No caso de um imóvel com 8 metros de fachada e 9 metros de profundidade, por exemplo, a metragem final é de 72 m² por unidade.

Essa medida é referente apenas à área privativa, relacionando-se com o valor do metro quadrado de obra pronta e os ambientes ocupados pelo proprietário. Como apartamentos ficam em prédios ou condomínios, eles têm áreas comuns, que, dependendo do tipo de construção, têm determinada quantidade e tamanho, não fazendo parte do cálculo.

Acompanhe as publicações do Blog Meu Imóvel

Gostou de saber mais informações sobre o valor do metro quadrado? Então, continue acompanhando os conteúdos do blog para ficar por dentro de outras novidades sobre mercado imobiliário, além de estilo de vida, moradia, decoração e design.