É normal pensar na depreciação e valorização de imóveis ao fazer uma aquisição. Porém, são diversos fatores que irão direcionar essas ações, sendo o principal deles a relação entre oferta e demanda. Se a oferta é baixa e a demanda é alta, naturalmente, o seu imóvel será requisitado!

Investir em imóveis é uma das formas mais seguras de investimento. Mas, para fazer uma boa escolha, é preciso saber o que valoriza ou desvaloriza um local e analisar se está disposto a investir nesses pontos.

Valorização do imóvel

São diversos fatores que contribuem para a valorização de imóveis. Um dos que mais contam é a localização. Estar bem localizado é importante para aumentar a qualidade de vida e trazer praticidade à rotina.

Outro ponto importante é a segurança. A cada dia, as pessoas buscam lugares onde se sintam mais seguras. Isso incluí portões rápidos e automáticos e elevadores automatizados, que pedem um código específico para um andar, nos empreendimentos. Não à toa, os prédios são cada vez mais procurados.

Falando neles, é importante saber que fatores como o andar, a infraestrutura e ter uma varanda virada para o sol também farão a diferença! Assim, dentro de um mesmo prédio, é possível encontrar uma variação de preços dos imóveis.

Por isso, se você busca fazer investimento em imóveis pensando na valorização, vale a pena entender o que define o valor de um imóvel e analisá-los na hora de escolher o modelo ideal!

Desvalorização do imóvel

Um questionamento recorrente por parte dos proprietários, é sobre a depreciação de imóveis ao longo dos anos. Dessa forma, um apartamento antigo não é avaliado da mesma forma como os novos empreendimentos.

Na verdade, isso tem sentido. Ao comprar um apartamento novo, ou até mesmo na planta, o imóvel é inédito. Já quando você quer revender, fatores estéticos podem desvalorizá-lo, além dos anos de existência. Afinal, como querer comercializar um imóvel de 20 anos pelo mesmo valor de um novo?

Confira alguns fatores analisados na avaliação de imóveis e que podem estar contribuindo para a depreciação.

Má conservação

É importante que o imóvel esteja em bom estado de conservação. Um local com paredes descascando, problemas hidráulicos, fiação elétrica desencapada e diversos defeitos visíveis não atraem o comprador.

Esse tipo de imagem, com certeza, irá pesar na decisão pelo seu imóvel ou não. Nessas ocasiões, vale a pena fazer um orçamento para saber quanto seria necessário investir para melhor apresentar o imóvel ao público.

Ausência de garagem

A garagem pode ser fundamental na depreciação ou valorização de imóveis. Se não tiver ao menos uma, ou se ela for descoberta, pode ter certeza que isso irá afetar no valor do imóvel.

Inclusive, hoje em dia, é comum que os empreendimentos ofereçam a partir de duas vagas. Opções descobertas desanimam, pois sempre haverá os dias de chuva ou o calor intenso que esquenta o carro. Essa é uma demanda constante do mercado e vale a pena ficar atento!

Barulho na vizinhança

Quando chegamos em casa, queremos ter paz. Uma das coisas que pode desencorajar na hora de adquirir um imóvel, é saber que ele fica em um lugar com excesso de barulho.

É difícil fugir desse fator em grandes cidades, mas viver perto de avenidas movimentadas pode ser desgastante. Em contrapartida, a boa localização pode fazer com que algumas pessoas aceitem o barulho, desde que tenham uma boa mobilidade. Então, é preciso entender o público ideal para o seu imóvel!

Documentação irregular

Se você busca a valorização de imóveis, saiba que é preciso manter as documentações em dia! Documentos incompletos, atrasados ou irregulares resultam em uma queda significativa no valor.

Afinal, isso está diretamente ligado com a credibilidade do vendedor. Uma vez que ele não está cumprindo com as suas obrigações legais.

Encontre o imóvel ideal na hora de investir

Imóveis são uma boa forma de investimento, mas é necessário entender a dinâmica de depreciação e valorização de imóveis para fazer a escolha certa. Para isso, é preciso saber como avaliar um imóvel.

Depois dessas dicas, você estará apto a fazer melhores escolhas! Quando for vender, pense sempre em quem é o público ideal para aquela localização. Se quer investir, acesse o Meu Imóvel e encontre a sua opção ideal!