Durante o processo de avaliação, pontos importantes são levados em consideração a fim de verificar qual valor de imóvel será aplicado sobre determinada propriedade. Inclusive, este é o montante levado em conta pelos credores ao conceder um financiamento.

Itens como localização, infraestrutura do condomínio, segurança e outros são levados ao pé da letra para se obter o valor de apartamento novo. Confira neste post do Meu Imóvel, seis pontos importantes capazes de definir quanto uma propriedade deve valer no mercado!

1- Localização do apartamento

Basicamente, quanto mais próximo da região central das grandes cidades um apartamento estiver localizado, mais valorizado ele tende a ser. Isso porque, nesta porção das metrópoles, geralmente, há uma infraestrutura completa e opções de lazer voltadas a públicos de diferentes gostos e idades.

Quanto a facilidade de acesso, apartamentos próximos a alguma estação de metrô tendem a valer mais, justamente por oferecer maior comodidade aos moradores. Como complemento, se os arredores são cortados por importantes avenidas e linhas de ônibus, a propriedade terá forte tendência a se valorizar.

Como exemplo, vamos pegar o famoso bairro de Moema, na zona sul de São Paulo. Recentemente, a região passou a ser contemplada com a linha 5-Lilás e centenas de linhas municipais atendem suas principais avenidas. Além disso, abriga o famoso Parque Ibirapuera, shoppings e museus.

2- Comercial ou residencial? Qual a finalidade do bem?

Normalmente, os apartamentos estão situados em condomínios residenciais, como é o caso daqueles presentes no site do Meu Imóvel. No entanto, empreendimentos comerciais estão cada vez mais dominando os quatro cantos das cidades, comprovando uma nova tendência do mercado.

Diante disso, é possível concluir que unidades comerciais, mesmo tendo a mesma metragem de imóvel em relação às residências, possuem um custo de aquisição maior.

3- Infraestrutura dos arredores

Além das opções de transporte mencionadas acima, outro fator determinante na avaliação de imóveis diz respeito a infraestrutura presente nos arredores. Durante a compra de apartamentos novos, é sempre importantes verificar se nas proximidades existem farmácias, padarias, hospitais e demais estabelecimentos.

Alguns bairros, inclusive, são muito procurados por jovens justamente por estarem próximo de universidades e outros locais de interesse.

Um exemplo de bairro com completa infraestrutura é a Vila Mariana, na zona sul de São Paulo. Atendida pelas linhas 1-Azul e 2-Verde do Metrô e 5-Lilás, a região abriga a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), a Escola de Belas Artes e outras universidades tradicionais.

4- Metragem total do apartamento

Quanto maior for a metragem de imóvel, mais caro ele será! Isso explica porque muitos empreendimentos residenciais possuem unidades de diferentes valores de mercado. Por exemplo: se no condomínio há apartamentos de dois e três dormitórios, o primeiro tende a ser mais barato em relação ao segundo.

Hoje em dia, muitos lançamentos residenciais possuem apartamentos com varanda gourmet, outro item capaz de encarecer o imóvel. Isso, sem contar a área de lazer do condomínio que, quanto mais completa, mais responsável por valorizar as unidades será.

Diante disso, fique atento! Quanto mais caro for um apartamento, maior será o valor das parcelas do financiamento imobiliário. Tenha sempre em mente um planejamento, sem comprometer mais de 30% da sua renda mensal.

5- Opções de lazer oferecidas no bairro

Parques, museus, teatros, shoppings e demais opções de lazer também são responsáveis por definir o valor de imóvel residencial. Isso porque, quanto mais espaços voltados a entretenimento houver, melhor será a qualidade de vida dos moradores.

Como exemplo, vamos considerar a nobre região do Jardins, na zona sul de São Paulo. Nela, é possível encontrar uma série de bares, casas noturnas, restaurantes e outros lugares capazes de oferecer diversão a todas os gostos. Inclusive, seu alto índice de arborização oferece melhor bem-estar aos moradores.

6- Área de lazer do condomínio

A área de lazer dos condomínios te leva a se divertir e reunir os amigos e familiares sem precisar sair de casa. Normalmente, os ambientes coletivos mais comuns dos condomínios residenciais são os salões de festas e de jogos, piscinas adulto e infantil, academia, playground e brinquedoteca.

No entanto, seguindo a tendência do mercado, empreendimentos modernos vêm equipados com espaços até então pouco presentes nas construções. Como exemplo, podemos citar o coworking, churrasqueira e forno de pizza, spa, pet place e, até mesmo, um mini cinema.

Agora que você já conhece os principais fatores levados em conta no cálculo de um valor de imóvel, ficou muito mais fácil comprar apartamento no estado de São Paulo! Portanto, acesse já o site do Meu Imóvel e fique por dentro de diversos lançamentos residenciais capazes de proporcionar melhor qualidade de vida!