Ter um apartamento na praia para morar, passar as férias ou até mesmo alugar para  obter uma renda extra no final do mês, é sinônimo de inúmeras vantagens que podem melhorar e muito sua qualidade de vida.

Entretanto, antes de adquirir qualquer imóvel em regiões litorâneas, é preciso saber para qual finalidade você está comprando e como escolher a cidade ideal para que seja feito um bom negócio. Pensando nisso, o Meu Imóvel selecionou algumas dicas fundamentais para serem levadas em conta no momento de escolher o apartamento ideal. Confira!

Qual a finalidade da compra?

Como mencionado acima, existem diversos motivos para comprar um apartamento na praia, seja para alugá-lo em temporadas, a fim de torná-lo  uma fonte de renda; para morar e se instalar definitivamente na cidade; ou, simplesmente, passar um fim de semana ou férias, esquecendo a agitação urbana.

Sabia que cada funcionalidade possui características distintas, que fazem toda a diferença no momento ideal de comprar apartamentos novos? A seguir, conheça um pouco sobre cada uma delas!

Moradia

Antes de comprar um apartamento na praia e fazer dele sua moradia, é ideal estar ciente de que regiões litorâneas não possuem o ritmo acelerado de uma cidade grande, e são bem tranquilas em períodos de baixas temporadas.

Morar na praia permite com que o ar fresco das marés seja respirado a qualquer momento, e aproveite ao máximo as altas temperaturas registradas durante todo o ano. Além de todas essas vantagens, você pode comprar um imóvel para alugar ou usá-lo nos feriados e nas férias.

Temporada

Não existe nada melhor do que, após uma semana intensa e cheia de tarefas e preocupações, pegar o carro e ir para uma cidade litorânea sentir a brisa do mar no rosto, andar no calçadão ao entardecer e descansar a mente profundamente, sem se preocupar com nada.

Por isso, para quem possui todos os negócios e estudos centrados na cidade de São Paulo, o ideal é comprar imóveis na praia que estejam adequados para passar um fim de semana, um feriado prolongado ou, até mesmo, umas férias.

Mas, antes de pesquisar sobre qualquer apartamento na praia à venda, é preciso saber qual será a frequência que você pretende utilizá-lo e se será vantajoso manter despesas como  condomínio, limpeza, IPTU e manutenção. Muitas vezes, compensa mais pagar um hotel toda vez que for viajar do que ter um imóvel próprio

Aluguel de temporada

Agora, se o apartamento na praia foi adquirido para servir como fonte de renda, ou seja, por meio de aluguel durante as altas temporadas, é preciso ficar atento a algumas dicas para saber se foi feito um bom negócio ou não.

Um imóvel alugado garante retorno financeiro logo no primeiro mês, principalmente em períodos de alta temporada, como carnaval, feriados prolongados, Natal e reveillon.

Mas, é preciso levar em consideração que em baixa temporada, a procura acaba sendo bem menor, por isso, o negócio acaba se tornando um pouco desvantajoso nesse período.

Cidades litorâneas com os melhores empreendimentos

Existem apartamentos na praia para comprar em diversas cidades dos litorais paulista, entretanto, algumas são mais frequentadas nos fins de semana e feriados, enquanto outras não são muito procuradas.

Antes de escolher a cidade ideal, uma dica é consultar o IDH que cada uma possui e, consequentemente, qual oferece uma melhor qualidade de vida. Veja, a seguir, dois municípios excelentes para comprar um apartamento na praia.

Santos

Uma das principais cidades do litoral sul de São Paulo, Santos possui um IDH de 0,840, tornando-a a 3ª cidade com melhor desenvolvido humano de todo o estado. Com uma área de 280 km² e população de, aproximadamente, 430 mil habitantes, o município possui altas temperaturas durante todo o ano, porém, muitas vezes, isso é imperceptível devido ao acúmulo de umidade advinda do mar.

Localizada a cerca de 77 km da capital, o distrito possui fácil acesso pelas rodovias Anchieta e Imigrantes e é atendido pelo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) da Baixada Santista, operado pela EMTU. Além disso, faz fronteiras com as cidades de Santo André, Mogi das Cruzes, Bertioga, Guarujá, São Vicente e Cubatão.

Nela, ainda se concentra o tradicional Porto de Santos, que possui fácil acesso ao transporte ferroviário, graças a antiga ligação da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí ao planalto paulista. Atualmente, no marco zero da linha do trem, está localizada a estação do Valongo, de onde parte um antigo bonde camarão, que leva as pessoas para um divertido passeio histórico.

Além disso, o município abriga os museus da Pesca, do Café Brasileiro, de Arte Sacra de Santos,, dentre outros que servem de excelente rota turística para todos.

Quando o assunto é moradia, lá você encontra diversos apartamentos a venda na praia, como o Vila Rica, que oferece maior conforto e segurança, e está localizado próximo a beira mar.

Praia Grande

Um município com pouco mais de meio século, a Praia Grande recebe cerca de 1,4 milhão de turistas em períodos de alta temporada, o que faz com que se torne uma das mais procuradas nessas épocas do ano.

Com uma área de 147,065 km² e uma população de, aproximadamente, 310 mil pessoas, o IDH do município é de 0,754, um número considerado elevado. Sua distância até a cidade de São Paulo gira em torno de 72 km, e pode ser acessada facilmente pelas rodovias Imigrantes e Anchieta.

Seus principais pontos turísticos são: o Portinho, a Praça da Paz, o Caminho de Anchieta, o Palácio das Artes, a Estátua de Iemanjá, assim como outros lugares agradáveis para se passar o dia. Além disso, possui diversas praias e balneários, ponto forte do turismo da região.

Lá, você encontra empreendimentos, como o Costa do Sol, que possui uma localização privilegiada de frente para o mar, e que garante um melhor conforto e qualidade de vida.

Deseja encontrar um apartamento na praia para morar, passar uma temporada ou alugar? Conte com a ajuda do Meu Imóvel! Basta acessar o site e conferir uma lista com as melhores opções para seu bolso e necessidades!