Comprar ou alugar

A decisão sobre comprar ou alugar um imóvel sempre gera dúvidas e faz com que as famílias repensem o que almejam a curto e longo prazo. Ambas as opções possuem vantagens e desvantagens, mas a aquisição de uma propriedade oferece uma série de benefícios que podem ser decisivos para aqueles que buscam estabilidade financeira e segurança vitalícia. Esse cenário se desenha a partir das marcantes diferenças entre a aquisição de propriedades e o aluguel, que vão desde aspectos financeiros até a construção de um patrimônio consistente.

Segundo José Eduardo Pizzotti Machado, CFO e cofundador do Meu Imóvel, comprar um imóvel, havendo a possibilidade, sempre será a melhor opção, pois você estará adquirindo um bem próprio e pagando pelo o que é seu, além de gerar maior segurança. “Embora o aluguel seja uma solução mais acessível a curto prazo, com taxas de juros caindo, a compra de imóveis tem se mostrado cada vez mais atrativa, considerando condições de financiamentos mais vantajosas. Outro fator importante é liberdade para projetar em seu imóvel o planejamento individual, seja via reformas para adequação de seus gostos pessoais, seja considerar um investimento para aluguel, gerando receita incremental mensal, ou até mesmo buscando uma venda futura, pois o ativo será seu”, destaca.

Ao optar pela compra, é relevante levar em consideração os seguintes aspectos:

  • Construção de Patrimônio: Ao comprar um imóvel, você está investindo em um ativo tangível que pode se valorizar ao longo do tempo, construindo patrimônio.
  • Estabilidade Financeira: O pagamento de uma hipoteca oferece previsibilidade financeira a longo prazo, pois as taxas de pagamento permanecem são conhecidas na contratação da dívida, permitindo um melhor planejamento financeiro.
  • Liberdade de Personalização: Os proprietários têm a liberdade de personalizar e modificar sua propriedade de acordo com suas preferências, algo que imóveis alugados não têm ou possuem muito mais restrição.

Contudo, ao optar pelo aluguel, é importante considerar as seguintes situações, conforme destacado pelo CFO do Meu Imóvel:

  • Falta de Construção de Patrimônio: O aluguel não oferece a oportunidade de construir patrimônio, uma vez que os pagamentos mensais não contribuem para a propriedade do imóvel, e sim, fonte de renda para o proprietário.
  • Aumento de custos ao longo do tempo: Os valores do aluguel devem sofrer reajustes e aumentar ao longo do tempo, prejudicando a previsibilidade de fluxos financeiros.
  • Restrições na Personalização: Inquilinos podem ter restrições quanto à personalização do espaço, já que mudanças significativas geralmente requerem aprovação do proprietário e o investimento será feito em um bem que é de terceiro, e não próprio.

Em suma, ao ponderar entre comprar ou alugar, a compra de imóveis apresenta-se como uma escolha que não apenas proporciona estabilidade financeira, mas também representa um investimento interessante a longo prazo.

Veja também: Entenda como a redução da taxa Selic impacta positivamente o mercado imobiliário