Ao adquirir um imóvel compacto, é importante pensar em um design que o deixe aconchegante. Existem diversos apartamentos pequenos planejados na cidade de São Paulo, que proporcionam uma melhor organização de todos os cômodos.

Antes de decidir como planejá-lo, é recomendado  verificar o tamanho de cada aposento e qual decoração combina melhor com o ambiente e suas preferências. Pensando em oferecer o melhor na hora de mobiliar um apartamento pequeno, o Meu Imóvel preparou algumas dicas sobre como fazer isso. Dá só uma olhada!

Primeiro passo: organização

Por mais compactos que possam ser, os apartamentos pequenos planejados também oferecem o máximo de conforto para que você aproveite momentos de lazer e entretenimento sem precisar sair de casa.

Mas, para que o ambiente seja o mais aconchegante possível, é ideal organizá-lo  de modo com que o espaço seja aproveitado ao máximo e ofereça praticidade no dia a dia. Confira a seguir, algumas formas de como arrumá-lo corretamente:

  1. Antes de mais nada, verifique os móveis e acessórios usados constantemente e os que apenas estão fazendo volume. Uma sugestão é que os pouco  utilizados sejam doados, permitindo mais espaço nos cômodos do apartamento;
  2. Fique atento se não há nenhum espaço sobrando no imóvel, seja atrás de alguma porta ou um vão entre dois móveis. Você pode aproveitá-lo para colocar algo;
  3. Utilize um mesmo móvel para diversas funções. Um balcão, por exemplo, pode servir para comer e, ao mesmo tempo, dividir dois ambientes;
  4. Dê preferência para o uso verticalizado do espaço. Nele, você pode instalar plantas, quadros, murais e outros acessórios de forma simples, sem ocupar muito a área do seu cômodo,
  5. Mesmo com toda a organização, deixe sempre um considerável espaço para se transitar dentro do imóvel, oferecendo a sensação de amplitude no mesmo.

Segundo passo: decoração

A maioria dos apartamentos novos pequenos são compostos por uma sala de estar, de jantar, cozinha, dormitórios com ou sem suíte e lavabo, oferecendo praticidade na hora de organizar o ambiente ideal para morar.

Se você ainda está em dúvida sobre como decorar um apartamento pequeno, com os móveis que melhor combinam com o design dos seus sonhos, dê uma olhada nas dicas que preparamos a respeito de quais móveis são fundamentais para deixar cada cômodo de sua casa com um charme especial.

Salas de estar e jantar

As salas de estar e jantar são ambientes de entrada para receber amigos e familiares em qualquer momento. Por isso, precisam de decorações que estejam de acordo com os seus tamanhos compactos e ofereçam um melhor aproveitamento da área.

Para eliminar o espaço de uma estante ou rack, recomenda-se a instalação de um painel na parede, em que a televisão se encaixe perfeitamente e ainda seja possível colocar prateleiras que servirão como instrumentos de apoio para alguns enfeites.

Quando for pintar o ambiente, dê preferência para cores claras, que transmitem sensação de leveza e tranquilidade e ainda fornecem a sensação de um espaço maior. Para complementar, coloque espelhos em algumas paredes.

Cozinha

As cozinhas planejadas para apartamentos pequenos são fundamentais para deixar o ambiente mais amplo e ainda proporcionar aquela inspiração enquanto estiver cozinhando.

Uma das maneiras de decorar esse espaço, é decorá-lo com panelas, taças e porta-temperos   deixando o ambiente mais alegre, sem perder a originalidade.

Geladeiras, fogões e pias em aço inox se assemelham muito com espelhos e podem ser usadas como mobília desse ambiente sem maiores problemas. Para você que preza por um ambiente moderno, essa dica é excelente.

Armários planejados em cozinha pequena estão cada vez mais ganhando a preferência dos brasileiros, pois garantem praticidade na hora de limpar e ainda aproxima todos os eletrodomésticos nela contidos, evitando perda de tempo com deslocamento pelo cômodo toda vez que tiver que usar cada aparelho.

Dormitórios

O espaço de descanso precisa ser aproveitado ao máximo para que não falte conforto e praticidade. Para isso, a decoração dos dormitórios pequenos precisa estar de acordo com seu tamanho, para que não se torne um ambiente apertado e abafado.

Uma das sugestões para decorar um quarto, é optar pelo uso de móveis planejados para apartamentos pequenos, que economizam espaço e ainda facilitam sua organização.

Ao comprar a cama, opte uma de tamanho compacto e, preferencialmente, que tenha gavetas para guardar objetos e acessórios pouco utilizados. Outra sugestão são as camas baú, que possuem um grande espaço para guardar roupas de cama, por exemplo.

Instale prateleiras pelas paredes em substituição aos tradicionais criado-mudos, que só ocupam espaço no chão. Outra dica é colocar ganchos e suportes atrás das portas, para apoiar mochilas e bolsas.

Banheiros

Os banheiros pequenos também podem ser aproveitados ao máximo se você souber organizar os móveis adequadamente, aproveitando cada espaço.

Nas portas dos armários, suportes podem ser instalados para o armazenamento de xampus, sabonetes, dentre outros produtos de higiene pessoal, sem que ocupem espaço nas prateleiras. A parte de baixo do gabinete também pode ser usada para esta finalidade

Na parede do vaso sanitário, coloque prateleiras que servirão para guardar produtos de limpeza e acessórios decorativos, como tapetes e toalhas.

Viu só como é fácil organizar apartamentos pequenos planejados? Então, que tal acessar o site do Meu Imóvel e conferir as melhores opções de empreendimentos desse tamanho na cidade de São Paulo? Confira!