Visitar um decorado de apartamento te ajuda a entender a dimensão real do imóvel quando você quer comprar um deles. Assim, estar nesse tipo de planta pode parecer a solução ideal para quem está se mudando. Porém, existem alguns detalhes que precisam de atenção para não causarem problemas futuros.

Por isso, saiba que todo cuidado é essencial na hora de pesquisar e conhecer o seu futuro lar. Então, desde que você fuja dos truques comuns encontrados em todo apartamento decorado, é possível fazer um ótimo investimento. Confira mais informações sobre esse assunto!

Tenha calma e paciência

quarto decoradoQuando estiver em busca do seu imóvel, lembre-se de ter muita tranquilidade para não cair nas possíveis armadilhas do decorado de apartamento. Isso porque sentimentos como ansiedade, euforia e desânimo podem atrapalhar a procura pelo seu apartamento ideal. 

Nesse cenário, é possível que as decorações prontas desse decorado criem falsas impressões sobre esse local. Por conta disso, procurar uma nova moradia é um processo que envolve muita calma e paciência durante todo o processo.

Mantenha-se informado

É essencial ter o maior número de informações sobre o apartamento em que você está interessado. Por isso, manter um diálogo com o corretor ou a construtora pode fazer toda a diferença.

Não se esqueça de analisar a planta do apartamento e o memorial descritivo, que trazem as características do imóvel de forma bem detalhada. Na hora de fazer a sua visita, leve uma lista para verificar alguns detalhes, que pode servir também para examinar tudo na hora da entrega das chaves.

Saiba que a qualidade dos materiais encontrados no decorado de apartamento, como pisos, portas, torneiras, etc., está acima daquela entregue ao comprador. Assim, é importante verificar as especificações oficiais do memorial descritivo, para saber quais gastos possivelmente serão incluídos no seu orçamento.

Cheque os encanamentos

Em um apartamento decorado, é possível que o encanamento fique escondido atrás de móveis ou objetos, por mais que a ideia dele seja tornar tudo visível. Então, observe o estado das paredes, inclusive por trás de sofás ou estantes, principalmente naquelas que fazem a divisão entre cozinha e banheiros.

Atente-se à parte elétrica

Outro ponto importante é verificar onde ficam objetos como tomadas, interruptores e saída de interfone desse apartamento decorado. Isso porque o posicionamento de cada um deles pode atrapalhar o uso cotidiano, por exemplo, ao instalar uma prateleira na mesma parede.

Pense nas portas e janelas

No caso de um apartamento decorado simples, ele pode ficar sem as portas ou janelas, dando a sensação de um espaço maior. Se for o caso, você precisa saber de que lado abrem, evitando transtornos na passagem e na circulação, imaginando como seriam os cômodos e o posicionamento dos móveis, por exemplo.

Verifique as paredes existentes

Nem sempre todas as paredes são colocadas na planta da visitação de um decorado, causando surpresas na hora da mudança. Assim, o imóvel aparenta ter menos espaço, porque, em certos casos, a parede da planta original pode ter sido retirada ou colocada. Por isso, vale a pena tirar essa dúvida.

Note espelhos usados como truques

Esse é um truque utilizado na decoração de apartamento, pois espelhos amplos dão a sensação do imóvel ser maior que a realidade. Desse modo, fique de olho, principalmente se não tiver a intenção de usar essa técnica.

Observe o tamanho dos móveis e objetos

Um decorado de apartamento tem móveis menores que o padrão. Além disso, são usadas cores mais claras, como branco ou bege, para dar um aspecto mais amplo a eles. Assim, é importante que você faça um test-drive completo nesse local, sentando no sofá da sala de apartamento decorado e até deitando na cama.

Repare em áreas de serviço não funcionais

As áreas de serviço desse decorado não contêm tudo o que você precisa no dia a dia, como baldes e varais, por exemplo. Portanto, quando for visitar esse lugar, imagine o espaço do jeito que costuma manter e, com a ajuda de uma trena, meça-o e planeje onde podem ficar os objetos mais importantes.

Acompanhe mais conteúdos do blog Meu Imóvel

cômodo decoradoAgora que você já sabe como funciona um decorado de apartamento e tem mais informações para fazer uma boa escolha, confira mais conteúdos sobre lar, decoração ou dicas de empreendimentos com as nossas publicações.

Com isso, você fica especialista em vários assuntos e deixa sua casa ainda mais moderna. Depois de ler esse texto, que tal aprender mais sobre tamanho de apartamento?