A compra de um imóvel novo é um marco importante em nossa vida, uma vez que representa a nossa independência e também uma oportunidade de compor um cantinho aconchegante e que tenha nossa cara. Contudo, alguns fatores podem interferir na escolha do local ideal. Então, como escolher um apartamento perfeito?

Para que seu sonho de ter um lar para chamar de seu não acabe sendo frustrado, é importante prestar atenção a alguns detalhes importantes durante a escolha de um imóvel. Por isso, nós separamos algumas dicas para que você encontre o apartamento ideal para seu estilo de vida e necessidades.

O que deve ser avaliado antes de comprar um imóvel

Chegou a hora de encontrar um novo lar e, durante suas pesquisas, você achou um apartamento novo que parece ser perfeito: ótima metragem, localização estratégica e várias opções de lazer oferecidas pelo condomínio. Mas será que ele é, realmente, a escolha ideal para você?

Antes de fechar negócio, é importante analisar alguns pontos que podem parecer sem importância a princípio, mas que fazem toda a diferença quando você se muda definitivamente para a unidade. Alguns deles são:

Disposição dos cômodos

O apartamento é lindo, a localização é perfeita e os serviços oferecidos nas dependências do condomínio são perfeitos. Mas, além de todas essas questões, é importante avaliar a planta do imóvel.

Pela planta do apartamento, é possível analisar se os cômodos mais úmidos, como banheiro e cozinha, têm a ventilação necessária para não causar infiltrações, ou se a sala conta com uma boa iluminação natural.

Estude a infraestrutura do empreendimento

como escolher um apartamentoMesmo que o condomínio conte com serviços como lavanderia compartilhada e espaço coworking, é importante conferir se a região oferece toda a infraestrutura necessária para seu estilo de vida e necessidades cotidianas. O supermercado é próximo? Há opções de transporte público ou acesso facilitado a vias importantes? Tem hospitais por perto?

Apesar de parecer pequenos, esses detalhes interferem muito nas tarefas diárias, o que pode facilitar ou dificultar seu dia a dia. Portanto, não deixe de estudar a área do empreendimento para ter como escolher um apartamento na planta perfeito para você e sua rotina.

Certifique-se da segurança e do desenvolvimento do bairro

Entre os critérios que devem ser analisados na lista de “como escolher um apartamento perfeito para chamar de seu”, o desenvolvimento do bairro e a sua segurança devem ocupar os primeiros lugares. Certifique-se de que há vigilância na rua e se os índices de criminalidade na região são baixos.

Confira ainda se o bairro está em desenvolvimento. Isso pode ser um fator muito positivo, pois, caso esteja, surgirão mais serviços e comércios variados à sua disposição. Em alguns casos, há chances ainda de novas estações de trem e metrô, o que é algo favorável para os moradores da região.

Analise o custo-benefício do imóvel

Escolher o apartamento ideal para você vai além de uma região de infraestrutura completa e boa disposição dos cômodos. Mesmo que o imóvel seja exatamente como o de seus sonhos, é importante colocar na ponta do lápis seus custos: qual será o valor médio das parcelas do financiamento? Quanto custará o condomínio?

Caso seu orçamento fique muito apertado com esses valores e demais taxas, ou seja, haverá necessidade de estender muito o prazo para quitação do imóvel, é recomendável repensar a escolha. Dessa forma, você evita complicações financeiras futuras.

Confira as vantagens do condomínio

O condomínio é muito útil não apenas nos momentos de descanso e lazer, mas também ao realizar as tarefas do dia a dia. Confira se ele oferece serviços como lavanderia, espaço para armazenamento de delivery, self storage e afins. Dessa forma, sua rotina pode ser ainda mais facilitada e confortável. Analise, ainda, se as opções de lazer e os serviços oferecidos fazem jus ao valor cobrado.

como escolher um apartamentoConfira outras dicas no blog Meu Imóvel

Gostou das dicas de como escolher um apartamento que atenda a todas as suas necessidades? Então, não deixe de conferir outras publicações do blog Meu Imóvel! Aqui, você confere dicas para encontrar o lar ideal para você e sua família!

Se você está à procura de um apartamento para chamar de seu, não deixe de conferir, ainda, as opções disponíveis no catálogo do Meu Imóvel. Com certeza, uma delas atenderá perfeitamente às suas necessidades.