Muito se ouve falar sobre o valor do metro quadrado de um imóvel ou de determinada região do estado, mas pouco se sabe a respeito do assunto. Como é calculado, quais os critérios levados em consideração e por que algumas regiões são mais caras que outras são algumas das questões mais comuns.

Então, se você está a procura de imóveis para comprar, mas deseja saber como é calculado o preço do metro quadrado do empreendimento que tem em vista, confira as informações a seguir e esclareça suas principais dúvidas sobre o assunto.

Fatores que influenciam no valor do metro quadrado

valor-do-metro-quadrado

É comum encontrar pessoas que encaram a compra de um imóvel como um vantajoso investimento, uma vez que os empreendimentos tendem a valorizar. Mas por que uma propriedade acaba ficando mais cara com o passar do tempo?

Isso tem a ver com o cálculo que é realizado para saber o valor do metro quadrado de um imóvel. Os números têm como base o tripé custo-utilidade-qualidade e, é por conta disso que tais valores não são tabelados.

Dentre os pontos levados em consideração no cálculo desse valor, pode-se destacar a localização, as características da propriedade, a infraestrutura do bairro e região e o momento atual do setor imobiliário.

Localização

A localização da propriedade — seja terreno ou uma construção — é um dos fatores que mais influenciam no preço do metro quadrado do imóvel. São considerados a segurança da região, a infraestrutura, entre outros fatores.

Para isso, são levados em conta os dados divulgados pela prefeitura, IBGE e notícias da região para, assim, haver a análise do índice de criminalidade, dos serviços oferecidos pelo bairro e da locomoção dos moradores.

Infraestrutura

É comum que haja uma confusão entre localização e infraestrutura. Enquanto a primeira tem relação com a qualidade de vida dos moradores, a segunda tem relação com o bem-estar.

Quando afirmamos que o bairro oferece infraestrutura completa, estamos dizendo que há muitos serviços e comércios na região, como supermercados, padarias e farmácias, que simplificam o dia a dia dos moradores de determinado local.

Acessibilidade

Com o trânsito das grandes cidades cada vez mais caótico, residir próximo a estações de metrô e a várias opções de linhas de ônibus é considerado um ponto positivo no momento de calcular o valor do metro quadrado de um imóvel.

Os meios de locomoção para veículos particulares também são considerados, como as vias que ligam regiões de grande relevância e rotas de desvio de congestionamento. Quanto melhor o acesso, maior é a qualidade de vida dos moradores.

Segurança

valor-do-metro-quadrado-imovel

Mesmo que esse ponto seja analisado na Localização, é importante, ainda, que ele seja pontuado separadamente. Ter vigilância na região, ou estar próximo a delegacias pode interferir no preço por metro quadrado.

Condições do imóvel

As condições físicas do imóvel é um grande ponto a ser analisado no cálculo. Aqui, no caso de um bem já construído, é verificada a metragem da propriedade, além de número de dormitórios, material utilizado na construção e decoração.

No caso da compra de um apartamento na planta, é verificado, ainda a possibilidade de alteração no projeto inicial, como a inclusão ou exclusão de um dormitório, por exemplo.

Como saber o valor do metro quadrado exato

Para saber o valor do metro quadrado construído do imóvel de interesse, conte com a ajuda de um especialista, que pode ser um corretor de imóveis ou, ainda, uma imobiliária. Só após uma avaliação é possível definir o preço exato da metragem.

Em caso de dúvidas, entre em contato com um dos especialistas do Meu Imóvel! e, para acessar mais conteúdos como este, acompanhe todas as publicações de nosso blog. Mantenha-se sempre informado sobre os principais assuntos imobiliários conosco!