Infraestrutura completa, segurança e harmonia arquitetônica — essas são algumas das vantagens de morar em um bairro planejado. Surgida nos Estados Unidos, entre as décadas de 1980 e 90, a idealização de uma região de uso misto se popularizou e, atualmente, muitas pessoas desejam residir em uma área assim.

Mas boa parte dos indivíduos acredita que bairro planejado é sinônimo de regiões nobres. Então, para desmistificar essa ideia, preparamos um conteúdo explicando as características das regiões planejadas, as vantagens de residir em uma e alguns exemplos. Confira, a seguir.

O que são bairros planejados

Antes de conhecer as características, é importante entender o que é um bairro planejado. Para isso, teremos que voltar alguns anos na história, mais especificamente, para 1980.

bairro planejado

Neste ano, nos Estados Unidos, surgia a primeira região habitacional idealizada do zero. O objetivo era criar um local em que os moradores tivessem conforto, segurança, tranquilidade e, somado a tudo isso, houvesse uma harmonia arquitetônica, dando ainda mais beleza à cidade.

O conceito não apenas deu certo, como se popularizou rapidamente em outros países. Atualmente, é possível encontrar bairros planejados verticais e horizontais, com facilidade.

Em resumo, os bairros planejados são áreas projetadas por especialistas, como se fossem um condomínio fechado, mas sem os encargos e as regras deste. A ideia é criar pequenos centros, onde os moradores tenham infraestrutura completa, segurança e facilidade de mobilidade.

Assim, ainda é possível ordenar a população de uma área que apresenta crescimento constante, sem que haja a superlotação em um determinado local. Os bairros planejados podem ser projetados por arquitetos, prefeituras ou até construtoras — nos casos de bairro planejado verticalmente.

Características de bairros planejados

Uma vez que os novos bairros planejados são criados por completo, desde sua infraestrutura até o padrão das residências, é natural que eles tenham algumas características específicas. Algumas delas são:

Estética única

Por ser planejada, antes mesmo do início das obras, a arquitetura deste tipo de bairro é única. Geralmente, muito modernos e funcionais, os projetos arquitetônicos costumam ser a marca registrada da região, com ruas e casas padronizadas.

Infraestrutura completa

Uma vez que o principal objetivo é oferecer conforto e comodidade para seus moradores, os bairros planejados costumam ter todos os serviços necessários para um dia a dia facilitado. Como um pequeno centro, é possível encontrar supermercados, agências bancárias, farmácias, postos de combustível e afins nessas regiões projetadas.

Manutenção mínima

Mais uma vez, pelo fato de ser idealizado, os bairros planejados contam com atendimento de telefonia, internet, abastecimento de água, luz e afins, suficiente para a sua quantidade de moradores. Com isso, não há problemas de “sobrecargas” e, assim, há menos necessidade de manutenções.

Garantia de tranquilidade

A quantidade de residências em um bairro planejado também faz parte do projeto. Sendo assim, os moradores têm a garantia de que não haverá mais lotes ou construções/desmembramentos de demais residências. Dessa forma, há a certeza de que a região será sempre tranquila.

Diferença entre bairro planejado e tradicional

bairro planejado

A principal diferença entre esses tipos de bairro é a responsabilidade pela região. Enquanto, no planejado, os moradores são os responsáveis pela preservação da área, no tradicional, a administração fica por conta da prefeitura.

Por isso, não é possível afirmar que os bairros nobres são, necessariamente, planejados e vice-versa. A Vila Olímpia é um exemplo de região nobre de São Paulo, enquanto os Jardins são um exemplo de bairro planejado paulistano.

Alguns empreendimentos podem ser considerados bairros planejados, por contarem com diversos serviços em suas dependências, como pequenos centros de compras e demais comércios, mas eles não são, obrigatoriamente, de alto padrão.

Mantenha-se informado conosco

Gostou de saber mais sobre o que é e quais são as características dos diferentes tipos de bairro planejado? Então, se quiser conferir mais publicações como esta, não deixe de acompanhar o conteúdo do blog Meu Imóvel!