Atualmente, a moda de morar em um apartamento térreo está voltando com tudo na cidade de São Paulo. Inúmeros empreendimentos novos estão valorizando essa tendência para atender as pessoas que preferem a segurança de um condomínio e, ao mesmo tempo, as vantagens de morar em uma casa.

Morar no térreo possibilita a implementação de um quintal em substituição a varanda gourmet, permitindo um aumento da área externa do imóvel. Além disso, você pode criar um jardim nesse espaço, com diversas espécies de plantas e uma mini-horta. Conheça a seguir, algumas informações importantes que você precisa saber antes de comprar um apartamento no primeiro piso!

Vantagens de morar em um imóvel térreo

São inúmeras as vantagens de morar em um apartamento térreo, principalmente para aquelas pessoas que não querem perder a facilidade de locomoção, sem fazer uso de escadas e elevadores.

Por estar situado no nível de acesso do empreendimento, um imóvel no térreo também é adequado para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou idosos que sentem dificuldade em andar por um longo período.

Outro destaque é com relação ao tamanho da área externa de uso particular, que tende a ser maior se comparado aos apartamentos comuns. Isso possibilita a implementação de uma churrasqueira, forno de pizza e, nos casos no qual o espaço é parcialmente descoberto, um minijardim para o cultivo de plantas e hortaliças.

Na maioria das vezes, os apartamentos térreos possuem duas ou mais portas de entrada, facilitando a vida de quem esqueceu ou perdeu a chave do imóvel.

No dia da mudança, por exemplo, a facilidade em retirar ou colocar as mobílias fica muito mais fácil morando no primeiro piso, pois não será necessário utilizar o elevador de serviço ou, até mesmo, as escadas do edifício. Tal vantagem também se aplica no momento de subir com as famosas sacolas de compras dos supermercados.

Para quem gosta de interação social, o térreo permite com que você tenha um maior contato com a vizinhança. Mas, aquelas pessoas mais reservadas podem não gostar muito disso e isso acaba sendo uma desvantagem de morar próximo a entrada do empreendimento.

Desvantagens de um apartamento térreo

Apesar de apresentar inúmeras vantagens, morar em um apartamento térreo pode não ser muito adequado para moradores que gostam de ter uma vista superior privilegiada de São Paulo, principalmente à noite, quando está toda iluminada. Isso acontece devido ao imóvel estar cercado pelas estruturas da portaria e garagem.

Um apartamento com quintal geralmente possui uma área interna menor se comparada aos demais imóveis, devido a tamanha extensão da parte externa, onde está localizado o jardim e a área de serviço. Além disso, a diminuição é decorrente da liberação de espaço para a instalação da portaria e corredores de acesso para automóveis.

Se você não gosta de sol e prefere um ambiente fresquinho, um apartamento no primeiro piso pode não atender o seu perfil. Quanto maior a altura do imóvel, mais rajadas de vento ele irá receber e, consequentemente, reduzindo a intensidade de calor.

Por fim, quanto mais baixo for um imóvel, mais barulho você enfrentará devido a entrada e saída constante de veículos do estacionamento e dos ruídos provocados pelos carros e pedestres que circulam pelo pedaço diariamente.

Custo-benefício dos apartamentos térreos 

Quanto menor a altura que um imóvel estiver situado dentro de um condomínio, mais barato será seu preço em detrimento de andares altos e a cobertura. Isso acaba gerando uma excelente relação custo-benefício para o bolso do comprador em busca de apartamentos novos.

As vantagens econômicas não param por aí. Por valerem menos do que os demais imóveis, os localizados no térreo também podem ser mais fáceis de serem alugados ou vendidos e, por essa razão, acabam sendo uma boa opção para quem deseja investir ou obter uma fonte de renda mensal.

Dicas de como criar um apartamento garden

Muitos moradores de imóveis térreos prezam em transformar o quintal do apartamento em um ambiente mais verde e arejado para aproveitar um pouco da natureza, deitado em uma rede sem nenhuma preocupação. Mas, como transformar o ambiente em uma área garden? Fique ligado nas nossas dicas:

  • Escolha as plantas mais adequadas para o espaço. Geralmente, as mais indicadas são as de pequeno tamanho e que não precisam de muita luminosidade e ventilação para sobreviverem;
  • Instale alguns vasos nas paredes ou até mesmo no chão para o cultivo de ervas e hortaliças, como manjericão e alecrim;
  • Coloque algumas cadeiras e mesas feitas com vime para reunir os amigos em confraternizações e realizar as refeições do dia a dia respirando ar puro,
  • Plantas suculentas são ideais para serem colocadas em apartamentos garden.

Como cuidar de um jardim no apartamento?

Um apartamento com garden precisa receber alguns cuidados específicos em nome de uma melhor qualidade de vida para as plantinhas e, até mesmo, para não permitir a visita de mosquitos e insetos no seu lar doce lar.

A primeira coisa a se fazer é dedetizar todo o espaço, controlando, assim, a presença de seres indesejados como abelhas, pernilongos e o temível mosquito da dengue.

Outro ponto fundamental diz respeito a poda. É muito importante que não ocorra o acúmulo de mato e as plantas cresçam em um tamanho desproporcional ao do jardim. Fazendo isso, você obtém uma melhora na visibilidade do ambiente e ainda colabora para deixá-lo menos abafado.

Se você é aquela pessoa que prefere morar em um apartamento térreo devido as facilidades de locomoção e a presença de um ambiente garden para respirar ar puro, não deixe de acessar o site do Meu Imóvel e conferir as nossas opções!