Você, que está em busca de um imóvel  que ofereça praticidade, conforto e bem-estar, está na hora de conhecer três tipos de habitação que estão ganhando cada vez mais espaço no cenário urbano: os apartamentos studio, loft e flat.

Entretanto, antes de descobrir qual é o que se encaixa mais com seu perfil, é fundamental conhecer  os principais conceitos e características de cada um, bem como as semelhanças existentes entre os três. Confira a seguir!

Studio, loft e flat: características em comum

Studio, loft e flat são três tipos de apartamentos encontrados em quaisquer regiões de São Paulo, e que visam oferecer conforto e comodidade para aqueles que ali habitam.

A principal semelhança entre os três é que eles possuem uma pequena área, muitas vezes formada por um único cômodo, e são perfeitos para pessoas que possuem o hábito de viajar periodicamente e precisam se instalar em lugares práticos da cidade durante eventos, conferências e viagens de negócio.

Na maioria das vezes, são localizados em regiões nobres próximas aos centros empresariais e financeiros ou no centro expandido da capital paulista, onde ocorre a maior parte dos eventos desse porte. Todavia, estão espalhados por toda a cidade, de um modo geral, para atender a todos sem restrição.   

Studio

Um apartamento tipo studio é aquele que possui diversos cômodos em seu interior e, por isso, conta com um grande número de paredes em sua extensão. Muitos deles possuem varanda e uma cozinha americana integrada a área social e a outros cômodos da casa.

Nele, estão presentes alguns itens fundamentais para que você tenha um lazer completo sem precisar sair de casa: sala de jogos, sala de ginástica, cozinha gourmet, minicinemas, piscinas, saunas e escritórios para as pessoas trabalharem em estilo home office.

Sua área, na maioria das vezes, não passa de 30 m², e, por essa razão, é um excelente ambiente para a maioria dos jovens solteiros ou casais em início de matrimônio, mas, também pode atender a todos que precisam de um ambiente para chamar de seu.

A maior parte dos apartamentos studio decorados estão localizados em lugares estratégicos de São Paulo, próximos aos principais pontos turísticos, onde ocorre uma intensa e badalada vida noturna.

Loft

O loft é um apartamento que possui os cômodos integrados e, na maioria das vezes, lembra os famosos filmes e séries norte-americanos dos anos 1970 e possui uma decoração um tanto quanto rústica. Na época, eles se espalharam por todas as cidades grandes, que precisavam de algo moderno e prático ao mesmo tempo.

Os primeiros lofts que apareceram foram construídos a partir de antigos galpões industriais, que foram cada vez mais adquirindo um caráter residencial com o passar dos anos.

Atualmente, o apartamento loft costuma ser bem espaçoso e sem paredes que separam um cômodo do outro, o que lembra muito suas origens. Muitas vezes, ele possui o pé direito alto e duplo, típico de prédios que possuem um mezanino.

Se você é aquela pessoa que gosta de espaços bastantes amplos, versáteis e práticos, os lofts são ideais, visto que são dotados de janelas amplas, permitindo a melhor ventilação no espaço; e tijolos aparentes, que proporcionam um tom mais rústico, neutro  e simples ao ambiente, capaz de agradar a todos.

A cozinha, a sala e os sanitários são integrados em um único cômodo, separados, geralmente, por móveis posicionados estrategicamente para dividir o espaço da melhor maneira possível. Na parte superior, mais conhecido como mezanino, se localiza o dormitório.

 Flat

Os famosos apart-hotéis possuem características que remetem aos serviços dos tradicionais hotéis, e possuem recepção, lanchonete, restaurante, lavanderia, limpeza e segurança. Além de que, oferecem um maior conforto e comodidade para todos que ali se instalam.

flat em Moema e nos demais bairros do centro expandido da capital paulista que possuem uma arquitetura totalmente moderna e contemporânea, específica para atender ao fluxo de moradores daquele lugar.

Geralmente, os flats são alugados mas também podem se tornar moradia fixa de pessoas que não possuem muito tempo para cuidar de uma casa ou que desejam passar apenas um semestre ou similar na cidade que nunca dorme.

Qual é o mais apropriado?

Agora que você já conheceu as principais diferenças entre apartamentos studio, loft e flat, chegou a hora de saber qual é o modelo mais apropriado para o seu estilo de vida.

Se você deseja ter seu cantinho próprio e morar sozinho, ou acabou de casar e está afim de guardar um pouco de dinheiro, o apartamento studio SP é o mais adequado, pois é encontrado com preços acessíveis para todos os bolsos.

Agora, se você gosta de lugares espaçosos e práticos, o apartamento ideal é o loft, que oferece praticidade e amplitude ao mesmo tempo.

Por fim, se sua agenda está bem apertada e não está tendo tempo de arrumar a casa direito, ou deseja conhecer as maravilhas da cidade de São Paulo sem se preocupar com nada, dê uma olhada nos flats, modernos, contemporâneos e que são sinônimos de conforto.

Quer encontrar o imóvel ideal para suas necessidades e não sabe por onde começar? Entre em contato com o Meu Imóvel, e conheça diversas opções que se adequam ao seu perfil!