Relativamente novo no Brasil, o flat é um tipo de moradia que mescla as características de um apartamento padrão, com serviços hoteleiros. É ideal para quem não tem muito tempo para cuidar dos afazeres domésticos e, também, para aqueles que viajam muito.

Podendo ser comparado ao aluguel de um apartamento padrão tradicional e mobiliado, o flat oferece facilidade a seus moradores. Confira, a seguir, mais informações sobre o tema e suas principais características.

O que é um flat

flat

Na realidade, flat é o nome de um edifício que abriga diversos apartamentos totalmente mobiliados do tipo padrão disponíveis para aluguel — também denominados flats. Além disso, tem como diferencial a disponibilidade de serviços hoteleiros, geralmente 24 horas, como manobristas e arrumadeiras.

Esse tipo de imóvel também é muito conhecido como apart-hotel. É muito encontrado nas regiões centrais das cidades, uma vez que seu público costuma ser de executivos, médicos, atletas e demais pessoas que trabalham viajando e buscam um local prático e, também, que ofereça privacidade.

Apesar de oferecer serviços que geralmente só são encontrados em hotéis, os flats não possuem o mesmo formalismo. Cada serviço solicitado é cobrado com o valor do condomínio, sob o sistema pay-per-use.

Outra grande vantagem apresentada pelo apart-hotel é que não há a necessidade de fazer um contrato de aluguel para morar nele. O sistema de aluguel de flat segue os padrões hoteleiros, o que proporciona maior conforto e rapidez na mudança.

Valor de um flat

O flat é cobrado por diária, assim como os hotéis. Porém, sua diferença fica por conta do valor, que costuma ser mais baixo. Apesar disso, o custo de aluguel de flat um pouco mais elevado, quando comparado com apartamentos tradicionais — até mesmo os mobiliados.

Segurança

Os flats costumam oferecer uma segurança maior para os seus moradores, já que trabalham com uma recepção de 24h e, muitas vezes, contam com um serviço de segurança, assim como os hotéis.

Tamanho dos flats

Por ser projetado especialmente para atender às necessidades e, também, oferecer o máximo de conforto ao seu morador, o flat para alugar pode ser encontrado de diversos tamanhos, que podem variar entre os 25 m² e os 65 m². Até os menores oferecem cozinha, assim como as kitnets.

Menos populares, mas também possíveis de se encontrar são os apart-hotels de 120 m², com mais de um dormitório, suítes e, até mesmo, coberturas maiores. Contudo, seus valores tendem a ser mais elevados também. Estes são classificados como flats especiais.

Decoração de um apart-hotel

O flat mobiliado possibilita ao morador a criação da decoração que desejar. Neste caso, é importante ter em mente que o espaço pode ser mais limitado e, com isso, sua mobília deve ser funcional. Uma regra que deve ser levada em consideração ao decorá-lo é a de “menos é mais”.

Por ser uma residência que costuma ser de pouco tempo, não é recomendável fazer móveis sob medida para o espaço, uma vez que você não poderá levá-los com você ao se mudar para outro imóvel.

flat

Saiba mais com o Blog Meu Imóvel

Gostou de saber mais sobre o que é flat? Então, você também gostará dos demais conteúdos do blog Meu Imóvel! Aqui, você encontra publicações sobre decoração, informações sobre regras de condomínio e muito mais.

E, se você está em busca de apartamentos à venda, o catálogo do Meu Imóvel está repleto de opções em diversas cidades do Brasil. Confira nossas ofertas. Com certeza, temos o imóvel ideal para seu estilo de vida e que atenda perfeitamente às suas necessidades.