Comprar ou alugar um imóvel é uma decisão que depende de vários fatores como o tamanho da família, perspectivas profissionais, possibilidade de mudança, o endereço onde quer morar e como será feito o financiamento ou pagamento do valor.

Para saber qual a melhor escolha a tomar entre financiar ou alugar é preciso entender os principais tópicos, regras e ter em mente exatamente quais são os seus planos e perspectivas do futuro.

Principais formas de comprar um imóvel

comprar ou alugar

Você é daqueles que não cogitam a possibilidade do aluguel e querem investir em comprar um imóvel na planta ou usado? Existem algumas formas de você adquirir essa conquista e nós podemos te ajudar.

Financiamento

Essa modalidade nada mais é que um empréstimo, em que você pega o dinheiro para a compra do imóvel, como um lançamento imobiliário, por exemplo, e devolve nas prestações com os juros embutidos.

A maior vantagem é a rapidez com que as chaves do imóvel vão estar na sua mão. Procure o banco que mais se encaixa no seu bolso e analisa todas as taxas que vão ser cobradas ao longo dos anos.

Consórcio

Nesse caso, não há juros nem muitas regras e dificuldades para participar, mas não é a melhor opção para pessoas que precisam comprar o imóvel imediatamente.

No consórcio, você paga um valor fixo, e participa de leilões e sorteios todos os meses. Quando for contemplado, receberá o dinheiro e poderá comprar sua propriedade.

Não é possível saber quando você será sua vez, mas há um prazo máximo de duração dos grupos. Essa opção é ideal para pessoas que tem onde morar e não querem arcar com juros que encarecem o preço final do imóvel.

À vista

Essa é a opção mais vantajosa, pois ela permite descontos e evita o pagamento de juros, porém, nos casos em que a intenção de compra é para investimento, vale a pena avaliar se não é melhor investir em outra forma que traga um retorno mais rápido.

Tópicos a serem observados

Para decidir qual imóvel comprar ou alugar, é preciso avaliar alguns detalhes. Fazer a escolha certa nesses momentos é crucial para não ter arrependimentos futuros e não cair em nenhum tipo de golpe.

Localização

Escolha um lugar tranquilo e seguro, converse com os vizinhos para identificar problemas de segurança, por exemplo. Veja se é próximo de lojas, farmácias, escolas ou hospitais.

Insolação e ventilação

Se acaso o sol bater no imóvel de manhã o local é considerado face norte. Se for ao contrário a posição é face noroeste. Os banheiros precisam ter janelas amplas para que não haja mofo e a ventilação seja boa.

Acabamento

Verifique se a parede do banheiro está úmida, isso pode ser sinal de vazamentos. Em casas mais velhas, olhe o telhado. Pode haver telha quebrada ou cupim. Se a fachada do prédio estiver em más condições, pode haver reforma em breve, com aumento de condomínio.

Hidráulica

Se a torneira estiver com vazamento, não é motivo de preocupação, basta arrumar a torneira. Mas, se a água sair com sinais de ferrugem, pode ser um aviso de que a tubulação está enferrujada e precisa ser substituída.

Elétrica

Em horário de pico (normalmente das 18h às 21h), acenda todas as luzes da casa e, se tiver, ligue dois chuveiros elétricos de uma vez. Se a intensidade de luz baixar ou mesmo um dos chuveiros ficar com a água fria, a rede elétrica precisa de reforma.

Saiba quais requisitos devem ser observados

comprar imovel

Além da localização, é preciso verificar se o custo do imóvel cabe no orçamento. O valor do aluguel, condomínio e demais taxas devem ser analisadas. Faça o cálculo a partir do seu salário e demais rendas.

Fique atento às regras dos locatários como:

  • Fiador: quando outra pessoa garante o pagamento caso o inquilino não faça;
  • Seguro fiança: quando uma instituição faz o papel do fiador,
  • Depósito: cerca de dois ou três meses do valor mensal.

No contrato de locação consta também o prazo mínimo do aluguel. Em média, são 30 meses, mas é possível negociar períodos menores. Outros itens que devem estar claros são os índices de reajuste, o valor do aluguel, os encargos pagos pelo locador e os que o locatário deve arcar.

Encontre a melhor opção no Meu Imóvel!

Compre o seu imóvel com facilidade, de forma que atenda todas as suas necessidades e gostos!

Com o Meu Imóvel, você pode fazer uma busca rápida com os detalhes que precisa, na faixa de preço que procura. Não perca essa chance!