Usar o FGTS para amortizar financiamento Caixa pode ser considerado um dos maiores motivadores na hora de comprar a tão sonhada casa própria. Com ele, é possível abater parte do valor total, como também diminuir o número de parcelas ou valor pago por mês.

Essa é uma ótima saída para quem teve imprevistos financeiros, ou então para aqueles que têm pressa em quitar sua dívida. Confira a seguir as várias formas de utilizar seu benefício para melhorar ainda mais as condições de pagamento imobiliário.

Usar FGTS para amortizar financiamento

Entendendo o benefício

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço foi criado para proteger o funcionário que trabalha no regime CLT. No caso de demissão sem justa causa ou então de doenças graves, o trabalhador pode retirar a soma dos 8% que foram descontados de seu salário pelos meses trabalhados.

No entanto, o saldo também pode ser utilizado para a construção ou a compra de um imóvel. Nesse caso, o comprador pode escolher como deseja utilizar o benefício: como entrada da propriedade ou se usará mais tarde, para aliviar o valor das parcelas.

Diminuir o valor das 12 prestações seguintes

A primeira opção é utilizar o Fundo para reduzir em até 80% o valor de 12 parcelas consecutivas do financiamento. Essa tática é interessante para quem está passando por dificuldades financeiras momentâneas.

Dessas 12 parcelas, até três meses podem ficar atrasados. O processo pode ser repetido todo ano, permitindo, assim, que o comprador consiga honrar com seu contrato sem mais dores de cabeça.

Diminuir o valor das parcelas

Outra opção para quem fez financiamento imobiliário é diminuir o valor pago por mês sem alterar o número das parcelas. Nesse caso, o montante que existe em seu Fundo de Garantia vai definir qual o novo valor a ser pago.

Diminuir a quantidade de parcelas

Se você prefere continuar pagando o valor definido por mês, mas quer diminuir os meses de financiamento, o Fundo de Garantia contribui – e muito – para isso. Supondo que o trabalhador tenha R$ 20 mil acumulado, dependendo do valor da dívida, é possível abreviar, aproximadamente, 40 meses.

Usando o FGTS para amortizar financiamento

Condições

Para usar o FGTS para amortizar financiamento Caixa, é preciso preencher alguns pré-requisitos estabelecidos pelo banco. Todas as informações estão disponíveis no site da Caixa Econômica Federal.

  • É preciso ter trabalhado pelo menos três anos no regime CLT. O período de contribuição não precisa ser consecutivo;
  • Não possuir financiamento ativo no Sistema Financeiro da Habitação (SFH) em qualquer parte do país,
  • Não ser proprietário de imóveis residenciais no município de residência atual, limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana.

Meu Imóvel tem o que você precisa

Agora que você já conhece as diversas formas de usar o FGTS para amortizar financiamento Caixa, confira as residências disponíveis no Meu Imóvel e conquiste a tão desejada casa própria.