Na hora de construir, vários cômodos dos imóveis são prioridade, e pode ser que as casas com garagem subterrânea fiquem em segundo plano, mas essa parte é  importante. 

Seja na hora de sair com o carro para a rua ou descarregar as compras debaixo de chuva, alguns problemas acabam sendo percebidos na ausência de uma garagem assim, porém tudo pode ser resolvido com uma reforma bem-feita.

Essas garagens são consideradas sustentáveis, porque se tratam de uma opção que não desmata nenhuma área verde, muito menos impede a entrada de luz ou a paisagem urbana de respirar adequadamente. 

Outros fatores especiais dessa arquitetura são: o aspecto acústico das garagens, que consegue controlar a poluição de ruídos, e a ajuda na diminuição das ilhas de calor nas cidades.

Se quer saber como estruturar uma garagem subterrânea do jeito certo, aprenda os detalhes mais importantes para esse tipo de reforma. Além disso, essa garagem possibilita que você deixe seu carro em uma situação mais segura do que quando ele está estacionado na rua, por exemplo.

Primeiros desafios na hora de planejar

casas com garagem subterrânea

O primeiro aspecto fundamental que precisa ser observado nas plantas de casas com garagem subterrânea é a inclinação do seu terreno, que, se for em declive, pode ser usado para projetar uma garagem subterrânea. Assim, você consegue um espaço com cobertura e frescor para a garagem, sem a necessidade de escavar o terreno.

Na hora de projetar, lembre-se do espaço interno necessário que essa garagem subterrânea vai ter, dependendo da quantidade de carros na casa. É importante pensar também em como será a parte externa, servindo para valorizar, e muito, as fachadas de casas com garagem subterrânea, através de um projeto funcional.

Casas com garagem subterrânea são muito seguras, porque não têm espaço para nenhum acesso indesejável, e também deixam os carros bem protegidos das ações do tempo. Porém, sua desvantagem costuma ser o preço elevado, mesmo assim, analisando a longo prazo, o projeto é considerado um investimento válido.

Pontos de atenção para construir a sua garagem 

Na hora de fazer a construção dessa área, lembre-se de detalhes como quantos veículos deseja guardar, o tamanho de cada vaga, a inclinação da rampa, o raio de curvatura e manobras, além de outras funcionalidades que deseja para essa parte da casa.

Além do mais, saiba que é possível encontrar uma solução adequada para seu tipo de terreno, orçamento e também as características que você deseja para o cômodo. O recomendado costuma ser que esse espaço atenda às suas necessidades, tais como: mais privacidade ou local que possa receber visitas para uma festa.

Essa garagem é como um cartão de visitas, por isso, precisa de uma estrutura bem definida, adaptando a entrada com o restante da fachada. Você consegue pensar em vários estilos de projetos de casas com garagem subterrânea, porque a parte debaixo do imóvel é bem ampla, mas não precisa de um portão grande, por exemplo, como nos sobrados e condomínios de casas.

Principais benefícios desse tipo de garagem

casas com garagem subterrâneaAs casas com garagem subterrânea costumam contar com alguns detalhes que servem para tornar sua moradia muito mais bonita. Entre esses itens, podem ser listados os tipos de portões, revestimentos, ventilações, pisos e iluminações.

Fora isso, dependendo do tamanho, a garagem consegue ter outras utilidades que vão muito além de guardar o carro da família. Ela pode servir para outras funções bem úteis para o cotidiano, como lavanderia, estoque, oficina ou escritório, por exemplo, muito comuns em casas modernas com garagem subterrânea.

Outro benefício é a comodidade de sair de casa e já entrar direto no carro. Assim, você tem uma rotina mais segura, principalmente se costuma chegar tarde da noite do trabalho. Ter uma garagem subterrânea também facilita na hora de chegar com as compras em épocas de chuvas fortes, trazendo mais tranquilidade para o cotidiano.

Acompanhe as publicações do blog Meu Imóvel

Gostou de conhecer os detalhes essenciais das casas com garagem subterrânea? Para saber mais sobre decoração e lar e obter dicas de empreendimentos, veja nossas publicações.

Assim, você se torna especialista em diferentes assuntos e deixa sua casa ainda mais convidativa e elegante. Depois de conferir este conteúdo, que tal aprender a fazer a escritura do seu imóvel