O período para juntar a quantia necessária para comprar a tão sonhada casa não costuma ser muito curto. Com isso, diversas pessoas optam por aplicações para que, assim, o dinheiro renda mais rápido. Mas qual o melhor investimento financeiro a se fazer?

São várias opções disponíveis, mas é necessário que o investidor encontre o que mais se adequa ao seu perfil de risco e, também, ao tempo de investimento. Confira a seguir as cinco aplicações financeiras mais seguras a se fazer no momento.

Tesouro Selic

melhores-investimentos-financeiros

Por ser um investimento financeiro do governo, o Tesouro Selic é o que oferece melhor segurança e liquidez ao investidor. Sua rentabilidade é pós-fixada e atrelada à taxa de juros brasileira, a Selic.

Além de ter chances nulas de rentabilidade negativa, o investimento é considerado o mais seguro por pertencer justamente ao governo. A probabilidade de ele não cumprir com o pagamento da sua receita é praticamente inexistente.

O melhor de tudo é que não é necessário aplicar muito dinheiro. Basta ter apenas 1% do valor do título para dar início aos investimentos públicos. Essa é a melhor aplicação financeira para quem está iniciando no mundo dos investimentos.

CDB

O Certificado de Depósito Bancário, mais conhecido como CDB, é um investimento oferecidos pelos bancos para que eles aumentem seus recursos e possam oferecer crédito a outras pessoas. Uma espécie de empréstimo.

Aqui, seu lucro será em cima dos juros acordados com o banco, ou seja, pode-se afirmar que esse é um investimento de juros prefixados (quando o investidor já sabe qual será sua rentabilidade).

O maior risco desse tipo de investimento é a instituição falir. Nesses casos, há uma espécie de seguro, chamado FGC (Fundo de Garantia de Crédito), que garante a devolução do valor investido, para aplicações de até R$ 250 mil.

Debêntures

Esse tipo de aplicação de dinheiro é, basicamente, um empréstimo às empresas. São títulos de dívidas que rendem um juros anual, acertado com a instituição, no momento da compra.

Sua rentabilidade se mantém a mesma em toda data de vencimento, por se tratar de uma renda fixa. Com isso, ao resgatar seu capital, você já recebe o valor corrigido de acordo com o tempo que ficou investido.

Fundos DI

Esse é a melhor forma de investimento financeiro para quem deseja uma liquidez rápida e possibilidade de resgate a qualquer momento. No entanto, exige mais atenção do investidor, uma vez que sua rentabilidade não é garantida.

Os fundos DI estão relacionados ao CDI e à taxa Selic, se tornando o melhor investimento financeiro pós-fixado. Aqui é necessário analisar os valores dos juros, para, assim, saber se é um bom investimento no momento ou não.

Para se tornar um título rentável, sua taxa de operação deve ser superior a 0,5% ao ano e maior do que 100% do CDI. Aqui, a instituição é obrigada a garantir 95% dos ativos com a CDI, proporcionando uma rentabilidade mais estável.

LCI e LCA

A Letra de Crédito Imobiliário e a Letra de Crédito do Agronegócio são títulos emitidos pelos bancos, que têm por objetivo arrecadar recursos para esses dois setores. O maior atrativo desse tipo de investimento é a isenção de impostos.

A sua rentabilidade vai variar de acordo com a estratégia da instituição em que seu dinheiro for investido. Normalmente, os juros pagos são referentes ao período que o valor permaneceu aplicado.

O segredo do sucesso

Investimentos são feitos por quem deseja ter um aumento das finanças em um período menor de tempo. Mas não se esqueça de que, para ter sucesso, é necessário saber analisar qual a melhor aplicação financeira para os seus planos.

O melhor investimento financeiro é aquele que atende perfeitamente às suas necessidades e ao seu tempo. Portanto, não use apenas como base o sucesso de rendimentos de outra pessoa, pois as necessidades podem ser diferentes.

Analise as taxas oferecidas, o tempo do rendimento e os riscos de cada aplicação. Isso te impedirá de ter prejuízos ou, então, nenhum rendimento no final do período do investimento.

Analise, também, o tipo de imóvel que deseja comprar. Assim, você pode controlar melhor suas finanças e fazer um investimento mais assertivo. No Meu Imóvel você encontra diversas opções de casas e apartamentos. Inicie sua pesquisa de residências em nosso catálogo!