Já imaginou comprar a casa dos seus sonhos? Para isso, se planejar financeiramente é importante, pois torna o processo mais fácil e com menos imprevistos. Assim, uma dica é buscar pelo melhor investimento financeiro para valorizar o seu rendimento.

O investimento financeiro possibilita que você amplie a sua renda e consiga investir em um imóvel. Para isso, é fundamental conhecer os tipos disponíveis e escolher o que mais combina com os valores que você tem no momento. Conheça algumas opções neste artigo do Blog Meu Imóvel:

O que é investimento financeiro?

Antes de buscar pelos métodos, é importante entender o que é investimento financeiro. Tecnicamente, o conceito trata da prática de operações de compra e venda de elementos a fim de aumentar o rendimento.

De modo geral, o investimento é a aplicação de uma quantia de dinheiro em um determinado produto ou serviços. Denominados ativos financeiros, esses elementos se valorizam gradualmente e garantem o aumento do patrimônio do investidor. Entre os exemplos de ativos estão: títulos públicos, commodities e moedas estrangeiras.

Poupar X investir

Durante um tempo, algumas pessoas acreditavam que para aumentar sua renda e valorizar seu patrimônio era necessário somente poupar. Com a poupança, o dinheiro fica guardado e rende algumas porcentagens estabelecidas por meio da Taxa Referencial de Juros (TR) e a taxa Selic.

Porém, diferentemente do investimento financeiro e produtivo, o dinheiro estático nessas contas não acompanha os valores do mercado e, consequentemente, se desvaloriza. Por isso, as aplicações surgiram como uma solução para quem deseja ter lucro e valorizar a verba sem nenhum desperdício.

Principais tipos de investimento financeiro

No Brasil existem vários tipos de investimento financeiro para quem deseja começar a lucrar. Entre eles, é possível encontrar métodos diferentes para aumentar a renda mensal, ampliar o patrimônio, poupar dinheiro e até mesmo planejar ações futuras, como aposentadoria.

melhor-investimento-financeiro

Dessa forma, para saber qual é o melhor investimento financeiro para você e seus planos, é importante saber como cada um funciona. Por isso, separamos alguns tipos de aplicações para te ajudar na hora de tomar essa decisão. Confira:

Tesouro Selic

Sendo um dos produtos do Tesouro Direto, um programa do Governo Federal que conta com títulos vinculados ao Tesouro Nacional, o Tesouro Selic oferece mais segurança e liquidez ao investidor. Sua rentabilidade é pós-fixada e atrelada à taxa de juros brasileira, a Selic.

Sem chances de rentabilidade negativa, essa aplicação é considerada uma das mais seguras do país. Além disso, quem quiser aplicar não precisa de muito, basta ter pelo menos 1% do valor do título para começar. Entre os tipos de exemplo de investimento financeiro, o Tesouro Selic é uma ótima opção para quem deseja começar a investir.

CBD

O Certificado de Depósito Bancário, mais conhecido como CBD, funciona como uma espécie de empréstimo e é um investimento oferecido pelos bancos. Basicamente, a instituição aumenta os seus recursos para que seja possível oferecer crédito a outras pessoas.

Nesse tipo de investimento, seu lucro é acordado pelo banco, e a segurança do investimento é estabelecida por uma espécie de seguro caso a instituição venha a falir. O seguro, denominado Fundo de Garantia de Crédito (FGC), garante a devolução do valor investido para aplicações de até R$ 250 mil.

Debêntures

Esse tipo de aplicação financeira é, basicamente, um empréstimo às empresas. São títulos de dívidas que rendem um juros anual acertado com a instituição no momento da compra.

Sua rentabilidade fixa se mantém a mesma até a data de vencimento do título. Com isso, ao resgatar seu capital, você já recebe o valor corrigido de acordo com o tempo que ficou investido, sem chances de perda.

Fundo DI

Se deseja saber qual é o melhor investimento financeiro a curto prazo, os Fundos DI são a resposta certa para você. Garantindo rápida liquidez e possibilitando o resgate do valor a qualquer momento, esse investimento é uma ótima opção para quem deseja resultados rápidos.

Podendo ser considerada a melhor forma de investimento financeiro pós-fixado, os fundos de investimento estão relacionados ao CDI e à taxa Selic, e favorecem a compra de títulos públicos e privados. Basicamente, eles são fundos de renda fixa que acompanham a variação da taxa básica de juros brasileira.

Para se ter um título rentável, sua taxa de operação deve ser superior a 0,5% ao ano e maior do que 100% do CDI. Nesse investimento, a instituição que forneceu o título é obrigada a garantir 95% dos ativos com a CDI, proporcionando uma rentabilidade mais estável para o investidor.

LCI e LCA

A Letra de Crédito Imobiliário e a Letra de Crédito do Agronegócio são títulos emitidos pelos bancos, que têm como objetivo arrecadar recursos para esses dois setores. O maior atrativo desse tipo de investimento é a isenção de impostos.

Sua rentabilidade varia de acordo com a estratégia da instituição em que seu dinheiro for investido. Normalmente, os juros pagos são referentes ao período em que o valor permaneceu aplicado.

Saiba investir e realize o seu sonho da casa própria com o Meu Imóvel!

melhores-investimentos-financeiros

Investimentos são feitos por quem deseja alcançar objetivos e realizar sonhos. Por isso, se você faz parte desse time, analise como funciona cada tipo de aplicação e busque por aquela que atenda às suas necessidades.

Aproveite para conferir o site do Meu Imóvel e explorar os lançamentos. Assim, você se inspira, encontra a casa ideal e faz do seu sonho uma realidade. Se quiser, você ainda pode ficar por dentro das novidades sobre o mercado imobiliário e muito mais com as publicações aqui no Blog!