O jardim vertical para apartamento, também conhecido como parede verde, é uma novidade no paisagismo que tem ganhado muitos admiradores. Por trazer mais vitalidade para o dia a dia das pessoas, ele é uma ótima opção de decoração para apartamentos.

Juntamente da verticalização urbana, esse tipo de jardim já é uma tendência e se torna mais popular a cada dia. Por isso, se você se interessa por esse estilo, precisa conferir as dicas que a equipe do blog Meu Imóvel separou!

O que é um jardim vertical?

O jardim vertical é uma técnica do paisagismo que consiste no cultivo e na disposição de plantas em paredes, muros e outros espaços não horizontais. Basicamente, a vegetação é ordenada e passa a se desenvolver verticalmente a fim de proporcionar um visual diferenciado para os ambientes.

Nessa técnica, são utilizados suportes para que as plantas sejam cultivadas. Essas estruturas, geralmente desenvolvidas em materiais leves, podem ser desde um quadro e um painel ou até diferentes tipos de vasos para jardim vertical.

Cada suporte varia de acordo com a vegetação escolhida e o tamanho da área que comporta o jardim. Por isso, na hora de optar por essa decoração, é importante pensar em alguns detalhes em relação à dimensão do lugar e à forma de cultivo.

Principais vantagens de ter um jardim vertical

jardim vertical para apartamento

Além de decorar, ter um jardim vertical em um apartamento traz inúmeras vantagens para o ambiente. O toque verde e vivo garante mais beleza à decoração e revitaliza diferentes cômodos.

Entre os principais benefícios, os tipos de vegetação dão ao local um toque acolhedor, que garante mais qualidade de vida aos moradores. Além disso, por ser disposto na parede, o jardim serve como um isolante térmico e acústico, combatendo o calor e os ruídos externos da cidade.

As plantas de diferentes espécies garantem um ar mais puro e limpo para a área. Junto do design, elas trazem mais modernidade ao apartamento, transformando lugares vazios em espaços criativos e supersofisticados.

Dicas para montar um jardim vertical no seu apartamento

Para ter uma parede verde no seu apartamento, é necessário seguir alguns passos importantes. Por exemplo, se você deseja um jardim vertical para apartamento pequeno, cada item deverá ser pensado de modo que não atrapalhe as demais atividades no local e se adeque à dimensão disponível.

Além disso, saber como fazer jardim vertical ideal demanda algum tempo e muita cautela. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar nessa jornada. Confira!

Planeje o espaço

Antes de mais nada, é necessário analisar o espaço disponível para a criação do seu jardim vertical. Independentemente do tamanho do apartamento, projetando bem o ambiente, é possível garantir uma parede verde viva e bem evidente.

Além da dimensão, algumas plantas necessitam de elementos essenciais, como sol e água, por isso, planejando antecipadamente, fica mais fácil garantir bons resultados. Dessa forma, certifique que o local é propício para começar a definir outros pontos.

Defina a vegetação

Para escolher plantas para jardim vertical em apartamento, é necessário conhecer todas as opções. Tomar ciência das características e da forma de manutenção de cada planta pode ser a chave para um jardim saudável e inovador.

Por isso, ao definir a vegetação que vai compor sua parede verde, garanta que as condições do local sejam adequadas. Na maioria dos casos, luz natural e água são indispensáveis, por isso, encontre um lugar que proporcione isso a ela.

Se o ambiente que você planeja não garante esses elementos, a dica é optar por plantas naturais que não precisam de muita manutenção para viver, como os musgos. Em casos mais extremos, você pode optar por um jardim vertical artificial, com plantas que se assemelham às naturais.

Escolha a estrutura

Em relação à estrutura, ideias para jardim vertical em apartamento são o que não faltam, então você poderá escolher a que mais combina com a sua decoração. Seja com pallets, caixotes, pequenos vasinhos pendurados ou um gigante painel, depois de planejar o espaço e a vegetação, é só decidir a base para começar a cultivar.

Procure por métodos de irrigação

Nos casos de plantas naturais que necessitam de água para sobreviver, é fundamental procurar por um método de irrigação eficaz. Para isso, vale a pena se informar sobre a quantidade de água que a vegetação requer e criar um cronograma para regá-la com certa periodicidade.

jardim vertical para apartamento

Encontre mais dicas de decoração no blog Meu Imóvel!

Agora que você já está por dentro dos passos para montar um jardim vertical em apartamento, que tal colocar a habilidade em prática e renovar a decoração da sua casa? Você pode incrementar os detalhes e conferir mais dicas como essa nas publicações disponíveis aqui, no blog do Meu Imóvel!