O fogão de cozinha é um dos eletrodomésticos essenciais para o cotidiano, por isso, entender a diferença entre fogão, gás encanado e botijão é importante. Seja morando sozinho ou com a família, esse componente serve para ajudar no preparo das refeições e ainda tem como responsabilidade garantir a segurança de todos.

O gás de botijão, também conhecido como gás de cozinha, é usado em fogões ou cooktops, que já vêm preparados para funcionar com esse tipo de componente. Enquanto isso, o gás encanado, que é fornecido pelo encanamento da rua, precisa ser adaptado para que o fogão tenha o desempenho correto.

Se você deseja ou está se mudando para um condomínio, saber mais sobre as possibilidades de cozinhar costuma ser uma etapa fundamental. Isso porque compreender qual modelo de gás vale mais a pena para as suas necessidades acaba sendo um ponto de atenção.

cozinha decoradaDiferença de fogão: gás encanado e botijão

A diferença de fogão de gás encanado e botijão é que o primeiro chega direto da rua para a sua casa, sendo considerado mais seguro e prático. Por conta disso, você não necessita ter um botijão dentro da cozinha, pois ele apresenta uma chama mais forte e consistente, graças à pressão do encanamento.

Por outro lado, o gás de botijão — também conhecido como gás liquefeito de petróleo — costuma ser mais pesado, com uma chama pouco instável se comparada com o natural. Apesar disso, ele tem boa facilidade de transporte e armazenamento.

Cuidados com a conversão

Saiba que cada tipo de gás tem uma pressão específica, por isso, o seu fogão pode acabar precisando ser modificado. Essa etapa de adaptar o fogão para gás encanado é muito importante, porque se essa mudança não for feita, o funcionamento do aparelho acaba prejudicado, tendo um rendimento baixo do forno e das bocas do fogão.

Caso o seu fogão tenha vindo pronto da fábrica para ser usado apenas com gás de botijão, contrate um serviço especializado. Além do mais, essa parte da instalação de gás encanado em apartamento tem riscos, podendo ocorrer vazamento de gás. Portanto, o aconselhável é que você não coloque o imóvel ou sua família em risco. 

Qual tipo de gás vale mais a pena em condomínio?panela no fogo

Os sistemas de gás aceitos em condomínios costumam ser os de botijões ou encanados, que apresentam vantagens e desvantagens. Assim, a sua escolha pode levar em consideração fatores como uso, economia, segurança e eficiência, além da diferença de fogão de gás encanado e botijão.

Uma das vantagens do botijão de gás é que ele permite o armazenamento, proporcionando um consumo que pode ser usado por mais tempo. Além disso, a energia gerada por ele é limpa porque não produz substâncias pesadas e não  prejudica o meio ambiente.

Já no caso do encanamento de gás, a distribuição é feita por uma empresa através dos tubos subterrâneos na sua rua. Assim, se a região onde você mora passar por alguma manutenção importante, o fornecimento desse gás é cortado durante determinado período.

Tenha o fogão ideal para o seu lar

Agora que você já conhece as vantagens de cada tipo de gás, fica menos difícil escolher o modelo de fogão para apartamento com gás encanado ou de botijão mais adequado. Antes de mais nada, saiba que qualquer um deles pode ser usado dos dois jeitos, desde que você verifique se a pressão do gás está bem regulada.

  • Fogão de duas bocas: recomendado se você morar sozinho e cozinhar pouco;
  • Fogão de quatro bocas: caso more sozinho, tenha uma família pequena e goste de cozinhar refeições variadas,
  • Fogão de cinco ou seis bocas: para você ou uma família maior que curta chamar amigos para encontros mais elaborados.

Acompanhe as publicações do blog Meu Imóvel

Viu só como funciona a diferença de fogão de gás encanado e botijão? Compare as opções e veja a possibilidade mais apropriada para o seu condomínio. Para saber mais sobre lar, decoração ou dicas de empreendimentos, veja nossas publicações.

Assim, você se torna especialista em diferentes assuntos e deixa sua casa ainda mais convidativa e elegante. E depois de conferir este conteúdo, que tal aprender a decorar uma cozinha planejada pequena?