Em algum momento da sua vida você já deve ter ficado na dúvida se existe uma lâmpada que seja melhor e mais iluminada entre a luz branca ou amarela. Acaba sendo normal ficar com certa dúvida na hora de escolher um tipo de iluminação, sempre pensando na forma mais adequada para cada ambiente.

Caso a sua intenção seja fazer uma mistura de luz branca ou amarela, é aconselhável tornar as luminosidades alternadas e proporcionais. É importante não deixar um canto da casa todo branco e o outro totalmente amarelo, por exemplo, porque isso passa uma impressão de desconexão entre os ambientes.

Saiba que não existe uma diferença entre as temperaturas dessas lâmpadas, por isso, se a sua preocupação estiver ligada ao fato de uma esquentar mais o cômodo que a outra, fique tranquilo. Entender como essas luzes funcionam é um bom passo também para saber quando usar luz branca ou amarela.

Diferenças entre essas lâmpadas

iluminação branca sala de estar

Na hora de escolher a lâmpada é importante prestar atenção nas diferenças entre a luz branca ou amarela para sala da sua casa, por exemplo. O primeiro tipo de lâmpada é ideal para uma situação de foco, dando mais visibilidade e atenção ao ambiente.

Já o segundo tipo de iluminação dá mais conforto e descanso para os olhos por conta da sua característica amarelada, diferentemente da luz branca. Além disso, ela é responsável por deixar os ambientes mais aconchegantes, pois deixa os objetos menos brilhantes.

É importante lembrar que a questão da luz branca ou amarela que esquenta o ambiente tem mais a ver com o tipo de lâmpada e cor usadas. Por isso, a diferença principal entre a luz amarela ou branca é somente o efeito visual e psicológico que causam, dependendo também do gosto de cada pessoa na hora da escolha.

Faça um uso equilibrado da luz branca

A luz branca torna os objetos da sua casa mais nítidos e com cores pouco modificadas, facilitando o uso de ambientes de grande circulação na casa. Esse tipo de luz fria costuma ser muito indicado em ambientes que necessitam de uma boa visualização dos objetos, como na sua cozinha e escritório, por exemplo.

Se você optar por colocar uma luz branca na sala de jantar ou outro dormitório, uma sugestão seria não deixar essas lâmpadas muito visíveis. Assim, é possível deixar o ambiente com uma atmosfera mais tranquila e confortável, mesmo que a iluminação seja fria.

Tenha ambientes mais harmônicos com a luz amarela iluminação quarto

Com esse tipo de iluminação quente, você consegue provocar uma sensação de acolhimento, e o recomendado é usar em ambientes como sala de estar ou quartos. Outra boa ideia de uso seria instalar uma luz amarela na copa da cozinha ou na pia do banheiro principal, dependendo do efeito que você quer provocar nesses cômodos.

Ambientes comuns, de descanso ou lazer, costumam ter essa iluminação amarela, além de corredores e varandas. Posicionar essa iluminação próxima a objetos como vasos de plantas ajuda a tornar a decoração desses ambientes mais impactante.

Afinal, qual das lâmpadas é a mais econômica?

Se estiver na dúvida sobre qual luz gasta mais energia, branca ou amarela, saiba que escolher uma delas não vai causar muita diferença na sua conta de luz. Isso porque essas lâmpadas usam mais ou menos energia, dependendo do facho de luz que tiverem, por isso, tenha atenção na hora de escolher a potência e tecnologia delas.

Além do mais, muitas pessoas costumam ter a sensação de que quanto mais branca a lâmpada for, mais potente e iluminada ela acaba sendo. Porém, isso não é verdade, pois a quantidade de luz colocada no cômodo tem a mesma voltagem, fazendo com que a luz branca aparente ser mais luminosa, mesmo não sendo.

Confira outras dicas no blog Meu Imóvel

Gostou das dicas sobre usar luz branca ou amarela? Então, não deixe de conferir outras publicações do blog Meu Imóvel! Aqui, você confere dicas para encontrar o lar ideal para você e sua família!

Se você está à procura de um apartamento para chamar de seu, não deixe de conferir as outras opções disponíveis no catálogo do Meu Imóvel. Com certeza uma delas atenderá perfeitamente às suas necessidades.