Está assustado com o valor da conta de energia e não sabe como controlar o uso? Não se preocupe, pois há dicas básicas para quem deseja economizar energia sem precisar abdicar do próprio bem-estar.

A busca por economia não só está atrelada aos altos preços, mas também à preservação do meio ambiente. Quer aprender como economizar energia e ter um dinheiro a mais no fim do mês enquanto preserva a natureza? Continue lendo. Preparamos sete dicas incríveis para ajudar nessa tarefa.

1. Troque suas lâmpadas e desligue-as quando não estiver utilizando

As LED são duas vezes mais econômicas do que as lâmpadas eletrônicas, além de iluminarem até seis vezes mais o ambiente. Por isso, invista em energia de qualidade e só utilize esse tipo de luz.

Mesmo que a LED seja mais barata, reduzir ainda mais o gasto de energia vai lhe garantir um bom dinheiro e uma grande economia. Então, aproveite para ligar as luzes só no cômodo em que está e, ao sair, apague-as. Afinal, não há necessidade de deixar tudo aceso.

2. Invista em iluminação natural

economizar energia

Nada mais elegante e charmoso na decoração de uma casa do que a iluminação natural. Portanto, se você é ligado em design de interiores e também gostaria de saber o que pode ser feito para economizar energia, essa é uma ótima dica.

Assim, durante o dia, você não precisará acender as luzes de sua casa e terá a sensação de dia claro e bonito que só a natureza proporciona. Outro benefício da iluminação natural é que ela clareia todo o ambiente, então, você poderá ficar o dia todo sem acender as luzes e ainda usufruir de um ambiente claro e caloroso.

3. Reduza tempo no banho

Chuveiros são bastante conhecidos por gerar gastos altos na conta de luz. Nesse caso, a melhor opção é reduzir o tempo no banho. Outra boa sugestão é deixar para tomar banho depois das 21h e antes das 18h. 

Isso porque para quem tem dúvida sobre qual o melhor horário para economizar energia elétrica, nesse horário as pessoas utilizam mais e, automaticamente, geram mais gastos.

4. Ferro de passar e máquina de lavar também consomem muito

Assim como o chuveiro, o ferro de passar e a máquina de lavar consomem muito e favorecem o aumento da conta. Então, para economizar energia e reduzir conta de luz, também utilize esses objetos somente em horários alternativos.

Além disso, acumule o máximo de roupas para utilizar ambos, dado que não só há maior economia de energia, como também de água. Ou seja, você estará reduzindo custos e ajudando ainda mais o meio ambiente.

5. Temperatura da geladeira regulada

Não há necessidade de deixar a geladeira na temperatura mais fria no inverno. Por isso, a melhor opção é regular de acordo com a estação. Como gera muito gasto, ter maior controle da temperatura será bastante significativo.

6. Invista em decoração

Decorar um lar é pensar nos mínimos detalhes sobre o que você quer e precisa para ter um ambiente adequado e aconchegante. Por isso, decore pensando na iluminação, ou seja, paredes brancas trazem maior sensação de espaço e claridade.

Além de paredes claras, você pode instalar um espelho na parede. Este também dá a impressão de lugar iluminado e convidativo, dado que reflete a luz natural e amplia o ambiente.  

economizar energia

7. Estimule toda a família a fazer o mesmo

Não adianta muito aprender como economizar energia em casa sozinho, principalmente em famílias que consomem muito. Portanto, converse com todos eles, mostre o valor da conta e diga que está querendo economizar para investir em outras finalidades.

Se todo mundo participar, o resultado final será bastante satisfatório e você perceberá que em um ano o retorno por economizar energia foi enorme e agora você pode utilizar esse dinheiro para aproveitar mais tempo com eles!

Acompanhe outras dicas no blog do Meu Imóvel 

Gostou dessas dicas para economizar energia? No blog Meu Imóvel você aprende tudo sobre gastos, empreendimentos, decoração, e fica por dentro das melhores dicas para facilitar a sua vida. Confira!